8 ferramentas para gestão de projetos que você precisa conhecer

Felix Schultz
Felix Schultz
Mulher usando ferramenta de gestão de projetos

A utilização de ferramentas para gestão de projetos, com certeza, transforma a concepção, delineamento e execução das tarefas em algo muito mais simples e organizado.

Existem diversos aplicativos que podem ajudar você a cuidar da sua equipe, das tarefas e dos prazos sem que seja necessário investir muito dinheiro para ter ótimos resultados.

Reunimos neste blog post as melhores ferramentas para gestão de projetos existentes no mercado. Abaixo, vamos citar cada uma delas e suas respectivas funcionalidades. Confira!

1. Trello

O Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos mais populares hoje em dia. Ele conta com uma ótima versão gratuita. Seu funcionamento é por meio de quadros, checklists e cartões que simbolizam as atividades. Nele, você consegue organizar as tarefas da equipe de acordo com suas necessidades e critérios.

Trata-se de um software bem simples de ser usado. É possível criar quadros para diversos projetos diferentes e incluir imagens, arquivos, realizar comentários e até mesmo marcar e atribuir usuários específicos para cada incumbência e informar suas datas de entrega.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer a gestão e a administração das atividades de todo o time. Assim, seu projeto estará mais seguro, pois ninguém esquecerá os seus prazos, responsabilidades ou quaisquer detalhes pertinentes à iniciativa que está sendo desenvolvida.

O acompanhamento das atividades na plataforma do Trello é bastante visual e intuitivo, pois ele é baseado na metodologia kanban.

2. Asana

Se você está em busca de um aplicativo que não seja difícil de usar, vale a pena conhecer o Asana.  Esse programa é um excelente gerenciador de tarefas, que também pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão de projetos. Em resumo, o Asana ajuda você a criar e compartilhar listas de tarefas com os membros da sua equipe.

O software é fácil de ser operado e, ao mesmo tempo, muito funcional devido ao número de integrações que ele permite. Até 15 colaboradores da mesma equipe podem usar o Asana sem pagar nada por isso. Caso seu time seja maior, você pode escolher planos que variam entre US$50 e U$800 mensais.

3. Jira

Além de possibilitar gerir vários projetos e dividi-los por setores da empresa, o Jira permite que você opte por metodologias ágeis, como o SCRUM e o Kanban para cada caso.

Esse software de gestão cloud é considerado uma alternativa bem completa dentro da sua faixa de preço. Ele também proporciona planejamentos ajustáveis, bem como a medição do tempo de execução de cada atividade, a integração com Git, diversos formatos de boards, geração de relatórios, planejamento de portfólio e integração com plugins.

Por isso, essa é uma ferramenta que integra quase todas as áreas do conhecimento para que você gerencie seus projetos. Só tenha cuidado com a parte de configuração desse sistema, pois existem várias alternativas. Por isso, caso você queira dar uma chance para o Jira, aconselhamos que você o estude bem por alguns dias para conseguir fazer o setup de acordo com suas necessidades.

4. Basecamp

O Basecamp tem a vantagem de concentrar em um só lugar diversas funcionalidades essenciais, como notas, eventos, criação de listas e outros elementos.

Uma funcionalidade muito útil desse software é a criação de uma espécie de linha do tempo para cada projeto. Dessa forma, fica muito mais fácil para você acompanhar como está o andamento das tarefas e o histórico de cada membro da equipe.

Além disso, essa funcionalidade também indica quais tarefas ainda precisam ser realizadas, deixando muito mais simples a organização dos seus projetos, a delegação de tarefas, o acompanhamento de prazos e o monitoramento dos resultados. O período gratuito para usar o Basecamp dura 60 dias.

5. Podio

O Podio é uma boa ferramenta para equipes de médio ou grande porte, que estejam trabalhando em um projeto específico. Esse aplicativo tem funcionalidades adicionais, como sistema social intranet e CRM.

Ele dá a opção de 4 planos diferentes, sendo que um deles é gratuito. Porém, o plano em que você não precisa pagar nada para usar conta com um número limitado de membros da equipe que podem ser incluídos em um mesmo projeto.

6. Microsoft Project

Esse é um software desenvolvido pela Microsoft. Ele é considerado um dos mais completos, mas também mais complexos, sistemas de gestão de projetos disponíveis no mercado.

Sua interface parece muito com a do Excel. A finalidade do Project é auxiliar os gestores de projetos no desenvolvimento dos planejamentos, contando com funcionalidades que possibilitam a atribuição de recursos às tarefas, o acompanhamento do progresso das atividades delegadas, a gestão dos orçamentos e até a avaliação das cargas de trabalho.

7. Artia

A interface do Artia é totalmente online. Essa ferramenta permite a gestão de projetos por meio de medidores de desempenho e da administração do tempo dos colaboradores na execução de cada atividade.

O software também gera relatórios e gráficos, além de possibilitar a gestão de documentos. O Artia se baseia na técnica Pomodoro para indicar as fases de foco e descanso da equipe dentro de um curto período de tempo.

8. BPM

Se você precisa de uma ferramenta que garanta mais controle sobre todas as atividades do seu negócio, o BPM (Business Process Management, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio), da Bom Controle, é o software ideal para a sua empresa. Por meio desse sistema, você e sua equipe conseguirão criar e ajustar todos os processos do seu projeto de uma maneira totalmente automatizada.

O BPM é uma das ferramentas de gestão de projetos mais intuitivas e colaborativas que existem no mercado, facilitando muito a organização do seu negócio. Isso porque você vai encontrar tudo em um só lugar, o que permite a centralização de todos os seus processos. Dessa forma, seus colaboradores terão controle em tempo real das atividades em andamento, simplificando a comunicação e aumentando a produtividade da sua equipe.

A criação de processos no BPM é muito simples, os formulários são dinâmicos e a geração de relatórios é personalizada de acordo com as suas necessidades específicas.

Neste post, você conheceu os melhores sistemas para usar a tecnologia ao seu favor e gerenciar seus projetos de forma eficiente, aumentando a produtividade do seu time e diminuindo riscos de falhas na execução de tarefas.

Para entender melhor como funciona o BPM, uma das ferramentas para gestão de projetos mais completas do mercado, faça um teste totalmente grátis!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.