Como fazer a implementação de CRM com sucesso na empresa?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um software que tem por objetivo auxiliar a empresa na prospecção e fidelização de clientes lucrativos, por meio de um bom relacionamento com eles.

O sistema é capaz de auxiliar a sua equipe a prever as necessidades dos futuros e atuais clientes, de modo que elas sejam supridas. Além disso, é possível visualizar facilmente todas as informações do seu consumidor, como reuniões, conversas, oportunidades (abertas ou perdidas), dados para contato, tarefas e os compromissos que foram agendados.

Para ter acesso a tudo isso, contudo, é preciso fazer uma implementação de CRM adequada ao contexto da sua empresa. Então, quer saber como fazer isso? Continue lendo o nosso post!

Saiba escolher um CRM adequado

A primeira coisa a fazer na hora de implementar o CRM no seu negócio é tirar tempo para conhecer as suas necessidades específicas. É preciso ter bem claro quais são os objetivos da companhia para encontrar um software que seja capaz de auxiliá-la exatamente nisso. Nesse sentido, considere:

  • o porte da empresa;
  • a quantidade de funcionários ativos no negócio;
  • como é o ciclo de vendas;
  • as vantagens que você espera com essa implementação de CRM;

Então, com isso em mente, pesquise o mercado e conheça o que cada sistema disponível tem a oferecer à sua empresa. Leve em consideração, por exemplo:

  • as informações que podem ser integradas em um único sistema;
  • o funcionamento do armazenamento de dados dos clientes;
  • a possibilidade de ter estatísticas e relatórios detalhados em poucos minutos;
  • a automatização de tarefas repetitivas e, consequentemente, o aumento da agilidade e produtividade da sua equipe no dia a dia;
  • a simplicidade na execução das tarefas.

Entenda o processo de onboarding (migração)

Depois de selecionar o sistema adequado ao perfil do seu empreendimento, você deve considerar como ocorre o processo onboarding na implementação de CRM. Levado ao pé da letra, esse termo significa “embarcando” — expressão bem aplicada no momento em que os dados da sua empresa passam a “embarcar”, ou seja, migrar para dentro do seu sistema.

Essa etapa faz parte dos primeiros passos da implementação de CRM, durando um período de, aproximadamente, 30 dias.

Invista em treinamentos e conheça as principais funcionalidades do software

Algo essencial para esse processo de implementação de CRM é aprender a usar todos os recursos disponíveis, e da forma correta. Por isso, lembre-se de tirar tempo para conhecer essas funcionalidades no momento em que for implementá-lo. Quanto antes você e a sua equipe tomarem essa atitude, mais cedo conseguirão usar o software de maneira apropriada e colher os seus benefícios.

No começo, pode ser que a sua equipe fique confusa ao desempenhar suas atividades — afinal, esse é um momento de mudança e adaptação. Mas, à medida que for usando o software, o seu pessoal perceberá que tem muito mais facilidade para executar as tarefas.

Vale a pena lembrar que um funcionário sem capacitação não consegue ter um bom desempenho dentro da corporação. Por isso, também é fundamental investir no treinamento para o uso do sistema que foi implementado na sua empresa.

Quando receber uma ligação de um cliente, por exemplo, o atendente já verá no sistema qual é o histórico desse consumidor, evitando que ele fique repetindo as mesmas coisas toda vez que precisar falar com outra pessoa. A partir do momento em que essas funcionalidades forem bem usadas pelo seu pessoal, diversas tarefas serão automatizadas, e eles poderão executar os procedimentos de forma muito mais rápida e precisa, aumentando a produtividade geral da empresa.

Inclusive, o processo de onboarding — de que falamos anteriormente — pode ser para que a equipe de suporte faça um treinamento adequado aos colaborares, de modo que o software seja usado corretamente e atenda, de fato, as necessidades do seu negócio desde o começo.

Caso ainda fiquem muitas dúvidas no dia a dia, deve ser avaliado se há, ou não, a necessidade de fazer novos treinamentos.

Use sempre os canais de suporte

Lembre-se de que implementar um CRM não significa que você e a sua equipe saberão, automaticamente, usar todos os recursos disponíveis. Por mais didático que seja um software, é comum surgirem dúvidas sobre como executar certas tarefas ou lidar com casos específicos.

Então, para resolver essa questão, procure sempre os canais de suporte que a empresa contratada oferecer a você. É por meio deles que a sua equipe vai conseguir um atendimento de excelência, capacitado para responder as suas dúvidas ou resolver qualquer problema que possa surgir.

Aproveite o recurso de exportações

Até agora, vimos que na fase de implementação de um CRM é necessário migrar as informações que se tem para dentro do sistema. Mas o que fazer quando você precisar usar relatórios e planilhas?

Existe uma função nesse tipo de software que permite a você exportar os dados que são necessários no seu dia a dia. Em outras palavras, você vai conseguir ter os relatórios e as planilhas gerados pelo CRM no Excel ou em outro editor de sua preferência, e trabalhá-los da maneira que for mais útil para o seu empreendimento.

Use essa função de exportação do seu software para ter mais proximidade com o seu comprador, dar feedbacks aos seus clientes, mostrar para os seus colaboradores como vai o relacionamento deles com o consumidor, elogiar a conquista dos resultados positivos e apontar os campos que precisam de melhorias.

Um fácil acesso a esse tipo de informação ajudará você a gerenciar de maneira adequada o relacionamento da sua empresa com o cliente, além de corrigir os erros o mais rápido possível.

Enfim, como vimos, garantir a implementação de CRM com sucesso na sua empresa é um dos principais meios de conseguir desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente. Dessa forma, você vai conseguir atrair e fidelizar mais consumidores para o seu negócio — e, consequentemente, estará bem mais próximo de alcançar os resultados que almeja!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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