Software de gestão com treinamento para uso: por que é importante?

Quem trabalha em empresas de prestação de serviços sabe que o domínio das ferramentas que possui faz uma grande diferença ao executar as atividades diárias. Por isso, na hora de procurar ferramentas que melhorem o gerenciamento da sua empresa é preciso prestar bastante atenção no que a contratação desse produto pode oferecer a você.

É importante procurar um software de gestão com treinamento para uso. Assim, você não terá dificuldades em melhorar a visibilidade dos seus resultados, verificar as funções analíticas do negócio e aumentar a eficiência em todos os aspectos do empreendimento.

Quer conhecer ainda mais motivos para investir em software de gestão com treinamento para uso e entender quais são as formas de treinamento disponíveis? Continue lendo o nosso post, você não vai se arrepender!

Entenda os benefícios de investir no software de gestão com treinamento para uso

Existem dois motivos principais para investir em um software que vem acompanhado por um treinamento para uso: a rapidez na implementação do recurso no contexto empresarial e maior facilidade para aprender a fazer o melhor uso possível de todas as funcionalidades disponíveis.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre cada um desses motivos. Acompanhe!

Agilidade e rapidez na implementação

Ter agilidade e rapidez na implementação de um software de gestão é muito importante para quem está fazendo esse investimento. Quanto antes a empresa e os funcionários souberem usar as funcionalidades disponíveis, mais cedo será possível colher os benefícios do investimento.

Por isso, é preciso contar com um pessoal que saiba o que está fazendo e não fique perdendo tempo demais procurando as informações que precisa. Nesse aspecto, o software que já vem acompanhado do treinamento para uso é extremamente benéfico e eficaz.

Maior conhecimento das funcionalidades oferecidas

A ausência de treinamento voltado para o domínio do software que foi contratado pode fazer com que seus colaboradores façam uso da ferramenta pela metade por não conhecerem todas as funcionalidades disponíveis.

Investir em um software de gestão com treinamento para uso vai ajudar toda a sua equipe a ser mais produtiva e se adaptar melhor a nova ferramenta, além de agilizar todas as tarefas realizadas por meio do software.

Conheça 4 formas de treinamento disponíveis no mercado

Até agora, foram mostrados os motivos para investir em um software de gestão com treinamento para uso. Porém, para ter sucesso nos resultados que de procura obter, é preciso conhecer também as opções de treinamento disponíveis. 

Para te ajudar a definir qual produto contratar, vamos falar sobre as quatro principais formas de treinamento. Quer saber quais são? Confira!

1. Presencial

O treinamento presencial é aquele onde você e o seu fornecedor estarão frente a frente. É a forma mais próxima de interação que se pode ter, mas, como nem tudo é perfeito, esse tipo de treinamento costuma ter um custo alto tanto para o especialista no software contratado como para a empresa que contratou esse serviço.

Isso acontece porque deslocamentos são necessários, já que alguns treinamentos serão oferecidos na sede do fornecedor, cabendo à empresa que contratou o serviço mandar os principais responsáveis pelo uso do software ao local, o que gera custos com a ida e a volta, além do investimento de tempo (das horas dedicadas pelos profissionais).

Além disso, como normalmente não há nenhum arquivo disponível com as informações apresentadas, caso alguma delas seja perdida é mais difícil acessá-la no futuro.

2. Conferência com compartilhamento de tela

Treinamentos desse tipo tem um custo menor quando comparados com o treinamento presencial. Afinal, não há custos com o deslocamento do pessoal. Outro benefício é que você pode tirar as suas dúvidas imediatamente e, como no modelo anterior, consegue ao mesmo tempo em que tem menos gastos, ter maior proximidade com o seu fornecedor.

As empresas que oferecem software de gestão com treinamento para uso nesse molde, costumam fazê-lo de forma gradativa. Assim, o aprendiz tem a oportunidade de usar o produto e sempre que surgirem novas dúvidas, entrar em contato com o especialista no assunto.

Porém, assim como no caso anterior, se alguma informação for perdida ou mal compreendida é mais difícil buscá-la, afinal, não há nenhum arquivo com os dados apresentados, apenas as suas anotações.

3. Vídeos explicativos 

Empresas que fazem a gravação de vídeos explicativos vêm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Assim, ao contratar o software de gestão, é possível assistir esses vídeos e aprender a usar as ferramentas disponíveis da melhor forma possível.

Além disso, sempre que surgir alguma dúvida é possível acessar rapidamente esse material de apoio disponível e ir seguindo os passos listados nele. Outra vantagem dessa forma de treinamento é que não existe data e horário pré-determinados para aprender a mexer no software. 

Esse aprendizado acontece de forma assíncrona, ou seja, a sua agenda e a do seu fornecedor não precisam estar sincronizadas, tudo depende exclusivamente da sua disponibilidade.

4. Simulação

A simulação de software faz com que a sua empresa consiga mexer na ferramenta que contratou de forma controlada, onde o especialista pode levantar um relatório do que foi aprendido e ainda verificar como está o desempenho do seu pessoal.

Nesse tipo de treinamento é possível evitar falhas por falta de orientação e garantir que as pessoas treinadas aprendam estando engajadas com o ensino oferecido.

É importante lembrar que cada uma das formas de treinamento citadas anteriormente tem as suas particularidades, benefícios e desafios. Portanto, é preciso escolher o software de uma empresa que ofereça o método de aprendizagem mais bem adaptado à sua realidade e que o ajude a alcançar os resultados esperados da melhor forma possível.

Saiba optar por softwares diferenciados

Como você já viu, investir em um software de gestão com treinamento para uso é uma excelente forma de aumentar a sua competitividade no mercado e garantir o bom uso da ferramenta. Mas, existem ainda alguns diferencias em que você precisa estar atento na hora de fazer a contratação. São eles:

  • capacidade de automatização em cada módulo;
  • possibilidade de piloto automático, onde a maior parte dos processos do departamento financeiro são automatizadas;
  • ter um design fácil de lidar, possibilitando que seja usado corretamente de forma intuitiva;
  • facilidade em integrar todos os serviços;
  • possibilidade de fazer o gerenciamento de multi empresas, ou seja, contar com um software em que pode ser feita a gestão de mais de um empreendimento no mesmo produto.

Fica claro, portanto, que investir em software de gestão com treinamento para uso é uma excelente forma de ter agilidade e rapidez na hora de implementar o sistema, além de agregar de forma mais dinâmica o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas, para que seja possível utilizar o software com verdadeira eficácia.

Gostou de saber por que é importante investir em um software de gestão com treinamento para uso? Quer ter mais informações sobre o assunto? Então, acesse o nosso site!

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *