Em um cenário de ampla competitividade, encontrar formas de destacar o seu negócio pode ser um tanto complexo. Otimizar a gestão do relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso e uma das possibilidades é usar o CRM para WhatsApp.
A ideia é simples: integrar o software específico para a gestão do relacionamento com o cliente com o app de mensagens instantâneas. Isso porque boa parte do atendimento é realizado por esse meio de comunicação.
Portanto, gerenciar esses contatos feitos via WhatsApp Business permite obter informações e insights relevantes, que vão levar sua empresa a outro patamar.
Quer entender melhor como funciona o CRM no relacionamento com o cliente junto ao WhatsApp? Continue a leitura!
Qual a importância da gestão de relacionamento com o cliente para as empresas?
A importância da gestão de relacionamento com o cliente para as empresas é facilitar a jornada de compra do cliente, fazendo com que ele tome a decisão mais rápido.
Ao mesmo tempo, os prospects têm uma experiência melhor. Com isso, têm suas expectativas atendidas, conseguem se satisfazer durante o processo e sua chance de fidelização aumenta.
Devido a essa importância, várias ferramentas foram criadas para simplificar a rotina e tornar as ações mais estratégicas.
A principal é o Customer Relationship Management (CRM), que traz dados relevantes sobre o negócio e facilita a tomada de decisões.
Quando integrado ao WhatsApp Business, ele tem uma utilidade ainda maior. Isso porque gera mais dados, permitindo conhecer melhor o prospect e adotar a abordagem certa.
O resultado é ter estratégias para o atendimento ao cliente que estão adequadas à demanda daquele potencial comprador. Assim, há uma personalização maior.
Qual a relevância de integrar o WhatsApp ao CRM?
A relevância de integrar o WhatsApp ao CRM é percebida nos seguintes pontos:
- facilitar a captação de leads;
- organizar o cadastro dos clientes;
- trazer trazer ao envio de propostas;
- melhorar o suporte e o atendimento ao cliente;
- fomentar a integração entre as redes sociais;
- aumentar as vendas;
- escalar o atendimento.
O CRM é uma ferramenta específica para a gestão do relacionamento com o cliente, enquanto o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pelos consumidores.
Além disso, o WhatsApp Business é muito usado por empresas para entrar em contato com seus clientes. Algumas estatísticas do relatório Mensageria no Brasil, da Opinion Box, explicam isso:
- 99% dos usuários de smartphones têm o WhatsApp instalado;
- 78% usam esse meio de comunicação para conversar com as marcas;
- 79% tiram dúvidas ou solicitam informações por essa ferramenta de comunicação;
- 69% utilizam para receber suporte técnico;
- 55% usam para receber promoções;
- 53% compram produtos e serviços;
- o WhatsApp Business consegue gerar 27% mais vendas e ter uma taxa de conversão de 20%;
- o app aumentou a velocidade de atendimento ao cliente em 225%.
Portanto, essa é uma forma eficiente de trabalhar o engajamento de clientes. Como consequência, há mais chance de retenção e fidelização.
Quais os benefícios de ter um CRM para WhatsApp?
Centralização das interações do cliente em um sistema único
Ao utilizar o CRM para WhatsApp, você tem acesso a uma plataforma centralizada. Por meio dela, consegue gerenciar contatos, leads e outras informações da conta. Isso permite entender o contexto do cliente antes de uma reunião ou chamada.
Por existir essa centralização de informações, você tem uma visão clara do negócio e das oportunidades geradas em cada etapa do funil de vendas.
Dessa forma, a abordagem é mais precisa, as chances de fechar negócio aumentam e você consegue enviar uma proposta personalizada e mais adequada.
Acesso rápido ao histórico de conversas
O CRM integrado ao WhatsApp faz com que todas as conversas registradas sejam enviadas de forma automática para o sistema. Assim, a base de informações permanece atualizada e os relatórios se tornam mais consistentes.
No entanto, isso exige que todos os dados sejam cadastrados corretamente. De toda forma, é uma boa oportunidade de personalizar o atendimento e atender às necessidades com precisão.
Visão completa do relacionamento com o cliente
Como todas as interações são registradas, o CRM para WhatsApp mantém os dados e os insights úteis para as equipes de suporte e vendas, garantindo uma visão holística e oportunidades de personalizar o atendimento.
Além disso, fica mais fácil implementar a automação unida à personalização. Com isso, é possível enviar mensagens com rapidez e de modo humanizado.
Otimização da experiência do cliente
Com todas essas informações e insights, sua empresa atua de maneira direcionada. Como consequência, a experiência é melhorada, levando à retenção de clientes e fidelização.
Como a integração de CRM e WhatsApp aumenta a eficiência operacional?
A integração de CRM e WhatsApp Business aumenta a eficiência operacional por disponibilizar os dados em uma única plataforma.
Assim, sempre que você precisar de informações, fica fácil encontrá-las. Isso traz mais dinamismo às operações e permite que as negociações ocorram de modo mais enxuto, além de aumentar a taxa de conversão.
Ou seja, você consegue obter informações para enviar uma proposta personalizada, enviada com rapidez. Outros benefícios são:
- captura de leads com facilidade;
- cadastro dos clientes mais organizados, favorecendo a estruturação e a padronização;
- melhoria do suporte e do atendimento aos clientes.
Além disso, é possível tomar decisões estratégicas com base em dados de relatórios gerados que permitem:
- analisar as interações dos clientes;
- métricas de desempenho;
- retorno sobre o investimento (ROI).
Conheça o CRM BomControle e veja como melhorar seus resultados
O CRM BomControle automatiza os processos da sua empresa e os integra com o WhatsApp Business para facilitar o contato com os clientes e a abordagem adotada.
Além disso, os demais departamentos têm acesso aos dados devido ao ERP, que centraliza todas as informações.
Dessa forma, o CRM para WhatsApp BomControle permite criar o seu próprio funil de vendas, otimizando a gestão de oportunidades e propostas, além de criar cadências personalizadas, a fim de acompanhar as vendas e a negociação.
Outras funcionalidades são:
- automação do pagamento de comissão ao time de vendas, repassando os valores a mais de um profissional e em valores fixos, diferenciados por produto ou serviço, ou percentuais;
- inclusão de produtos e serviços na mesma proposta;
- oferta de planos de assinatura com cobrança recorrente automática;
- campos personalizados para registrar informações específicas;
- cadastro de combos para trazer rapidez ao envio de propostas;
- APIs para conexão com outras ferramentas utilizadas no seu negócio;
- assinatura digital de documentos;
- controle de metas;
- integração com RD Station;
- migração PipeDrive;
- quadro Kanban para aumentar a produtividade da equipe;
- controle de tarefas e agendamentos;
- monitoramento da comunicação e dos e-mails.
Assim, o seu processo de gestão do relacionamento com o cliente é otimizado com a ajuda de um CRM para WhatsApp que tem o propósito de facilitar as negociações.
Portanto, que tal saber mais sobre o sistema? Acesse a página do CRM BomControle e veja como as vendas da sua empresa podem decolar!