CRM para WhatsApp: entenda a otimização da gestão do relacionamento com o cliente

Em um cenário de ampla competitividade, encontrar formas de destacar o seu negócio pode ser um tanto complexo. Otimizar a gestão do relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso e uma das possibilidades é usar o CRM para WhatsApp.

A ideia é simples: integrar o software específico para a gestão do relacionamento com o cliente com o app de mensagens instantâneas. Isso porque boa parte do atendimento é realizado por esse meio de comunicação.

Portanto, gerenciar esses contatos feitos via WhatsApp Business permite obter informações e insights relevantes, que vão levar sua empresa a outro patamar.

Quer entender melhor como funciona o CRM no relacionamento com o cliente junto ao WhatsApp? Continue a leitura!

Qual a importância da gestão de relacionamento com o cliente para as empresas?

A importância da gestão de relacionamento com o cliente para as empresas é facilitar a jornada de compra do cliente, fazendo com que ele tome a decisão mais rápido.

Ao mesmo tempo, os prospects têm uma experiência melhor. Com isso, têm suas expectativas atendidas, conseguem se satisfazer durante o processo e sua chance de fidelização aumenta.

Devido a essa importância, várias ferramentas foram criadas para simplificar a rotina e tornar as ações mais estratégicas.

A principal é o Customer Relationship Management (CRM), que traz dados relevantes sobre o negócio e facilita a tomada de decisões.

Quando integrado ao WhatsApp Business, ele tem uma utilidade ainda maior. Isso porque gera mais dados, permitindo conhecer melhor o prospect e adotar a abordagem certa.

O resultado é ter estratégias para o atendimento ao cliente que estão adequadas à demanda daquele potencial comprador. Assim, há uma personalização maior.

Qual a relevância de integrar o WhatsApp ao CRM?

A relevância de integrar o WhatsApp ao CRM é percebida nos seguintes pontos:

  • facilitar a captação de leads;
  • organizar o cadastro dos clientes;
  • trazer trazer ao envio de propostas;
  • melhorar o suporte e o atendimento ao cliente;
  • fomentar a integração entre as redes sociais;
  • aumentar as vendas;
  • escalar o atendimento.

O CRM é uma ferramenta específica para a gestão do relacionamento com o cliente, enquanto o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pelos consumidores.

Além disso, o WhatsApp Business é muito usado por empresas para entrar em contato com seus clientes. Algumas estatísticas do relatório Mensageria no Brasil, da Opinion Box, explicam isso:

  • 99% dos usuários de smartphones têm o WhatsApp instalado;
  • 78% usam esse meio de comunicação para conversar com as marcas;
  • 79% tiram dúvidas ou solicitam informações por essa ferramenta de comunicação;
  • 69% utilizam para receber suporte técnico;
  • 55% usam para receber promoções;
  • 53% compram produtos e serviços;
  • o WhatsApp Business consegue gerar 27% mais vendas e ter uma taxa de conversão de 20%;
  • o app aumentou a velocidade de atendimento ao cliente em 225%.

Portanto, essa é uma forma eficiente de trabalhar o engajamento de clientes. Como consequência, há mais chance de retenção e fidelização.

Quais os benefícios de ter um CRM para WhatsApp?

Centralização das interações do cliente em um sistema único

Ao utilizar o CRM para WhatsApp, você tem acesso a uma plataforma centralizada. Por meio dela, consegue gerenciar contatos, leads e outras informações da conta. Isso permite entender o contexto do cliente antes de uma reunião ou chamada.

Por existir essa centralização de informações, você tem uma visão clara do negócio e das oportunidades geradas em cada etapa do funil de vendas.

Dessa forma, a abordagem é mais precisa, as chances de fechar negócio aumentam e você consegue enviar uma proposta personalizada e mais adequada.

Acesso rápido ao histórico de conversas

O CRM integrado ao WhatsApp faz com que todas as conversas registradas sejam enviadas de forma automática para o sistema. Assim, a base de informações permanece atualizada e os relatórios se tornam mais consistentes.

No entanto, isso exige que todos os dados sejam cadastrados corretamente. De toda forma, é uma boa oportunidade de personalizar o atendimento e atender às necessidades com precisão.

Visão completa do relacionamento com o cliente

Como todas as interações são registradas, o CRM para WhatsApp mantém os dados e os insights úteis para as equipes de suporte e vendas, garantindo uma visão holística e oportunidades de personalizar o atendimento.

Além disso, fica mais fácil implementar a automação unida à personalização. Com isso, é possível enviar mensagens com rapidez e de modo humanizado.

Otimização da experiência do cliente

Com todas essas informações e insights, sua empresa atua de maneira direcionada. Como consequência, a experiência é melhorada, levando à retenção de clientes e fidelização.

Como a integração de CRM e WhatsApp aumenta a eficiência operacional?

A integração de CRM e WhatsApp Business aumenta a eficiência operacional por disponibilizar os dados em uma única plataforma.

Assim, sempre que você precisar de informações, fica fácil encontrá-las. Isso traz mais dinamismo às operações e permite que as negociações ocorram de modo mais enxuto, além de aumentar a taxa de conversão.

Ou seja, você consegue obter informações para enviar uma proposta personalizada, enviada com rapidez. Outros benefícios são:

  • captura de leads com facilidade;
  • cadastro dos clientes mais organizados, favorecendo a estruturação e a padronização;
  • melhoria do suporte e do atendimento aos clientes.

Além disso, é possível tomar decisões estratégicas com base em dados de relatórios gerados que permitem:

  • analisar as interações dos clientes;
  • métricas de desempenho;
  • retorno sobre o investimento (ROI).

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O CRM BomControle automatiza os processos da sua empresa e os integra com o WhatsApp Business para facilitar o contato com os clientes e a abordagem adotada.

Além disso, os demais departamentos têm acesso aos dados devido ao ERP, que centraliza todas as informações.

Dessa forma, o CRM para WhatsApp BomControle permite criar o seu próprio funil de vendas, otimizando a gestão de oportunidades e propostas, além de criar cadências personalizadas, a fim de acompanhar as vendas e a negociação.

Outras funcionalidades são:

  • automação do pagamento de comissão ao time de vendas, repassando os valores a mais de um profissional e em valores fixos, diferenciados por produto ou serviço, ou percentuais;
  • inclusão de produtos e serviços na mesma proposta;
  • oferta de planos de assinatura com cobrança recorrente automática;
  • campos personalizados para registrar informações específicas;
  • cadastro de combos para trazer rapidez ao envio de propostas;
  • APIs para conexão com outras ferramentas utilizadas no seu negócio;
  • assinatura digital de documentos;
  • controle de metas;
  • integração com RD Station;
  • migração PipeDrive;
  • quadro Kanban para aumentar a produtividade da equipe;
  • controle de tarefas e agendamentos;
  • monitoramento da comunicação e dos e-mails.

Assim, o seu processo de gestão do relacionamento com o cliente é otimizado com a ajuda de um CRM para WhatsApp que tem o propósito de facilitar as negociações.

Portanto, que tal saber mais sobre o sistema? Acesse a página do CRM BomControle e veja como as vendas da sua empresa podem decolar!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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    Felix Schultz
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