BPO financeiro para MEI: tudo o que você precisa saber

Felix Schultz
Felix Schultz
BPO financeiro para MEI: tudo o que você precisa saber

O cenário atual exige uma especialização cada vez maior dos negócios. Dessa forma, é fundamental que os empreendedores invistam em soluções que permitam  a dedicação integral à atividade principal da empresa. Um desses casos é o BPO financeiro para MEI, que será discutido neste artigo.

Muitos empresários que possuem negócios pequenos ou ainda estão iniciando suas atividades acreditam que conseguem executar as demandas financeiras durante a noite ou aos finais de semana, por exemplo. 

Afinal, muitos donos de micro e pequenas empresas não têm uma pessoa específica para o setor financeiro. Isso ocorre porque o negócio ainda não comporta ou porque acredita que a terceirização tem um custo elevado. 

No entanto, é fundamental dar atenção especializada às demandas financeiras, administrativas e contábeis da organização. Afinal, elas estão diretamente relacionadas às análises que permitem a tomada de decisão estratégica mais assertiva para levar o negócio ao sucesso.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo especial para explicar como funciona o BPO Financeiro para MEI, suas características e como ele pode ajudar a empresa a crescer.

Continue lendo e saiba tudo sobre o tema! 

O QUE É BPO FINANCEIRO? 

BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing que, em português, significa Terceirização de Processos de Negócios. Sendo assim, consiste na terceirização da gestão das finanças da empresa para um escritório de contabilidade ou profissional autônomo especializado. 

Assim, o BPO financeiro fica responsável por parte ou toda a gestão financeira de uma instituição, integrando essa estratégia com as rotinas contábeis e obrigações tributárias da organização. Dessa forma, é possível ter um olhar estratégico, garantindo a tomada de decisões de forma mais segura e assertiva.

Descubra as diferenças entre BPO Financeiro e contabilidade em nosso conteúdo completo!

CENÁRIO DO BPO FINANCEIRO PARA MEI 

No contexto atual, o BPO financeiro para MEI é uma excelente solução para garantir um processo seguro e de qualidade, com foco na atividade principal do negócio.

No entanto, a terceirização da gestão financeira das empresas ainda é um obstáculo para muitos empresários. Afinal, de acordo com uma pesquisa da empresa de gestão digital para pequenos negócios Vhsys, mais de 75% dos pequenos empreendedores brasileiros são responsáveis por fazer a gestão financeira do negócio.

Isso significa que as ferramentas de BPO financeiro ainda não fazem parte da rotina de grande parte das micro e pequenas empresas. Prova disso é que apenas pouco mais de 10% dos negócios já contrataram um serviço de terceirização de processos financeiros.

Essa pesquisa revelou que o BPO financeiro ainda está distante da realidade de gestão dos pequenos negócios brasileiros. Afinal, 83,6% dos empreendedores revelaram não conhecer o termo ou suas funcionalidades. Já entre os que conheciam o termo e a usabilidade do BPO, os motivos principais para não contratar o serviço foram o controle próprio das finanças da empresa (75,5%) e a presença de um colaborador dedicado exclusivamente ao serviço (18,4%).

Por fim, a pesquisa também trouxe dados de empresas que utilizam o BPO financeiro no dia a dia. Entre elas, as principais vantagens de utilizar o serviço são: 

  • Redução de custos (36%);
  • Garantia da saúde financeira do negócio (24%);
  • Tomada de decisão estratégica (16%);
  • Gestão de documentos assertiva (8%);
  • Acesso às informações gerenciais (8%).

POR QUE CONTRATAR UM BPO FINANCEIRO?

Embora ainda seja uma estratégia utilizada primordialmente por grandes empresas, o BPO financeiro para MEI pode ser a estratégia ideal. Afinal, o contador ou empresa ficará responsável pela execução de tarefas importantes, como:

  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Geração de relatórios;
  • Conciliação bancária;
  • Orientação acerca da adoção de novas tecnologias;
  • Fluxo de caixa.

Dessa forma, a terceirização tira as rotinas financeiras, contábeis e administrativas da operação principal da empresa. Além disso, desenvolve um ambiente de expertise, capaz de realizar as atividades financeiras, como o controle financeiro MEI, com segurança, custo reduzido e alto valor percebido.

Isso porque, ao contratar uma empresa ou profissional de qualidade, o MEI ganha tempo para se dedicar integralmente ao seu negócio. Assim, é comum que a necessidade do BPO financeiro para MEI surja quando acontece algum problema financeiro que pode prejudicar o desenvolvimento da empresa, como deixar de pagar um imposto.

Normalmente, ao se deparar com essa situação, o empresário começa a analisar seus processos e identifica que a gestão financeira está ficando de lado devido às outras demandas. 

VANTAGENS DO BPO FINANCEIRO PARA MEI

Ao perceber que não tem informações suficientes para tomar decisões estratégicas, o empreendedor começa a buscar soluções para seu problema. No entanto, não basta utilizar planilhas. É fundamental ter um parceiro responsável pela gestão financeira para MEI que conte com um sistema tecnológico e integrado, que ofereça um software dedicado à gestão financeira.

É neste momento que muitos empresários percebem que o BPO financeiro pode ajudar a reduzir os custos, aumentar a produtividade e impedir os erros cometidos pela equipe.  

Diante disso, fica evidente que o BPO financeiro para MEI pode ser muito vantajoso tanto no início da empresa como ao longo do tempo. Afinal, o serviço possibilita a qualificação da gestão financeira e empresarial, atuando como um aliado do negócio. 

Como resultado, alguns aspectos importantes acerca dessa estratégia para os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas são: 

  1. Eficiência e produtividade: MEIs são de diversos ramos de atividade e, muitas vezes, não tem experiência em finanças. Portanto, ao contratar um serviço de BPO financeiro, é possível contar com profissionais com competência técnica nesta área, além de economizar o tempo investido em rotinas diárias e burocráticas.
  2. Adequação à legislação brasileira: além de ser extremamente complexa, ela muda constantemente. Portanto, ter um profissional capacitado e dedicado às alíquotas, exceções e regulamentações relacionadas ao dia a dia financeiro e contábil evita erros que podem custar muito caro.

Além destes aspectos, ao contratar um escritório ou profissional contábil especializado em BPO Financeiro as empresas têm:

  • Tecnologia apropriada e custo justo;
  • Suporte legal em questões financeiras, tributárias, administrativas e de pessoas;
  • Possibilidade de atuar 100% na atividade principal, recebendo informações gerenciais de qualidade para a tomada de decisões assertivas. 

Além dessas vantagens, temos um conteúdo completo sobre a importância do BPO Financeiro para Pequenas Empresas. Não deixe de conferir!

BPO financeiro para MEI

Qual melhor programa para BPO financeiro?

O mercado conta com muitas soluções de Business Process Outsourcing BPO financeiro. Portanto, é importante analisar as suas demandas e rotinas para definir qual plataforma pode atender o negócio de cada cliente de forma adequada, com valor justo e entrega completa e segura.

Além disso, na hora de oferecer o BPO financeiro para MEI é necessário ficar atento a alguns aspectos, como: 

  • Integração com a realidade financeira da empresa do cliente;
  • Elaboração de um contrato detalhado com as responsabilidades de cada um no processo;
  • Definição das atividades do BPO financeiro a serem executadas.

Entre essas plataformas, destaca-se o BomControle, um sistema ERP completo que reúne as melhores ferramentas para BPO financeiro. Assim, garante acesso a informações fundamentais para o crescimento das empresas.

Agora que você já sabe como funciona o BPO financeiro para MEI e quais as vantagens desse sistema para que empresas de todos os tamanhos alcancem o sucesso nas vendas e potencializem o crescimento de sua empresa, não perca mais tempo. 

Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes e ajudar o seu cliente a se desenvolver. 

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *