Certificado digital A3: o que é e como funciona

Felix Schultz
Felix Schultz
Certificado digital A3: o que é e como funciona

O certificado digital A3 nada mais é do que um registro digital. Ele funciona como uma assinatura digital que, quando gerada, permite autenticar documentos.

A questão é que não existe somente esse tipo de certificação eletrônica. As opções devem ser escolhidas de acordo com o contexto de cada negócio. Logo, o mais importante é conhecer cada uma delas e assim decidir qual é a mais indicada para a empresa.

Neste artigo, você descobrirá tudo sobre essa assinatura digital e em quais situações ela melhor se encaixa. Continue a leitura!

O que é o Certificado Digital A3

Em resumo, o certificado A3 é um registro digital. Ele leva para o ambiente virtual documentos até então disponíveis apenas no meio físico.

Assim, o documento funciona via suporte físico móvel, podendo ser acionado a partir de um token-USB ou de um cartão. Com ele é possível veicular dados e individualizar pessoas. Para tanto, é necessário contar com um par de chaves criptografadas. Dessa forma, ele é uma solução útil para pessoas físicas e jurídicas.

O A3 pode ser acionado quando o usuário conta com o software do certificado digital instalado no computador. Assim, basta plugar o dispositivo e trabalhar com o código PIN para ter acesso às informações.

O mais interessante é que esse sistema pode ser baixado e acessado em locais diferentes, o que facilita a ação do usuário, especialmente caso ele precise conferir as informações fora de seu local de trabalho.

Como o Certificado Digital A3 funciona e para que serve

Na prática, o Certificado Digital A3 foi criado para funcionar como um comprovante da identidade de uma pessoa. E o motivo é que ele permite um maior grau de segurança da informação. E isso é útil para diversos fins. Entre os principais deles podemos citar:

  • a assinatura digital de documentos;
  • a identificação para acessar sistemas;
  • a resposta a propostas;
  • o registro de uma informação oficial.

Com esse tipo de solução, os documentos digitais podem ir além de atuar como cópia de documentos físicos. Assim, é possível negociar, fechar contratos e exercer uma série de ações sempre com segurança e confiabilidade. E isso tudo sem precisar de papéis e assinaturas manuais.

Benefícios de contar com o Certificado Digital

É importante destacar a importância do Certificado Digital A3 em termos de mobilidade. Com ele, a identidade digital de uma pessoa pode ser carregada para qualquer local e usada para diferentes fins. Inclusive no exterior. Isso é interessante, pois confere ao usuário uma maior liberdade em relação ao trabalho com as informações.

Também em relação à validade, como ela é de 60 meses, isso representa uma boa vantagem. O motivo é que ela permite que o usuário não se preocupe em ter que anualmente fazer a renovação. Vale tanto para indivíduos quanto para empresas.

Para as organizações, em especial, as vantagens são maiores em relação à assinatura de documentos e contratos. Isso porque a assinatura digital tem o mesmo valor da assinatura tradicional. Não por acaso, essa é a solução que costuma envolver, inclusive, as operações feitas por órgãos do governo.

E justamente por contar com um hardware separado, o Certificado Digital A3 oferece segurança. Assim, o usuário pode contar com uma proteção a mais já que a geração não se dá no computador.

Como obter o Certificado Digital A3

No caso da empresa é preciso, primeiro, obter o certificado digital e-CNPJ. E isso é possível via Autoridade Certificadora Habilitada. Existe uma listagem oferecida pela Receita Federal para quem deseja fazer a solicitação.

Anteriormente a essa obtenção, o ideal é escolher o armazenamento ideal. No caso, as opções são o Certificado A1 e o A3. No geral, o A3 costuma ser mais indicado, já que ele pode ser transportado, enquanto o A1 é fixo.

É importante destacar que o sistema de certificação digital é descentralizado. Isso quer dizer que não existe um órgão de governo que se responsabilize por emitir as chaves e lidar com eventuais problemas. Por isso, a escolha por entidades autorizadas para fazer essa emissão precisa considerar também o suporte prestado aos usuários.

Entendeu agora o que é o Certificado Digital A3 e como ele pode ser útil para a sua empresa? Então siga a Bom Controle nas redes sociais para ter acesso a mais dicas. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *