Ciclo PDCA: o que é e como usá-lo para vender mais?

Peças de quebra-cabeça representando o ciclo PDCA

Descubra como o ciclo PDCA pode aprimorar os processos e solucionar os problemas de sua empresa

O ciclo PDCA é uma metodologia utilizada para o planejamento estratégico e a melhoria contínua dos processos de forma eficiente.

A qualidade dos produtos e serviços é um diferencial cada vez mais importante para os consumidores e as empresas. Por isso, é fundamental utilizar ferramentas e metodologias que auxiliem no desenvolvimento dos processos e do negócio, como o modelo PDCA.

Neste artigo explicamos o que é PDCA, quais as suas vantagens e como ele pode ser aplicado no seu negócio. Ficou interessado? Então continue a leitura.

O que é Ciclo PDCA?

PDCA é a sigla em inglês para “Plan, Do, Check, Act”, que em português significa “Planejar, Fazer, Checar, Agir”. Mais do que isso, é uma metodologia de gestão aplicada para a melhoria contínua de produtos, serviços ou processos.

Ela pode ser aplicada em diversos departamentos da empresa, tendo como objetivo:

  • implementar mudanças;
  • redefinir um processo de trabalho repetitivo;
  • desenvolver um novo projeto;
  • priorizar a solução de problemas.

Para isso, a técnica consiste em perceber a dificuldade, identificar e definir o problema, sugerir soluções e analisar a efetividade das medidas aplicadas.

Passo a passo do Ciclo PDCA

O ciclo PDCA tem quatro etapas que formam um ciclo, e são repetidas sempre na mesma ordem. Entenda:

1ª etapa: planejar

O primeiro passo do ciclo foca na estruturação da estratégia, e tem o objetivo de reunir e avaliar os dados para definir as metas de ação.

Além de escolher o time que fará parte do processo, essa etapa é composta por quatro fases:

Identificação do problema

É o momento de definir o problema e reconhecer seu impacto na atividade. Para isso, é necessário ter o histórico da situação, listar as perdas provocadas por ela e determinar uma data para a solução da questão.

Observação do problema

Essa etapa envolve a observação mais ampla do problema, considerando suas características e a definição dos locais onde acontecem. Com isso, é possível estimar o orçamento necessário e a meta pretendida com a solução.

Análise do problema

Nessa fase do planejamento, a equipe responsável determina as possíveis causas, organiza-as em ordem de relevância e testa as hipóteses para definir as mais prováveis.

Plano de ação

Essa etapa cria as ações necessárias para solucionar os problemas e define o que precisa ser feito, quem será o responsável e qual o prazo para a conclusão da tarefa.

2ª etapa: executar

Em seguida, as ações definidas no Planejamento são colocadas em prática. Nessa etapa, é essencial acompanhar a execução de cada tarefa e anotar os resultados obtidos.

3ª etapa: verificar

Nesse momento é feita a checagem de cada ação executada, assim como dos resultados obtidos. A verificação pode ser feita ao longo da etapa de Execução ou ao fim do ciclo e permite avaliar se o planejamento foi executado.

Além disso, nessa etapa é possível comparar o antes e o depois e analisar o desempenho da meta. Se os resultados não forem satisfatórios, a dica é voltar ao Planejamento. Se estiver tudo certo, pode-se passar para a próxima fase.

4ª etapa: agir

A última etapa refere-se à divulgação dos resultados e do aprendizado alcançado, além da reflexão acerca das ações necessárias para solucionar problemas que ainda existam.

Ela é dividida em 2 partes:

Padronização

Nessa fase, os documentos que descrevem os processos são criados ou revisados, mostrando o que deu certo e evitando a reincidência do problema.

Para a padronização ser efetiva, é recomendado apresentar as alterações para toda a equipe e desenvolver treinamentos para os envolvidos na mudança.

Conclusão

Nesse momento, o time responsável deve analisar os resultados, documentar o que funcionou e o que não funcionou e identificar o que precisa melhorar, além de registrar o aprendizado que o ciclo proporcionou.

Vantagens do modelo PDCA para o seu negócio

O ciclo PDCA ajuda a identificar possíveis melhorias e analisa os dados para realizar uma boa gestão empresarial. No entanto, a metodologia apresenta muitas outras vantagens:  

  • mais facilidade e segurança para tomar decisões;
  • eficiência nos processos;
  • redução de erros e custos;
  • otimização do tempo;
  • maior produtividade;
  • aprendizado contínuo;
  • análise mais precisa sobre os processos.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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