Descubra como o ciclo PDCA pode aprimorar os processos e solucionar os problemas de sua empresa
O ciclo PDCA é uma metodologia utilizada para o planejamento estratégico e a melhoria contínua dos processos de forma eficiente.
A qualidade dos produtos e serviços é um diferencial cada vez mais importante para os consumidores e as empresas. Por isso, é fundamental utilizar ferramentas e metodologias que auxiliem no desenvolvimento dos processos e do negócio, como o modelo PDCA.
Neste artigo explicamos o que é PDCA, quais as suas vantagens e como ele pode ser aplicado no seu negócio. Ficou interessado? Então continue a leitura.
O que é Ciclo PDCA?
PDCA é a sigla em inglês para “Plan, Do, Check, Act”, que em português significa “Planejar, Fazer, Checar, Agir”. Mais do que isso, é uma metodologia de gestão aplicada para a melhoria contínua de produtos, serviços ou processos.
Ela pode ser aplicada em diversos departamentos da empresa, tendo como objetivo:
- implementar mudanças;
- redefinir um processo de trabalho repetitivo;
- desenvolver um novo projeto;
- priorizar a solução de problemas.
Para isso, a técnica consiste em perceber a dificuldade, identificar e definir o problema, sugerir soluções e analisar a efetividade das medidas aplicadas.
Passo a passo do Ciclo PDCA
O ciclo PDCA tem quatro etapas que formam um ciclo, e são repetidas sempre na mesma ordem. Entenda:
1ª etapa: planejar
O primeiro passo do ciclo foca na estruturação da estratégia, e tem o objetivo de reunir e avaliar os dados para definir as metas de ação.
Além de escolher o time que fará parte do processo, essa etapa é composta por quatro fases:
Identificação do problema
É o momento de definir o problema e reconhecer seu impacto na atividade. Para isso, é necessário ter o histórico da situação, listar as perdas provocadas por ela e determinar uma data para a solução da questão.
Observação do problema
Essa etapa envolve a observação mais ampla do problema, considerando suas características e a definição dos locais onde acontecem. Com isso, é possível estimar o orçamento necessário e a meta pretendida com a solução.
Análise do problema
Nessa fase do planejamento, a equipe responsável determina as possíveis causas, organiza-as em ordem de relevância e testa as hipóteses para definir as mais prováveis.
Plano de ação
Essa etapa cria as ações necessárias para solucionar os problemas e define o que precisa ser feito, quem será o responsável e qual o prazo para a conclusão da tarefa.
2ª etapa: executar
Em seguida, as ações definidas no Planejamento são colocadas em prática. Nessa etapa, é essencial acompanhar a execução de cada tarefa e anotar os resultados obtidos.
3ª etapa: verificar
Nesse momento é feita a checagem de cada ação executada, assim como dos resultados obtidos. A verificação pode ser feita ao longo da etapa de Execução ou ao fim do ciclo e permite avaliar se o planejamento foi executado.
Além disso, nessa etapa é possível comparar o antes e o depois e analisar o desempenho da meta. Se os resultados não forem satisfatórios, a dica é voltar ao Planejamento. Se estiver tudo certo, pode-se passar para a próxima fase.
4ª etapa: agir
A última etapa refere-se à divulgação dos resultados e do aprendizado alcançado, além da reflexão acerca das ações necessárias para solucionar problemas que ainda existam.
Ela é dividida em 2 partes:
Padronização
Nessa fase, os documentos que descrevem os processos são criados ou revisados, mostrando o que deu certo e evitando a reincidência do problema.
Para a padronização ser efetiva, é recomendado apresentar as alterações para toda a equipe e desenvolver treinamentos para os envolvidos na mudança.
Conclusão
Nesse momento, o time responsável deve analisar os resultados, documentar o que funcionou e o que não funcionou e identificar o que precisa melhorar, além de registrar o aprendizado que o ciclo proporcionou.
Vantagens do modelo PDCA para o seu negócio
O ciclo PDCA ajuda a identificar possíveis melhorias e analisa os dados para realizar uma boa gestão empresarial. No entanto, a metodologia apresenta muitas outras vantagens:
- mais facilidade e segurança para tomar decisões;
- eficiência nos processos;
- redução de erros e custos;
- otimização do tempo;
- maior produtividade;
- aprendizado contínuo;
- análise mais precisa sobre os processos.
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