Como funciona o BPO financeiro: tudo o que você precisa saber

Felix Schultz
Felix Schultz
Veja como funciona o BPO financeiro: tudo o que você precisa saber

A terceirização do setor financeiro das empresas deve movimentar, até 2025, mais de 14,6 bilhões no mercado, de acordo com o relatório Global Finance and Accounting Outsourcing Industry. Mas você sabe como funciona o BPO financeiro e por que ele é tão importante para seu escritório contábil e para seus clientes? 

Nesse artigo explicamos algumas características fundamentais e tiramos as suas principais dúvidas sobre o tema. Continue lendo e confira. 

O que é BPO financeiro?

O BPO financeiro promove a terceirização, completa ou parcial, do setor financeiro de uma empresa. Dessa forma, as atividades burocráticas do setor financeiro passam a ser realizadas por profissionais qualificados e ferramentas tecnológicas que possibilitam a tomada de decisões estratégicas. 

Com isso, a empresa consegue focar mais em sua atividade principal, ao mesmo tempo em que evita erros nas finanças e reduz o tempo e os custos das atividades do setor. 

IMPORTÂNCIA DO BPO FINANCEIRO PARA AS EMPRESAS CONTRATANTES

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que quase 60% das causas de mortalidade das empresas estão relacionadas ao departamento financeiro. Portanto, é possível compreender que trata-se de uma área crítica para o crescimento de muitos negócios.  

Assim, seja pela falta de conhecimento em finanças ou por não desenvolver adequadamente esse setor no período de aumento de vendas, o BPO financeiro é a solução mais econômica e assertiva para a gestão financeira das empresas.

Além disso, esse recurso é importante porque garante que as atividades sejam executadas com expertise, evitando problemas relacionados ao gerenciamento de funcionários, melhorando os processos internos e reduzindo custos e riscos. 

QUANDO OFERECER O BPO FINANCEIRO PARA UM CLIENTE?

Uma das principais razões para contratar o BPO financeiro é a liberação da capacidade produtiva para a atividade-fim da empresa. Afinal, ao colocar a gestão financeira na mão de especialistas, a empresa consegue aumentar a produtividade e a eficiência de outros processos fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

No entanto, é possível citar muitas outras razões que podem convencer o cliente sobre a importância desse investimento, como: 

  • A empresa não possuir um bom sistema para gerenciar as tarefas da área de finanças;
  • Falta de profissionais qualificados para exercer as funções relacionadas ao controle financeiro;
  • Falhas no processo, mas os gestores não entendem sobre o assunto ou não têm tempo e disponibilidade para aprender;
  • Quer mais controle tributário e fiscal;
  • Existe o desejo de lidar com as finanças de forma estratégica e assertiva. 

Diante desses casos, o BPO financeiro surge como uma solução para empresas que buscam um parceiro que tenha solidez e credibilidade, auxiliando os gestores a ter uma visão mais ampla do negócio e alcançar sucesso.

COMO FUNCIONA O BPO FINANCEIRO?

A terceirização da gestão financeira é uma atividade nova e, por isso, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre como funciona o serviço. Portanto, é fundamental que o escritório contábil ou profissional especializado deixe claro que não será apenas um prestador de serviços, mas um parceiro do negócio.

Essa compreensão é importante porque, mais do que cláusulas contratuais, é preciso construir uma relação de confiança. Afinal, o cliente precisará compartilhar dados importantes sobre as finanças e o dia a dia da empresa, possibilitando a realização do trabalho pela empresa contábil. 

Outro aspecto importante acerca de como funciona o BPO financeiro é que trata-se de um serviço estratégico. Ou seja, ele utiliza diversos processos e recursos tecnológicos para desempenhar atividades essenciais à empresa com o objetivo de melhorar e aprimorar o fluxo de crescimento do negócio de cada cliente.

Como resultado, os profissionais da área de BPO financeiro conseguem dar uma devolutiva construtiva para os empresários através de informações importantes para a tomada de decisões e o planejamento estratégico, otimizando os processos do negócio e alavancando os resultados das empresas. 

APLICAÇÕES DO BPO FINANCEIRO 

Agora que você já sabe como funciona o BPO financeiro, é hora de entender como ele permite a terceirização estratégica das atividades para gerenciar a rotina contábil das empresas. 

Isso é possível porque o serviço conta com uma grande quantidade de tarefas e aplicações realizadas pela empresa ou profissional parceiro para gerenciar o setor financeiro. 

Diante disso, podemos listar entre as principais aplicações do BPO:

  • Controle e gestão do fluxo de caixa;
  • Gestão de capital de giro;
  • Planejamento estratégico das finanças;
  • Controle de faturamento;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão do orçamento;
  • Gestão das contas a pagar e receber;
  • Liberação de relatórios; 
  • e muito mais! 

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A TERCEIRIZAÇÃO  

Quando o serviço de BPO financeiro é contratado por uma empresa, todo o trabalho financeiro fica nas mãos do prestador. No entanto, isso não significa que o cliente não tem responsabilidades.  

Afinal, como a terceirização envolve o trabalho conjunto, é preciso que o cliente comunique ao seu escritório qualquer ocorrência interna, garantindo que a comunicação seja clara, direta e rápida.

O segundo cuidado para a terceirização refere-se aos dados da empresa. Isso significa que não pode haver omissão de informações ao prestador nem junção de dados que não se associam. Por exemplo, o uso de conta bancária empresarial e pessoal do sócio não é uma prática correta, pois deixaria muita informação de fora dos documentos de pessoa jurídica.

Dessa forma, usando um ambiente único e que integre o contratante e o prestador, é possível fazer a gestão de maneira efetiva, garantindo a segurança e o controle dos dados da empresa. Outra vantagem de como funciona o BPO financeiro é a possibilidade de reduzir as chances de ocorrerem problemas gerados por informações perdidas.

Além disso, a empresa deve seguir as recomendações e melhorias sugeridas pela terceirizada e determinadas pelo gestor. Assim, é fundamental que os profissionais internos não intervenham nas operações de rotina sem se comunicarem com o profissional ou empresa responsável pelo serviço terceirizado, evitando tarefas duplicadas ou não efetuadas, além de relatórios financeiros com erros.

Por fim, um cuidado fundamental ao oferecer o serviço de terceirização do setor financeiro para as organizações é garantir a adequação a alguns critérios básicos:

  • Se a empresa ou o prestador tem experiência com negócios do mesmo ramo;
  • Como é o atendimento e por quais canais ele acontece;
  • Quais outros serviços o prestador realiza;
  • Quais os cuidados jurídicos, legais e de segurança em tecnologia;
  • Quais os recursos do pacote de BPO financeiro oferecido.

COMO O BOMCONTROLE PODE AJUDAR NO SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO 

O ERP BomControle é um sistema completo que oferece toda a tecnologia necessária para o BPO financeiro realizar diferentes funções e atender os mais diversos nichos de atuação. 

Diante disso, para escolher o plano ideal para cada negócio, a empresa ou profissional terceirizado deve levar em conta o perfil da organização e então preparar uma proposta personalizada. 

Para que isso seja possível, a orientação é conhecer bem as demandas da empresa e alinhar a estratégia às ferramentas que pretende utilizar. Assim, para definir como funciona o BPO financeiro para cada negócio, é preciso considerar: 

  • O porte da empresa que quer contratar o serviço; 
  • Quais atividades do setor financeiro serão terceirizadas; 
  • O número de funcionários da empresa; 
  • O regime de tributação; 
  • A complexidade do serviço e da área em que a empresa atua. 

VANTAGENS DE USAR O BOMCONTROLE 

O BomControle oferece uma solução completa e profissional para seu negócio de BPO Financeiro, além de garantir muito mais benefícios:

  • Gestão de todo os clientes em uma única plataforma; 
  • Logotipo personalizável para cada cliente;
  • Integração com sistemas contábeis, bancos e Whatsapp;
  • Relatórios de fechamento automáticos;
  • Gestão das solicitações feitas pelos clientes pelo Portal ou por e-mail;
  • Organização de todas as tarefas da equipe do BPO por empresa. 

E não para por aí! O BomControle oferece muito mais recursos, ajudando colaboradores e empresas a aumentarem sua produtividade e tomarem decisões estratégicas mais assertivas. 

Nesse artigo você aprendeu como funciona o BPO financeiro, conheceu os cuidados essenciais para fazer a terceirização e conferiu com o BomControle pode te ajudar na organização e execução da gestão financeira, potencializando o crescimento do seu negócio e das empresas de seus clientes.  
Por isso, não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *