Como reter talentos em sua empresa

Atualmente, os profissionais estão cada vez mais preocupados em buscar por empresas que ofereçam oportunidades de crescimento, qualidade de vida e aprendizado, além de se realizar profissionalmente. Desse modo, as empresas devem investir muito mais em métodos que tenham como objetivo a retenção de talentos, buscando motivar a permanência de seus colaboradores com alta capacidade de solucionar problemas.

Bons colaboradores são fundamentais para que a gestão estratégica da sua empresa seja eficaz, portanto, é necessário investir em treinamentos, orientações acerca dos trâmites e costumes da função desempenhada, entre outros investimentos na capacitação, que requerem tempo e recursos da empresa.

Mesmo com isso, vem se tornando cada vez mais comum que esse colaborador bem preparado deixe a empresa que o treinou e acabe integrando a equipe de concorrentes. De tal modo, torna-se evidente a importância de aprimorar estratégias de retenção de talentos em seu negócio.

Diante do exposto, o objetivo do nosso post de hoje é trazer algumas dicas relevantes que vão ajudar você e sua empresa na tarefa de retenção de talentos. Então, continue com a gente! Para conseguir conquistar e manter os talentos é essencial prestar atenção nas dicas a seguir.

Invista em plano de carreira

Para atrair a permanência dos novos profissionais em sua empresa, é fundamental ofertar um horizonte que vise o desenvolvimento do colaborador por meio de um plano de carreira.

Nesse sentido, é relevante estruturar quais as funções e qualificações de cada cargo. Assim, fica mais fácil para o seu colaborador analisar possíveis chances de crescimento interno na empresa da qual já faz parte, e, também, estabelecer metas profissionais que mantenha os colaboradores engajados a continuar.

Mantenha um clima organizacional agradável

O clima organizacional, quando agradável, influencia diretamente no bem-estar do ambiente, que se torna prazeroso para se trabalhar, e, como consequência, isso ajuda reter os talentos. No entanto, deve-se sempre incentivar a cooperação coletiva, como uma “via de mão dupla” durante o expediente de trabalho.

Um bom exemplo é investir em incentivar confraternizações diversas, tais como datas comemorativas, aniversários de colaboradores ou quando a meta a ser atingida é alcançada.

De outro lado, é fundamental buscar hábitos depreciativos no ambiente de trabalho, tais como fuxicos, fofocas, ofensas, falta de respeito entre os colaboradores, ou até mesmo o isolamento de determinada pessoa nos grupos formados pela sua equipe.

Caso apareçam conflitos, tente sempre dialogar com intuito de resolvê-los por meio do consenso.

Estipule uma comunicação limpa

Quando um colaborador ainda não tem um vasto conhecimento sobre a empresa, consequentemente, não será tão proativo e participativo. Busque sempre manter os colaboradores informados sobre as principais questões, tais como estratégias, perfil dos clientes, fracassos e conquistas que serão benéficas para os seus profissionais.

Assim, os colaboradores estarão por dentro das atuações do seu negócio e terão a oportunidade de serem mais participativos ao ajudar a sanar dificuldades e superar obstáculos.

Ademais, tente ser receptivo às ideias dos colaboradores da sua equipe e busque inclui-los ou envolvê-los nos processos de tomada de decisão. Dessa forma, os membros do seu negócio perceberão como o suporte, opiniões, sugestões entre outras iniciativas dadas por eles, são consideradas com atenção. E como consequência, esses colaboradores ficarão mais motivados.

Adote o hábito de dar feedback

Dar feedback significa retornar ao colaborador os pontos negativos e positivos de sua atuação na equipe, visando sempre ajudá-los a melhorar. Portanto, é uma ferramenta de suma importância na gestão de pessoas. Adotar essa prática ajuda na organização, logo, você deve esclarecer se os membros de seu negócio estão trabalhando de modo a atender aos anseios da empresa.

Nesse caso, mantenha a conversa nítida e franca, pois, de tal forma, o relacionamento hierárquico fica mais fácil, confiante e colabora para que ambiente de trabalho seja saudável e tranquilo. Lembre-se de que o feedback positivo traz a sensação de valorização do profissional, e que o negativo, por sua vez, é algo indispensável para o crescimento interno e mudanças desse profissional.

Sendo negativo ou positivo, o feedback deve ater-se a críticas construtivas que oportunizaram futuros resultados melhores.

Ofereça boa remuneração e benefícios

Uma maneira útil de reter talentos é estabelecer remuneração e benefícios, de acordo com o mercado. Outra maneira de manter o bom profissional na sua equipe é ter um plano de cargos e remuneração, que seja acessível e transparente em relação a aumentos de salário e possibilidades de promoção.

Beneficiar aqueles que ajudam a formar o seu negócio por meio de bônus, como plano de saúde, previdência, odontologia, incentivos estudantis, lazer, cultura entre outros, faz com que o profissional mantenha interesse pessoal e financeiro em continuar a prestar serviços a sua empresa.

Conheça bem sua equipe

Ao conhecer melhor seus colaboradores, é possível saber as maneiras de motivá-los a buscarem melhores resultados, assim como analisar em quais funções eles têm facilidade e o modo mais viável de torná-las eficazes na obtenção do sucesso do seu negócio. Seja simpático, comunicativo e busque o diálogo frequente. Em vista disso, seus colaboradores estarão próximos a você.

Um bom exemplo de como mantê-los próximos é usar os meios tecnológicos a seu favor. Existem empresas especialistas em gestão de pessoal que têm sistemas capazes de filtrar perfis comportamentais, que são úteis na hora de gerenciar as estratégias de talentos. Então, você conseguirá oportunizar a tão esperada realização profissional e pessoal dos seus colaboradores.

Vale salientar que essas dicas, quando postas em prática, trazem o novo profissional para o cenário por ele desejado, em virtude de vislumbrar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, qualidade de vida, aprendizado e plano de carreira.

Portanto, retenção de talentos é essencial para o sucesso de uma empresa, tendo em vista que esses colaboradores satisfeitos, de potencial e capacitação elevados, farão com que seu empreendimento seja bem-sucedido, pois, além de conhecerem profundamente os trâmites e costumes da já habitual rotina de um membro da sua empresa, também terão a capacidade de melhorá-los e, por consequência, você ainda evitará a temida rotatividade de pessoal.

Agora que você já sabe a importância da retenção de talentos dentro de sua empresa, aproveite para conhecer cinco dicas para aumentar a produtividade da sua equipe e melhorar ainda mais os resultados do seu negócio.

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *