A busca pelo aumento das vendas é sempre um desafio diário em qualquer empresa. Não há uma fórmula infalível, acreditamos que um conjunto de fatores influencia na melhoria do desempenho da equipe, combinados com ferramentas e soluções inovadoras que oferecem aos clientes uma experiência de compra conveniente e sem atrito.
Com o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor, muito se fala sobre transformação digital nas empresas, que nada mais é que a adoção de soluções de gestão e automação de processos para conseguir ampliar a capacidade analítica das equipes, que hoje podem contar com métricas em tempo real, insights sobre estratégias e dessa forma conhecerem mais e melhor as necessidades dos clientes.
Evolua junto com o consumidor e fidelize seu cliente
Entender a jornada de compra é fundamental nos processos de tomada de decisões. O comportamento do consumidor muda constantemente e para que a sua empresa atenda as necessidades dele, o vendedor precisa se transformar e conhecer profundamente o público para identificar a estratégia que trará o melhor resultado e que agregue valor ao mesmo.
Você sabe que hoje as pessoas têm muitas opções disponíveis para o consumo, independentemente do tipo de produto ou serviço. Há uma variedade em quase todas as esquinas de áreas urbanas e ambientes virtuais vendendo os mesmos produtos e oferecendo os mesmos serviços. Por isso, para conquistá-los, você precisa se concentrar em melhorar a experiência de compra do cliente, ou seja, aumentar a conveniência e oferecer incentivos.
É necessário entender seus hábitos e comportamentos de consumo, desejos, necessidades, dificuldades e problemas comuns. E a tecnologia é uma boa aliada para te auxiliar a criar e nutrir um relacionamento fiel com o público para vender mais e melhor, além de reduzir custos operacionais e disponibilizar tempo para se dedicar para engajar seu consumidor, desde o atendimento inicial até o pós-venda.
Esse alinhamento pode ser feito junto à equipe de marketing, por meio da integração de dados levantados em redes sociais, no CRM BomControle e em outras plataformas digitais de gestão, e pela própria percepção dos vendedores, que estão em contato direto com os clientes e prospects. Você pode oferecer a eles um suporte de atendimento ágil, excelente e de forma integrada.
O CRM BomControle disponibiliza para as empresas teste grátis na ferramenta e acessarem livremente todos os componentes do sistema por 7 dias. Se gostar, o valor dos planos são personalizados de acordo com a quantidade de usuários.
Tenha em mente as melhores estratégias
Construir uma estratégia que potencialize suas vendas e atenda aos objetivos da empresa e às necessidades do time comercial é essencial para o sucesso dos negócios!
As estratégias certas fidelizam os clientes e conquistam novos. Para isso, é necessário uma pesquisa e qualificação de leads até ações para o gerenciamento de contas e fidelização, como um estudo de tendências de consumo do público-alvo para entender de fato o comportamento do consumidor atual. Neste caso, uma estratégia de customer service garante a melhor experiência de atendimento para o cliente.
Ao desenvolver estratégias que privilegiem as demandas e necessidades das pessoas, é natural que a reação seja o fortalecimento da marca como uma empresa de atendimento humanizado que se importa de verdade com as pessoas e oferece produtos e serviços para facilitar sua vida e seu dia a dia.
Por isso que com a adoção de uma estratégia integrada, você pode fortalecer o posicionamento de sua marca também junto ao mercado, garantindo maior visibilidade e potencializando o desempenho de suas vendas.
Tenha um bom planejamento de vendas, organização e disciplina
Se você deseja aumentar suas receitas, deve ter em mente que é indispensável desenvolver um bom planejamento de vendas. Isso auxiliará você a se preparar para um mercado competitivo e de clientes exigentes.
Além de poder organizar e otimizar as etapas de todo o processo, com o planejamento você deverá estabelecer em sua empresa metas comerciais a serem atingidas em determinados períodos, seja mensal, trimestral, semestral e anual.
Imprevistos acontecem a todo tempo, e o mercado muda constantemente. Com isso, é possível estudar o cenário atual e, dentro do planejamento, definir um plano B diante das adversidades que não conseguimos controlar.
Ou seja, a empresa que possui um planejamento de vendas é destaque! São inúmeros os benefícios, entre eles a análise de concorrentes, definição de metas a serem alcançadas, aumento da taxa de conversão, maior previsibilidade de resultados das vendas de acordo com dados da empresa e do mercado, e acompanhamento do desempenho da equipe.
Uma equipe organizada e disciplinada com certeza torna qualquer experiência incrível durante a jornada de compra do cliente. Um time de vendas que trabalha em sintonia transparece isso para o público, o que melhora a experiência de vendas como um todo.
Capacite e incentive sua equipe
Você sabe como incentivar sua equipe de vendas? Ter pessoas motivadas ao redor é essencial para o sucesso dos negócios. E para isso, um ambiente organizacional leve é fundamental para a inovação e o engajamento dos colaboradores. Mas, como o líder pode usar de sua influência e engajar os colaboradores para vender mais e melhor?
- Transmita os valores da empresa, história, missão e valor para a equipe através de uma comunicação diária fluida;
- Promova uma cultura organizacional com foco em resultados;
- Reconheça os esforços com base nos resultados entregues;
- Dê feedbacks positivos e negativos com críticas construtivas;
- Incentive a competitividade saudável;
- Crie um ambiente leve onde o líder fala, mas também ouve o talento;
- Estimule o desenvolvimento do colaborador com treinamentos da cultura que deseja fortalecer;
- Invista em treinamentos para prepará-los e mostrar a eles o quanto a empresa valoriza as pessoas que fazem parte dela;
Na essência, qualquer empresa é formada por pessoas. Um líder que preza pela manutenção de uma cultura organizacional inovadora e engajada deve incentivar a participação dos profissionais nos processos de negócio, desenvolver lideranças, explorar iniciativas e promover ações de endomarketing. Seja um líder exemplar!
Use e abuse do marketing (digital)
Leads, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing. O marketing, principalmente o digital, é rico em estratégias que em conjunto com a equipe de vendas, podem ajudar você a alavancar suas vendas.
Segmentar e qualificar leads é uma estratégia inteligente de marketing que busca reduzir o tempo de indecisão do cliente em potencial. Já o marketing de conteúdo, é nada mais nada menos que a produção de conteúdo que responde dúvidas comuns das pessoas em canais como este aqui, o blog, e que geram valor para a sua audiência.
As redes sociais são canais incríveis e potentes devido ao número de pessoas que podem ser alcançadas por lá e as possibilidades de segmentar o público-alvo de acordo com a mensagem que você deseja transmitir. Produzir posts de interesse dos seus consumidores permite uma maior aproximação deles com a sua empresa, gerando mais tráfego para o seu site e mais oportunidades de venda. Hoje é possível até mesmo vender diretamente por algumas dessas plataformas, sabia?
O e-mail marketing é outra forma de manter o relacionamento com os consumidores e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles. Uma grande vantagem do uso de e-mail é que esse é um canal conveniente para os usuários e apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.
Ao conversar diretamente com a sua audiência, também é possível entender melhor suas dores e necessidades. Com isso, você pode tomar decisões mais estratégicas e potencializar ainda mais suas vendas.
Invista em ferramentas e use a tecnologia a seu favor!
O objetivo é vender mais e melhor sem aumentar os custos. Mas, é importante lembrar que temos ferramentas adequadas que te ajudarão demais a alavancar suas vendas.
Alguns dos nossos recursos são:
- Automação de marketing para geração de leads;
- Automatização dos processos para controle e aumento das vendas;
- CRM completo;
- Gestão de processos financeiros;
- Controle de estoque e produtos;
- Gestão de contratos e orçamentos;
Com todas essas estratégias em ação, com certeza sua empresa venderá mais e melhor. Conheça o ERP BomControle.
Boas vendas!
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