Confira dicas incríveis para impulsionar suas vendas assertivamente

Colaboradores reunidos para entender como vender mais

A busca pelo aumento das vendas é sempre um desafio diário em qualquer empresa. Não há uma fórmula infalível, acreditamos que um conjunto de fatores influencia na melhoria do desempenho da equipe, combinados com ferramentas e soluções inovadoras que oferecem aos clientes uma experiência de compra conveniente e sem atrito.

Com o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor, muito se fala sobre transformação digital nas empresas, que nada mais é que a adoção de soluções de gestão e automação de processos para conseguir ampliar a capacidade analítica das equipes, que hoje podem contar com métricas em tempo real, insights sobre estratégias e dessa forma conhecerem mais e melhor as necessidades dos clientes. 

Evolua junto com o consumidor e fidelize seu cliente

Entender a jornada de compra é fundamental nos processos de tomada de decisões. O comportamento do consumidor muda constantemente e para que a sua empresa atenda as necessidades dele, o vendedor precisa se transformar e conhecer profundamente o público para identificar a estratégia que trará o melhor resultado e que agregue valor ao mesmo.

Você sabe que hoje as pessoas têm muitas opções disponíveis para o consumo, independentemente do tipo de produto ou serviço. Há uma variedade em quase todas as esquinas de áreas urbanas e ambientes virtuais vendendo os mesmos produtos e oferecendo os mesmos serviços. Por isso, para conquistá-los, você precisa se concentrar em melhorar a experiência de compra do cliente, ou seja, aumentar a conveniência e oferecer incentivos.

É necessário entender seus hábitos e comportamentos de consumo, desejos, necessidades, dificuldades e problemas comuns. E a tecnologia é uma boa aliada para te auxiliar a criar e nutrir um relacionamento fiel com o público para vender mais e melhor, além de reduzir custos operacionais e disponibilizar tempo para se dedicar para engajar seu consumidor, desde o atendimento inicial até o pós-venda.

Esse alinhamento pode ser feito junto à equipe de marketing, por meio da integração de dados levantados em redes sociais, no CRM BomControle e em outras plataformas digitais de gestão, e pela própria percepção dos vendedores, que estão em contato direto com os clientes e prospects. Você pode oferecer a eles um suporte de atendimento ágil, excelente e de forma integrada.

O CRM BomControle disponibiliza para as empresas teste grátis na ferramenta e acessarem livremente todos os componentes do sistema por 7 dias. Se gostar, o valor dos planos são personalizados de acordo com a quantidade de usuários.

Tenha em mente as melhores estratégias

Construir uma estratégia que potencialize suas vendas e atenda aos objetivos da empresa e às necessidades do time comercial é essencial para o sucesso dos negócios!

As estratégias certas fidelizam os clientes e conquistam novos. Para isso, é necessário uma pesquisa e qualificação de leads até ações para o gerenciamento de contas e fidelização, como um estudo de tendências de consumo do público-alvo para entender de fato o comportamento do consumidor atual. Neste caso, uma estratégia de customer service garante a melhor experiência de atendimento para o cliente.

Ao desenvolver estratégias que privilegiem as demandas e necessidades das pessoas, é natural que a reação seja o fortalecimento da marca como uma empresa de atendimento humanizado que se importa de verdade com as pessoas e oferece produtos e serviços para facilitar sua vida e seu dia a dia. 

Por isso que com a adoção de uma estratégia integrada, você pode fortalecer o posicionamento de sua marca também junto ao mercado, garantindo maior visibilidade e potencializando o desempenho de suas vendas.

Tenha um bom planejamento de vendas, organização e disciplina

Se você deseja aumentar suas receitas, deve ter em mente que é indispensável desenvolver um bom planejamento de vendas. Isso auxiliará você a se preparar para um mercado competitivo e de clientes exigentes.

Além de poder organizar e otimizar as etapas de todo o processo, com o planejamento você deverá estabelecer em sua empresa metas comerciais a serem atingidas em determinados períodos, seja mensal, trimestral, semestral e anual.

Imprevistos acontecem a todo tempo, e o mercado muda constantemente. Com isso, é possível estudar o cenário atual e, dentro do planejamento, definir um plano B diante das adversidades que não conseguimos controlar.

Ou seja, a empresa que possui um planejamento de vendas é destaque! São inúmeros os benefícios, entre eles a análise de concorrentes, definição de metas a serem alcançadas, aumento da taxa de conversão, maior previsibilidade de resultados das vendas de acordo com dados da empresa e do mercado, e acompanhamento do desempenho da equipe.

Uma equipe organizada e disciplinada com certeza torna qualquer experiência incrível durante a jornada de compra do cliente. Um time de vendas que trabalha em sintonia transparece isso para o público, o que melhora a experiência de vendas como um todo.

Capacite e incentive sua equipe

Você sabe como incentivar sua equipe de vendas? Ter pessoas motivadas ao redor é essencial para o sucesso dos negócios. E para isso, um ambiente organizacional leve é fundamental para a inovação e o engajamento dos colaboradores. Mas, como o líder pode usar de sua influência e engajar os colaboradores para vender mais e melhor?

  • Transmita os valores da empresa, história, missão e valor para a equipe através de uma comunicação diária fluida;
  • Promova uma cultura organizacional com foco em resultados;
  • Reconheça os esforços com base nos resultados entregues;
  • Dê feedbacks positivos e negativos com críticas construtivas;
  • Incentive a competitividade saudável;
  • Crie um ambiente leve onde o líder fala, mas também ouve o talento;
  • Estimule o desenvolvimento do colaborador com treinamentos da cultura que deseja fortalecer;
  • Invista em treinamentos para prepará-los e mostrar a eles o quanto a empresa valoriza as pessoas que fazem parte dela;

Na essência, qualquer empresa é formada por pessoas. Um líder que preza pela manutenção de uma cultura organizacional inovadora e engajada deve incentivar a participação dos profissionais nos processos de negócio, desenvolver lideranças, explorar iniciativas e promover ações de endomarketing. Seja um líder exemplar!

Use e abuse do marketing (digital)

Leads, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing. O marketing, principalmente o digital, é rico em estratégias que em conjunto com a equipe de vendas, podem ajudar você a alavancar suas vendas. 

Segmentar e qualificar leads é uma estratégia inteligente de marketing que busca reduzir o tempo de indecisão do cliente em potencial. Já o marketing de conteúdo, é nada mais nada menos que a produção de conteúdo que responde dúvidas comuns das pessoas em canais como este aqui, o blog, e que geram valor para a sua audiência.

As redes sociais são canais incríveis e potentes devido ao número de pessoas que podem ser alcançadas por lá e as possibilidades de segmentar o público-alvo de acordo com a mensagem que você deseja transmitir. Produzir posts de interesse dos seus consumidores permite uma maior aproximação deles com a sua empresa, gerando mais tráfego para o seu site e mais oportunidades de venda. Hoje é possível até mesmo vender diretamente por algumas dessas plataformas, sabia?

O e-mail marketing é outra forma de manter o relacionamento com os consumidores e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles. Uma grande vantagem do uso de e-mail é que esse é um canal conveniente para os usuários e apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.

Ao conversar diretamente com a sua audiência, também é possível entender melhor suas dores e necessidades. Com isso, você pode tomar decisões mais estratégicas e potencializar ainda mais suas vendas.

Invista em ferramentas e use a tecnologia a seu favor!

O objetivo é vender mais e melhor sem aumentar os custos. Mas, é importante lembrar que temos ferramentas adequadas que te ajudarão demais a alavancar suas vendas.

Alguns dos nossos recursos são:

  • Automação de marketing para geração de leads;
  • Automatização dos processos para controle e aumento das vendas;
  • CRM completo;
  • Gestão de processos financeiros;
  • Controle de estoque e produtos;
  • Gestão de contratos e orçamentos;

Com todas essas estratégias em ação, com certeza sua empresa venderá mais e melhor. Conheça o ERP BomControle.

Boas vendas!

Para mais conteúdos como este, recomendamos a leitura do artigo:

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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    Felix Schultz
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