CRM: o que é e como pode ajudar no processo de venda da sua empresa

Vetor de um computador com setas para ícones diversos, representando um CRM

Você sabe o que é o CRM e como ele pode auxiliar no acompanhamento de negociações e na integração com todos os departamentos da sua empresa? 

O CRM é um módulo de vendas que registra e organiza todo o histórico de relacionamento com os clientes, possibilitando a definição de práticas, estratégias e tecnologias direcionadas a conquistar e fidelizar o cliente. 

Essa tecnologia permite que você identifique os problemas de seus clientes, antecipe suas necessidades e ofereça produtos e serviços mais assertivos. 

Para entender como funciona e quais os benefícios desse sistema para a sua empresa, continue lendo. 

Neste artigo você verá: 

  • O que é CRM
  • Benefícios do sistema CRM 
  • Quando implementar a ferramenta de CRM? 
  • Por que escolher o módulo CRM do Bom Controle? 

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. O sistema armazena as informações de clientes e leads, como nome, endereço e telefone, assim como atividades e interações com a empresa através de visitas ao site, ligações telefônicas, e-mails, entre outros. 

No entanto, a plataforma é muito mais que uma lista de contatos. Afinal, o CRM possibilita que os dados e preferências sejam usados para estabelecer um relacionamento longo com os clientes e oferecer uma experiência positiva em todas as etapas do processo de venda. 

Confira algumas funções fundamentais do software CRM

  • reunir e gerenciar os dados de clientes; 
  • armazenar e-mails, ligações e outros contatos; 
  • otimizar atividades operacionais e repetitivas; 
  • aumentar a performance das pipelines de vendas; 
  • administrar atividades e compromissos; 
  • promover insights para a gestão estratégica. 

Benefícios de usar CRM

Para entender como o CRM pode auxiliar na melhoria dos resultados comerciais do seu negócio, conheça as principais vantagens de utilizar a ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. 

Maior controle do processo comercial 

No módulo CRM é possível definir as etapas de negociação e acompanhar o funil, o que oferece uma visão clara do processo de vendas e possibilita saber para onde direcionar os esforços para fechar mais negócios. 

Centralização das informações 

Todos os dados e informações de interações e compras ficam organizados em um único lugar. Dessa forma, todos os colaboradores conseguem consultar as informações necessárias para a sua área e os gestores têm uma visão ampla e integrada da empresa, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas. 

Aumento na taxa de conversão 

O módulo CRM reconhece as falhas no processo de vendas e identifica as principais razões de perda de oportunidades. Com isso, é possível analisar as etapas do pipeline e realizar as melhorias necessárias para vender cada vez mais

Fidelização dos clientes 

Com as informações do sistema de gestão de relacionamento é possível oferecer soluções adequadas a cada cliente, acertar o momento de entrar em contato e fazer uma oferta, investir em marketing direcionado e – uma dica muito importante – oferecer atendimento personalizado, fidelizando o cliente. 

Diminui o CAC (custo de aquisição por cliente)

Conforme as demandas e necessidades dos clientes são atendidas, o software CRM ajuda a identificar o perfil do cliente ideal. Dessa forma, você consegue aprimorar sua abordagem por meio de argumentos de vendas mais consistentes. 

Com isso, os clientes entendem o valor do que está sendo oferecido pela empresa, diminuindo assim o tempo de fechamento do negócio.

Mais produtividade 

Outro benefício do sistema CRM é o crescimento da produtividade. Afinal, ele tem ferramentas que auxiliam a realizar as tarefas cotidianas com agilidade e eficiência, além de permitir que o time de vendas atenda mais clientes e feche mais negociações. 

Quando implementar um CRM?

Depois de conferir algumas vantagens do sistema de gestão para o processo de venda da sua empresa, podem surgir algumas dúvidas: “quando devo implementar esse sistema?”, “será que um software de CRM é adequado para o meu negócio?”. 

Qualquer empresa, independente de porte, área de atuação ou complexidade, pode aproveitar os benefícios dessa ferramenta. Mas se você ainda não sabe se é o momento certo, confira alguns sinais de que sua empresa precisa de um CRM

  • times de diferentes áreas trabalham juntos; 
  • equipe de vendas viaja com frequência; 
  • os dados e informações dos clientes não são encontrados com rapidez e facilidade;
  • negociações estão passando despercebidas em meio a planilhas e cadernos; 
  • os dados e registros não estão reunidos em um único lugar, acessível a todos os colaboradores; 
  • está perdendo clientes ou deixando a desejar na experiência do cliente. 

Por que escolher o CRM do BomControle?

O BomControle é um sistema de gestão completo que oferece, entre suas funcionalidades, um módulo CRM dedicado à gestão de leads e controle das informações comerciais para otimizar o processo de vendas da sua empresa. 

Nosso sistema único de gestão possibilita que todos os setores sejam integrados, melhorando os processos entre os departamentos, diminuindo o tempo de atendimento ao cliente e reduzindo os erros ao longo de todas as etapas do processo de vendas. 

O CRM do BomControle oferece diversas funcionalidades fundamentais para uma boa gestão de leads, ajudando a aumentar suas vendas por meio de processos automatizados. Confira: 

  • gestão de oportunidades: gerenciamento de oportunidades, propostas e criação de cadências personalizadas para acompanhar todo o processo de negociação e vendas. 
  • geração de proposta: criação e envio de propostas para os leads com layouts incríveis e possibilidade de diversas combinações em um único documento, como produtos, serviços e também cobranças recorrentes. 
  • acompanhamento de vendas: geração automática de vendas e receitas, além de recursos de busca que garantem mais rastreabilidade de faturamento.
  • aprovação financeira: criação de uma etapa de conferência, gerando pendência para a área financeira e oferecendo comunicação entre o vendedor e o responsável pelo setor. 
  • múltiplos funis: criação e personalização de quantos funis de vendas desejar, com as etapas adequadas ao seu processo e possibilidade de alterar o comportamento ao ganhar a oportunidade dentro de cada um deles. 
  • envio de e-mails: disparo de e-mails para os leads com templates pré-definidos e até arquivos anexos, padronizando a linguagem da empresa. Além disso, essa funcionalidade permite que o BomControle interprete a resposta do cliente e relacione no histórico da oportunidade correspondente de maneira automática.
  • agenda interna: controle de tarefas do vendedor e acordos com o lead através de um calendário interno que permite definir e visualizar as agendas cumpridas e criá-las diretamente dentro de uma oportunidade. 
  • relatórios agendados: criação de visões personalizadas, como ganhos por funil, vendedor, oportunidades presentes em determinada etapa de venda, e recebimento periódico do documento por e-mail. 

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Conclusão 

Neste artigo você conferiu o que é CRM, os principais benefícios do sistema e entendeu quando é indicado implementar a ferramenta na sua empresa. 

Isso é importante porque o CRM é um recurso valioso para automatizar tarefas da rotina, obter dados dos clientes, do negócio e das ações realizadas, criar painéis para tomada de decisões e, principalmente, aproveitar oportunidades e fechar mais negócios em menos tempo. 

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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