Emissão de boletos: 4 passos para otimizar sua gestão

Felix Schultz
Felix Schultz
Software para BPO financeiro

Oferecer a possibilidade de o cliente pagar uma conta através da emissão de boleto é essencial. E o motivo é que essa forma de pagamento está entre as mais usadas pelos brasileiros. 

O boleto é um tipo seguro de documento. Com ele é possível evitar fraudes que têm sido recorrentes com serviços como o PIX e outras transações eletrônicas. Por isso, entender como fazer adequadamente a emissão de boletos é essencial.

Mais do que isso: é importante saber que a forma de trabalhar com boleto bancário pode ser sofisticada. É o que vamos ensinar neste artigo.

Saiba o que é boleto bancário

Esse tipo de cobrança tem origem na década de 90. Foi criada pelo Banco Central ainda no ano de 1993. A ideia era permitir que o cliente pagasse por serviços ou produtos com maior facilidade, fossem eles em sua forma física ou virtual.

Na prática, o boleto bancário é um documento em papel que reúne uma série de informações. Elas são essenciais para viabilizar o pagamento de contas. As principais são:

os dados da pessoa jurídica responsável pela cobrança;

  • os dados do responsável pelo pagamento;
  • o valor da cobrança;
  • a data do vencimento;
  • o nome da instituição financeira que se responsabiliza pela cobrança;
  • o valor dos juros ou multas que podem incidir sobre a operação;
  • demais orientações de pagamento;
  • o código de barras para que o pagamento seja efetuado.

Um dos motivos que faz com que o boleto seja uma opção segura é o fato de ele ter regulamentação pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Isso ajuda a conferir informações para lidar com golpes e fraudes, além de pagamentos de valores indevidos.

Confira 4 dicas para facilitar a gestão e a emissão de boletos

Existe uma série de ações que podem ser tomadas para melhorar tanto a gestão quanto a emissão de boletos. Entre elas, merecem destaque:

A pesquisa de tipos de cobrança

Algo que poucas empresas fazem é ir até as instituições financeiras com as quais trabalham para conhecer os tipos de cobrança oferecidos.

Em geral, em carteiras de cobrança não registradas é exigida uma taxa por pagamento. Isso quer dizer que o valor devido é descontado somente quando e se o cliente faz o pagamento. No caso de carteiras não registradas, a cobrança é por boleto emitido, seja ele pago ou não pelo cliente.

A estimativa do número de boletos que precisam ser emitidos

Mais uma prática recomendada é a de fazer uma previsão de quantos documentos devem ser gerados em um prazo determinado.

Isso ajuda a lidar melhor com eventuais tarifas bancárias, já que com mais boletos, maiores tendem a ser o seu poder de negociação.

Da mesma forma, essa estimativa permite determinar com maior precisão os processos e sistemas necessários para um maior controle para emissão dos documentos.

A integração da emissão de boletos à rotina empresarial

Com sistemas mais avançados é possível integrar a emissão de boletos com diferentes processos empresariais.

É o caso de quando a equipe registra uma nova venda. Neste caso, se o sistema estiver programado para fazer a emissão imediata para o cliente, ele consegue agilizar os processos.

No geral, essa integração permite que energia seja economizada para que haja maior dinamismo no dia a dia.

O trabalho com um software especializado

Uma dificuldade operacional é deixar para gerar os boletos sempre da maneira mais burocrática. E isso costuma acontecer quando a emissão de boletos acontece no site do banco em que a empresa tem conta.

Para lidar com isso, o ideal é trabalhar com um programa específico para gerar boletos. Com ele é possível centralizar processos e customizar as ações. Assim, preencher as informações da sua empresa fica muito mais fácil e seguro.

O BomControle tem a solução

Com o BomControle é possível otimizar tanto a emissão quanto a gestão de boletos e fazer disso uma ação mais ágil na sua empresa.

Você consegue eliminar os processos manuais e automatizar as mais diversas necessidades em relação a vendas. Logo, é o que o seu time precisa para subir um nível e se posicionar de maneira estratégica na sua atuação profissional.Por isso, não perca tempo! Saiba mais sobre o ERP BomControle, entre em contato agora mesmo e comece a otimizar a sua gestão e emissão de boletos.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *