Se você quer vender mais e de forma recorrente, é essencial criar um relacionamento profundo com seus clientes. Dessa forma, é fundamental implementar estratégias que visem o engajamento de clientes, tanto para aumentar o faturamento quanto para conquistar a fidelização.
Portanto, é preciso que fique claro que o método é uma das dicas para impulsionar suas vendas. Afinal, ele leva à retenção dos compradores e traz vários benefícios indiretos, como a melhoria do atendimento e do marketing espontâneo, além da redução de custos.
Então, que tal aprender a gerar oportunidades de negócios por meio dessa prática? Entenda como fazer isso. Continue a leitura!
Quais os benefícios do engajamento de clientes?
Os benefícios do engajamento de clientes são:
Fortalecimento de marca
O branding pode ser fortalecido com o engajamento dos clientes. Quando eles se tornam fiéis à marca, tornam-se defensores, recomendando seus produtos e serviços. Portanto, o processo é realizado tanto no ambiente online quanto offline.
Dessa forma, há uma boa repercussão para sua empresa. Isso é gerado pela retenção de clientes e tem como consequência a captação de mais compradores. Assim, também há a redução de custos de divulgação e de marketing.
Marketing orgânico e espontâneo
Os clientes fidelizados efetuam o chamado marketing boca a boca. Ele ainda existe, mas foi modificado nos últimos anos com as redes sociais. Por isso, ganhou ainda mais relevância.
Ou seja, os compradores de produtos e serviços da sua empresa ainda fazem recomendações a seus amigos e familiares. No entanto, expõem suas opiniões em redes sociais e comentários em plataformas de lojas virtuais.
Isso gera o famoso marketing orgânico e espontâneo, fundamental para sua marca construir uma boa reputação. Assim, fica fácil fechar negócios, aumentar o faturamento e fazer vendas recorrentes.
Redução de custos
O conhecido especialista da área, Philip Kotler, dizia que atrair clientes novos custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter os antigos. Contudo, um estudo divulgado em 2019 afirmou que essa diferença pode chegar a 25 vezes.
Isso demonstra a importância do pós-venda e das estratégias de atendimento para fidelizar clientes. Porém, também sinaliza que estimular o engajamento permite reduzir e otimizar custos.
Afinal, em vez de estar sempre criando ações para atrair pessoas, você fideliza os clientes. Assim, a probabilidade de que ele continue comprando aumenta. Na atração de potenciais compradores, as chances de conversão são baixas e exigem esforço de tempo e dinheiro.
Obtenção de feedbacks
Os clientes engajados são fiéis por se sentirem parte da equipe. Eles fornecem feedbacks precisos, que ajudam a melhorar seu produto ou serviço. Além disso, esse retorno permite otimizar o funil de vendas e entender a jornada do cliente.
Como montar uma estratégia de engajamento e retenção de clientes?
A seguir, veja dicas para montar uma estratégia de engajamento e retenção de clientes.
Conheça seu público
Saiba quem são as pessoas que você atende e com quem deve conversar. Nesse processo, descubra:
- interesses;
- objetivos;
- anseios;
- expectativas.
Dessa forma, é possível surpreender ao oferecer um serviço com valor agregado.
Crie uma comunicação personalizada
Disponibilize diferentes canais de contato com os clientes, mas foque a personalização do atendimento. Esteja disponível e busque trazer uma resolução rápida às dificuldades.
Porém, mostre que cada pessoa é única e que sua empresa segue um script, mas ele não precisa ser limitado.
Desenvolva uma proposta de valor
Gere a proposta com base no cliente, mostrando como seus produtos ou serviços beneficiarão o comprador.
Por isso, vá além da simples oferta e faça uma explicação detalhada. Afinal, isso ajuda o consumidor a perceber a experiência que terá e faz com que ele se interesse pelo que seu negócio oferece.
Mostre resultados concretos
Na sua proposta de valor, aproveite para apresentar os resultados efetivamente conseguidos. Dessa forma, ajuda a trazer uma imagem de credibilidade e fideliza o cliente. Além disso, apresente metas reais e desafiadoras, gerando relatórios de métricas atingidas.
Escolha canais direcionados para a comunicação
Além de estabelecer uma comunicação personalizada, esteja disponível em diferentes canais, como:
- redes sociais;
- site;
- telefone;
- e-mail;
- WhatsApp.
Assim, as respostas nem sempre precisam ser imediatas. Porém, é essencial demonstrar que o contato é prático e que você responde com agilidade em boa parte do tempo.
Como um CRM ajudará na gestão da comunicação e engajamento de clientes?
Um CRM ajuda na gestão da comunicação e engajamento de clientes por facilitar o monitoramento da jornada de compra. Dessa forma, é possível obter informações úteis para o processo de engajamento de clientes, como:
- gasto médio do indivíduo;
- período de recompra;
- há quanto tempo faz negócios com a empresa.
Ou seja, você terá o subsídio necessário para atingir os melhores resultados. Por exemplo, poderá:
- obter feedbacks;
- fazer melhorias;
- criar estratégias;
- fazer ajustes nas atividades.
Além disso, os processos de vendas podem ser automatizados e integrados aos outros setores da empresa com a ajuda de um ERP. Isso é o que oferece o CRM do BomControle. Afinal, por meio dele, é possível:
- criar o seu funil de vendas;
- definir o comissionamento;
- integrar ao WhatsApp;
- incluir produto e serviço na mesma proposta;
- controlar os planos de receita recorrente;
- incluir informações em campos personalizados para documentar dados específicos;
- facilitar o envio de propostas por meio dos combos;
- utilizar a API aberta para integrar às ferramentas favoritas.
Assim, você consegue gerenciar melhor a sua empresa e todo o processo de vendas. Isso permitirá implementar atividades mais eficientes, que contribuirão com o engajamento de clientes.
Por isso, é essencial contar com um software de qualidade. Dessa forma, o engajamento será feito de forma adequada e seu negócio verá os resultados positivos aparecerem.
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