Para uma empresa se destacar, é fundamental que ela se mantenha atualizada. Uma das formas de fazer isso é por meio da gestão de processos de negócios, também conhecida como Business Process Management (BPM).
O método organiza as informações relacionadas à maneira como os processos são realizados para melhorar sua execução. Dessa forma, é possível identificar problemas existentes e atuar para solucioná-los.
Se você ficou interessado ou quer melhorar a gestão de processos de negócios, continue a leitura! Preparamos este conteúdo exclusivo que te ajudará a colocar em prática esse modelo de administração.
Qual a definição de processo na gestão de negócios?
Na gestão de negócios, processo pode ser definido como:
“o conjunto de atividades interdependentes que funcionam em consonância para criar um produto ou serviço final e, assim, entregar valor ao cliente.”
Para que isso aconteça, as demandas são ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada. Assim, é mais fácil ter definido o objetivo de cada uma delas, assim com as datas de início, fim, entre outros.
Leia mais no blog: Gestão de processos: o que é e como implementar na sua empresa
O que é a metodologia de gestão de processos de negócios?
A gestão de processos de negócios é uma abordagem gerencial que possibilita a análise, definição, otimização, priorização, controle e monitoramento das atividades. Para isso, a modelagem do processo de negócio baseia-se no mapeamento profundo das tarefas.
A partir dessa estruturação, é possível definir as regras para que o processo tenha sempre a mesma qualidade. Sem falar que também é indicado remover etapas desnecessárias ou que estão com recursos mal alocados.
Quais são as 3 etapas da gestão de processos?
1. Mapeamento de processos
O mapeamento de processos consiste na compreensão das etapas necessárias em um fluxo de trabalho. Esse estágio oferece uma visão geral da execução de uma atividade e de como ela deve acontecer.
Nessa fase, é importante criar um diagrama que demonstre o processo. Dessa forma, é possível ter mais clareza sobre as dinâmicas envolvidas em cada atividade e nas demandas relacionadas.
2. Padronização de processos
A padronização de processos define as informações e tarefas necessárias em cada etapa. Assim, cada pessoa envolvida saberá o que é esperado dela e poderá repetir essas ações para garantir a entrega do resultado desejado.
Dessa forma, a padronização do gerenciamento de processos torna o resultado do processo mais previsível.
3. Melhoria de processos
A fase de melhoria é indispensável na gestão de processos de negócios. Afinal, é o resultado de mudanças pensadas para tornar as atividades mais eficientes. No entanto, para que as otimizações sejam colocadas em prática, é necessário, antes, ter identificado onde estão os gargalos e encontrar soluções para cada problema.
Como tornar a gestão de processos de negócios mais eficiente?
Agora que já sabe o que é gestão de processos do negócio, aproveite nossas dicas que ajudarão a implementar melhorias de forma prática.
1. Mapeie e documente seus processos
O primeiro passo para tornar a gestão de processos de negócios mais eficiente é fazer um diagnóstico dos processos atuais. Em paralelo, identifique e leve em consideração as necessidades da empresa.
Assim, poderá definir os processos que precisam ser melhorados ou ajustados para atingir os objetivos esperados.
Leia também no blog: BPM BPMN e BPMS: desvendando conceitos da Gestão de Processos
2. Identifique gargalos e oportunidades de melhoria
Em seguida, é necessário avaliar como os processos estão estruturados. Isso ajudará a identificar erros, gargalos e outros aspectos que prejudicam a performance e podem ser modificados para otimizar a cadeia operacional.
3. Defina indicadores chave de desempenho (KPIS)
Outro aspecto primordial é definir indicadores quantitativos, como tempo de ciclo e produtividade, ou qualitativos, como satisfação do cliente e qualidade dos produtos e serviços.
Assim, você poderá avaliar para onde é necessário direcionar os esforços até que os processos estejam operando da melhor forma.
4. Implemente ferramentas e tecnologias adequadas
Para integrar as mudanças à rotina da empresa, é recomendado investir em um software para gestão de processos de negócio, como o BomControle. Com esse tipo de solução, é possível automatizar tarefas repetitivas, centralizar informações e fornecer dados para tomada de decisões, proporcionando uma gestão mais eficiente.
5. Monitore e avalie seus processos continuamente
Por fim, é essencial monitorar os dados coletados para identificar falhas e pontos de ajuste. Dessa forma, é possível resolver as ineficiências, otimizando o processo e entregando o resultado esperado no menor tempo possível.
Conheça o módulo de BPM do BomControle!
Os softwares para gestão de processos de negócios proporcionam maior autonomia para as empresas. Afinal, proporcionam uma visão geral das tarefas realizadas pelas diferentes equipes.
Com o BomControle, por exemplo, é possível utilizar o sistema BPM para que os seus colaboradores tenham controle em tempo real dos processos em andamento. Isso simplifica a comunicação e aumenta a produtividade.
Além disso, com o sistema de gestão de processos do BomControle você tem:
- Possibilidade de criação dos seus próprios procesos;
- Automação de processos e tarefas repetitivas;
- Mapeamento dos fluxos de comunicação entre colaboradores, parceiros, fornecedores e demais pessoas envolvidas no processo;
- Integração com softwares já utilizados pela equipe;
- Análise de dados e painéis personalizados, com visibilidade em tempo real do estado dos processos;
- Soluções escaláveis ideais para negócios em crescimento.
Então, quer saber mais e conhecer todas as funcionalidades do BomControle? Fale com nossa equipe de especialistas e aproveite agora mesmo todas as vantagens do módulo BPM de nossa plataforma. Aproveite essa oportunidade agora mesmo e teste por 7 dias grátis.