Marketing Omnichannel: saiba como utilizar diferentes canais!

Felix Schultz
Felix Schultz
Atendente usando do marketing omnichannel em empresa

Muitas estratégias de marketing têm ganhado destaque nos últimos meses, dentre elas, o marketing omnichannel. Esse tipo de ação visa integrar os canais de comunicação de uma marca, fazendo com que o cliente tenha uma boa experiência em cada um deles.

Para isso, é fundamental que exista uma consistência nas ações realizadas, assim como no atendimento ao cliente, pensando sempre na satisfação e fidelização. 

Isso significa que essa é uma ação que não se volta somente para a área de vendas, mas que preza pela satisfação e bem-estar do cliente, proporcionando uma experiência única.

Diante disso, neste artigo você compreenderá sobre o que é o omnichannel e como ele pode ser utilizado em sua empresa. Confira a seguir!

Conheça mais sobre o marketing omnichannel 

Você já sabe o que quer dizer omnichannel, mas é essencial entender também como ele funciona, assim como a forma que pode ser implementado em seu negócio. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos esclarecer neste artigo.

Quando falamos sobre uma estratégia de marketing omnichannel, estamos nos referindo à integração entre os canais de comunicação em sua empresa.

Para isso, as ações de comunicação precisam ser padronizadas, ou seja, deve haver uma unificação de linguagem e de interação com o cliente.

Em outras palavras, a marca precisa pensar acerca de seus posicionamentos, assim como na forma como se relaciona com o cliente. Além disso, é essencial tornar a experiência do consumidor positiva. 

Para que isso seja possível de forma otimizada e integrada, facilitando o acesso, seu negócio pode contar com canais como:

  • Redes sociais;
  • WhatsApp;
  • Blogs;
  • Chatbots;
  • Contato telefônico;
  • Email;
  • SMS;
  • Aplicativos.

Além disso, é essencial estar atento aos elementos que fazem parte do inbound marketing, ou marketing de atração. 

Isso se refere às estratégias de comunicação e de divulgação de seus produtos e serviços nesses diversos canais com o objetivo de atrair, fidelizar e se relacionar com o cliente. 

Para isso, é necessário que os canais de comunicação se complementem, ou seja, a linguagem e a comunicação não devem ser excludentes, mas sim atuarem de forma integrada.

Isso proporcionará mais facilidade no contato, mais potencial de alcance nas estratégias e um relacionamento de mais valor. 

Mais ainda, permitirá que os consumidores tenham uma comunicação contínua e unificada, visto que é possível iniciar o contato em um canal e finalizá-lo em outro sem que isso prejudique a interação, compra ou resolução de um problema.

Isso porque o cliente pode, por exemplo, fazer uma compra pelo aplicativo e retirar o produto presencialmente ou iniciar o contato pelas redes sociais e finalizar a compra no site de forma mais fácil, sem receber um tratamento diferente em cada canal de comunicação.

Assim, as mensagens que você transmite ao seu cliente precisam ter consistência, pois somente dessa forma será possível alcançar os objetivos prezados pelo marketing omnichannel. 

Mas por que sua empresa deve investir no omnichannel?

Quando falamos sobre estratégias aplicadas no ambiente do marketing digital, sobretudo na integração de canais de omnichannel, precisamos compreender acerca dos benefícios desse investimento. São eles:

  • Otimização das estratégias de marketing;
  • Melhora da credibilidade de sua empresa;
  • Bom posicionamento da sua marca;
  • Aumento da visibilidade frente aos potenciais clientes;
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Ampliação da captação de leads, assim como sua qualificação;
  • Possibilidade de fidelização dos clientes mais facilmente.

Com isso, é possível perceber que são muitos os benefícios de investir na integração dos canais de sua empresa, especialmente pela possibilidade de aumentar o número de clientes e de melhorar a experiência no contato com sua marca.

Se o cliente tiver um bom atendimento, assim como impressão e experiência positivas, ele poderá desenvolver uma fidelidade em relação ao seu negócio. 

Cabe ressaltar, ainda, que essa integração promove um melhor controle das equipes de atendimento, vendas e gestão, visto que as informações passam a ser gerenciadas, geralmente, em uma única plataforma que integra todas as informações de interação do usuário, tornando as estratégias mais assertivas e a comunicação mais direcionada.

O omnichannel na prática

Pensando em oferecer uma experiência positiva entre a marca e o cliente, existem algumas orientações que são importantes para sua empresa. 

A primeira delas diz respeito ao treinamento da sua equipe. 

Seus colaboradores precisam saber as ações e estratégias que serão utilizadas, além de serem treinados sobre como proceder e utilizar o processo integrado, tendo um manual de atendimento nas plataformas para reforçar a identidade da marca.

São os colaboradores que estão em contato direto com os clientes, por isso, é essencial pensar no treinamento e gerenciamento adequados para oferecer uma boa imagem. Afinal, eles é que representarão a marca.

Outra questão importante é desenvolver canais efetivos para os clientes, levando em conta uma boa hospedagem de site, o investimento em chatbots, a integração entre canais por meio de softwares, assim como a segurança e fácil transição entre os sistemas.

Nesse ponto, também é necessário considerar quais canais realmente atendem a audiência e a empresa consegue se disponibilizar. 

Afinal, é fundamental desenvolver a comunicação em uma plataforma que realmente seja possível alcançar os consumidores de forma qualificada.

Por fim, é importante pensar em uma loja física que seja qualificada para o atendimento presencial ao cliente e que também converse com os outros canais, tendo estoque e comunicação unificados, por exemplo. 

Como o BomControle pode ajudar na sua estratégia omnichannel

A integração entre o ambiente digital e o espaço físico é uma estratégia indispensável para sua empresa, seja para melhorar a interação com o público, proporcionar mais valor para o consumidor ou aumentar suas vendas.

Por isso, um sistema ERP, como o BomControle, é uma ferramenta essencial na elaboração e na organização do planejamento comercial e de marketing omnichannel. 

Com o sistema BomControle, você elimina os processos manuais e automatiza a sua empresa. Isso significa que você controla as atividades financeiras do seu negócio de maneira integrada entre os departamentos, ganhando tempo e confiabilidade de dados.

No entanto, suas vantagens vão além da integração e gerenciamento. O BomControle é um sistema de ERP completo, que oferece uma série de diferenciais competitivos que ajudam sua marca a aumentar as vendas. 

Conheça os principais módulos dessa ferramenta: 

  • Gestão Financeira: conciliação e registro automatizado de boletos, registro de todas as movimentações de caixa com visões mensais e anuais, criação de calendários e regras de reajuste para os contratos de clientes, emissão de nota fiscal de serviço e de produto, e muito mais. 
  • Controle de Estoque: gestão completa do estoque e dos produtos, o que permite que você calcule o giro das mercadorias, aperfeiçoe o processo de compras e diminua a pressão sobre o capital de giro da empresa.
  • Controle de Vendas: criação de vendas ou conversão de orçamentos, gerando receitas recorrentes, eventuais e parceladas, podendo personalizar as parcelas de acordo com o que for acordado com o cliente.
  • Gestão de clientes: gestão de leads através das melhores funcionalidades, ajudando a aumentar suas vendas por meio da automatização dos processos.
  • Service Desk: atendimento e suporte de excelência ao seu cliente. 
  • Gestão de Processos: criação, análise e ajuste dos processos de forma simples e automatizada.

Quer descobrir como gerenciar sua empresa pode ser muito mais fácil? Inicie um teste grátis do ERP BomControle e aproveite todos os nossos benefícios. 

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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