O que é Follow Up e como um CRM pode ajudar

Follow-Up é a mais importante atividade do vendedor

O follow up é uma das mais importantes atividades do vendedor, sabia? Isso desde muitos anos atrás. Apesar de muitos acharem a prática chata, é uma ótima ferramenta de convencimento. Afinal, uma prospecção ou venda nem sempre é concluída com sucesso se o vendedor não tentar entrar em contato constantemente com o potencial cliente.

Veja aqui um exemplo de follow-up: Primeiro o vendedor se apresenta, depois fala dos benefícios do produto e como ele resolve uma dor do cliente, e só então apresenta a oferta. A partir disso, é necessário um acompanhamento da negociação.

Os profissionais de vendas fazem folllow-ups para se informar sobre a proposta comercial e saber se o lead tem chances de fechar, alinhando as expectativas e se mostrando um verdadeiro vendedor consultivo. É como uma espécie de “resgate” do prospect, aumentando as chances de retomar a proposta e fechar a negociação.

A comunicação pode ser feita por reuniões presenciais ou remotas, por e-mail, telefone, LinkedIn, ou outras redes sociais e meios de comunicação. Telefone e reuniões agendadas ainda são os clássicos e principais canais de negociação.

Preparamos um conteúdo completo com todas as orientações necessárias para você dentro da sua empresa elaborar uma estratégia de follow-up de sucesso para sua equipe conduzir esse processo da melhor forma possível seja na pré-vendas, durante a venda e também nas pós-vendas. 

Até aqui você já deve ter conseguido entender que follow-up em vendas, é “acompanhamento de proposta”. Isso significa que, nessa etapa, todo o trabalho de Marketing e relacionamento já foi desenvolvido com o lead e a equipe de vendas já deu início ao processo de negociação. 

Por que follow-ups são importantes em um processo de vendas?

Ainda que a venda tenha sido realizada de forma correta, há casos em que o cliente demora para concluir a compra e fechar o contrato. Principalmente quando há outras pessoas envolvidas na decisão final.

Diante disso, os follow-ups são essenciais para manter o prospect próximos de sua empresa e minimizar as chances de ele se desinteressar pelo seu produto ou ser seduzido por alguma proposta da concorrência. Neste caso, o papel é conduzir o cliente em sua jornada de compra para que ele se sinta seguro.

É essencial ainda que o vendedor esteja atento às boas práticas durante o FUP, transmita empatia e deixe claro que está disposto a ajudar o potencial cliente a resolver os problemas e a superar os desafios de seu negócio.

Perguntar a ele também qual a melhor forma para entrar em contato pode garantir um follow up será mais assertivo. Não é legal entrar em contato sem um motivo, apenas por cobrança. É importante ter conteúdo como pesquisas de mercado para mostrar autoridade no ramo, oferecer serviços em ofertas e apresentar cases de sucesso para que o cliente feche negócio ou tenha interesse em retornar.

Leia também: Saiba mais sobre o CRM da BomControle

Uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), ajuda o vendedor a manter todas as informações e insights da conversa reunidas em um só lugar de maneira organizada. Além disso, com o CRM é possível programar o follow up a cada 1, 2 ou 3 semanas, de acordo com a necessidade do negócio.

Assim, todo histórico das reuniões e contatos ficam guardados para acesso remoto de forma prática, ágil e segura em dispositivos móveis como smartphone, tablet, laptop ou desktop.

O BomControle permite uma melhor gestão das oportunidades, propostas e cria cadências personalizadas para acompanhar todo o processo de negociação em andamento e vendas nas pontas dos dedos com um CRM integrado aos demais departamentos da sua empresa.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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