O que levar em consideração para contratar um CRM para sua empresa?

Se você está com dificuldade para desenhar uma boa estratégia de vendas, saiba que o principal motivo pode ser a falta de informação do negócio. Já pensou em adquirir um CRM para empresas? Essa pode ser uma solução eficiente para o problema!

Um sistema de Customer Relationship Management tem como papel auxiliar a gestão comercial. Com ele, a equipe terá todas as informações dos clientes organizadas em um único lugar, o que favorece os processos de venda.

Abaixo, descreveremos os fatores que devem ser considerados quando se contrata um sistema para gerir o relacionamento com o público e explicaremos como avaliar cada um. Continue a leitura e confira!

Integração com outras ferramentas

Uma empresa tem diversos departamentos, como comercial, Recursos Humanos, financeiro, marketing, entre outros. Para que a dinâmica de suas operações flua da melhor maneira possível, é preciso que todos os setores conversem entre si.

Dessa forma, as áreas poderão compreender de que forma as atividades de uma influenciam nos resultados apresentados pelas demais. Pense que o setor financeiro precisa saber quantas vendas são necessárias para efetuar o pagamento do salário de todos os colaboradores da organização.

O CRM tem o papel de facilitador do fluxo de informações dentro da empresa. Assim, cada segmento do negócio tem como saber quais são suas metas e de que forma deve agir para conseguir melhorar os resultados.

Mas não é só a integração interna que um bom CRM deve oferecer. O sistema também precisa possibilitar a integração com as demais ferramentas que são utilizadas nos processos da empresa, como automação de marketing, redes sociais e e-mail, entre outros softwares que facilitam as tarefas executadas pelos colaboradores.

Um funcionário do setor comercial, por exemplo, otimizará seu tempo de trabalho e aumentará sua produtividade se tiver acesso, em apenas uma tela, a todo o histórico de transações entre a companhia e o cliente. Esse simples fornecimento de informações pode melhorar bastante o relacionamento entre vendedor e consumidor.

Simplicidade e facilidade de implementação

É comum que os gestores, ao buscarem por um sistema de CRM, desejem uma ferramenta que disponha de muitos recursos. Assim, eles podem organizar todos os dados necessários e começar essa tarefa com força total.

Mas, antes de contratar um CRM para empresas, pense bem se você conseguirá utilizar todos os recursos que a opção mais completa do mercado oferece. Afinal, não adianta ter um Porsche em mãos se você mora em uma cidade onde a velocidade máxima permitida é de 70km/h, certo?

Portanto, avalie qual é a realidade do negócio e aposte em um modelo de CRM adequado para sua rotina. Então, conforme o empreendimento for crescendo, será possível fazer a troca por um software mais robusto no momento certo.

Por isso, nossa dica é: foque na simplicidade e na facilidade de implementação. Dessa forma, certamente ficará muito mais simples treinar a equipe para manipular o sistema (bem como adequá-lo ao modelo de negócio).

A melhor opção é buscar escalar o uso do CRM aos poucos, até que ele atinja sua performance máxima. Este será o momento certo para buscar outra opção no mercado.

Suporte ao cliente

Claro que as funções das quais o sistema de CRM dispõe são muito importantes, mas tão fundamental quanto isso é avaliar o suporte oferecido. A ferramenta disponibiliza algum tipo de treinamento? O contato é feito via chat, telefone ou e-mail? Existe alguma forma de consultoria inclusa na contratação do CRM?

Customização do software de acordo com suas necessidades

As ferramentas de CRM disponíveis no mercado são desenvolvidas para que possam se adequar a diversos modelos de negócios. Porém, sabemos que cada empresa tem seus próprios processos.

As atividades desempenhadas por uma organização variam de acordo com a necessidade operacional. Isso ocorre justamente para que ela possa se diferenciar de seus concorrentes e conquistar cada vez mais espaço no setor em que atua.

Por isso, é muito importante contratar um CRM que ofereça flexibilidade suficiente para modelar seus processos no sistema. O painel de controle do software precisa ser personalizável, de modo que você customize suas estratégias de venda e métricas de análise nele.

A principal vantagem é que, no lugar de perder tempo juntando dados em planilhas individualizadas e avaliando cada indicador separadamente, o sistema possibilitará a criação de filtros com os itens mais relevantes. Portanto, você acompanhará o desempenho obtido com todas as informações reunidas em um só lugar.

A praticidade de organizar tudo do seu jeito gera um acesso mais rápido aos dados da empresa. O sistema customizado também permite alterar as metas e escolher quais colaboradores estarão conectados a quais funcionalidades, entre outras praticidades.

Opção de gerar relatórios personalizados

O CRM não serve somente para registrar o histórico de relacionamento entre a companhia e seus clientes. O software precisa ser capaz de gerar relatórios customizados, a fim de otimizar a capacidade de análise do gestor.

Ao contratar um sistema com essa funcionalidade, sua equipe de vendas poderá economizar tempo na busca de informações. Dessa forma, os vendedores terão como foco o que realmente importa: vender!

Portanto, um CRM eficiente é aquele que coleta e fornece relatórios personalizados, com as informações inseridas pela equipe. Ele compila os dados, evitando que os colaboradores precisem fazer isso manualmente.

Analise se o sistema de CRM que você pretende contratar gera relatórios que mostrem as taxas de conversão de leads, a média de tempo que cada um leva em todas as etapas do processo de vendas e as atividades desempenhadas.

O importante é que você tenha acesso a todo o funil de vendas em sua tela, bem como possa avaliar se o time de vendas está conseguindo atingir ou não as metas que foram estabelecidas coletiva e individualmente.

Assim, o gestor do departamento comercial pode tomar decisões mais acertadas quanto ao que está funcionando e a tudo que precisa ser aprimorado. Isso permitirá que o negócio siga uma trajetória de crescimento sustentável.

Compreendeu o que é preciso avaliar na hora de contratar um CRM para empresas? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nessa tarefa!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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    Felix Schultz
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