Outsourcing financeiro: como um BPO pode reduzir erros e fraudes

Felix Schultz
Felix Schultz
Equipe de empresa analisando gráficos para melhorar a gestão de serviços.

Saiba o que é o outsourcing financeiro, quais atividades podem ser terceirizadas, como o BPO reduz os riscos e quais são seus benefícios.

Se sua empresa ainda não aplicou o outsourcing financeiro, saiba que está perdendo a oportunidade de crescer de forma sustentável. Afinal, essa é uma espécie de terceirização que auxilia as rotinas financeiras e permite encontrar oportunidades.

Conhecido como Business Process Outsourcing, os serviços de BPO financeiro são cada vez mais adotados no mundo todo. Tanto é que a expectativa é de um crescimento de 8,5% ao ano até 2028. Nesse ano, o mercado global deverá atingir US$ 405,6 bilhões.

Então, por que contratar o BPO financeiro para empresas? Neste artigo, entenda o que é esse tipo de outsourcing e seus benefícios. Acompanhe!

O que é BPO financeiro?

BPO financeiro é o processo de terceirização da gestão financeira da empresa. O outsourcing repassa para terceiros a realização de qualquer atividade. Por isso, a sigla significa Business Process Outsourcing.

Nesse caso, é específica do setor de finanças, visando a redução de riscos e problemas, além de otimizar os resultados.

Apesar do outsourcing financeiro, a empresa mantém o controle sobre os processos. Dessa forma, todas as regulamentações e normas são seguidas. A diferença é a possibilidade de ter lucros maiores devido aos profissionais especializados.

Quais serviços e atividades podem ser terceirizados?

Os serviços e atividades financeiros que podem ser terceirizados são:

  • gestão de contas a pagar e receber;
  • controle do fluxo de caixa;
  • gestão da folha de pagamento;
  • emissão de notas fiscais;
  • conciliação bancária;
  • elaboração de relatórios e demonstrativos financeiros;
  • cobranças judiciais e administrativas;
  • monitoramento e análise de indicadores financeiros.

Esses são apenas alguns exemplos. Isso porque o outsourcing das finanças pode envolver qualquer atividade operacional, isto é, não estratégica para o negócio.

De toda forma, a visualização de dados possibilitada por essa prática permite tomar decisões mais acertadas.

Quais são os principais riscos financeiros enfrentados pelas empresas?

Os principais riscos financeiros enfrentados pelas empresas são:

Riscos legais

Estão relacionados à falta de cumprimento dos acordos, especialmente daqueles sem contrato assinado.

Para evitá-los, é preciso seguir a legislação e fazer parcerias que cumpram todas as determinações.

Riscos de liquidez

Referem-se à incapacidade da empresa honrar seus compromissos. Normalmente, está relacionado à má gestão do fluxo de caixa. Isso faz com que entradas e saídas estejam em desequilíbrio.

Riscos de mercado

Esses riscos têm relação com a variação nos valores de produtos, ações, moedas e outros aspectos da macroeconomia. Portanto, um aumento da inflação impacta a sua empresa, por exemplo.

Riscos operacionais

São falhas geradas por eventos internos e externos em sistemas e processos. Quando acumuladas, causam problemas devido à ineficiência dos setores. Por isso, é preciso contar com o melhor BPO financeiro do mercado.

Quais são os benefícios do BPO financeiro?

Os benefícios do BPO financeiro são o aumento da agilidade e do controle nas atividades financeiras e contábeis derivado da automação.

Com isso, há uma visão holística do negócio, o que permite saber quais aspectos precisam ser melhorados por meio de dados dispostos em gráficos e relatórios.

Além disso, um levantamento indicou que o outsourcing nas finanças aumenta em 24% o desempenho na gestão e em 18% a expertise financeira. Sem contar que reduz em 12% os custos operacionais.

Veja outras vantagens do outsourcing financeiro:

Controle e visibilidade das finanças

O BPO financeiro permite identificar todos os custos fixos, tanto diretos quanto indiretos, e eliminar ou reduzir alguns deles.

Além disso, evita a compra de equipamentos, porque o custo do serviço segue a performance e a atividade organizacionais.

Ou seja, é possível reduzir custos com passivos trabalhistas. Também evita que as rotinas financeiras fiquem dedicadas a ações manuais. Assim, a equipe tem uma atuação mais estratégica e voltada para o core business.

Verificação de antecedentes

Com o outsourcing no setor financeiro, os antecedentes de colaboradores e fornecedores é feita com mais eficiência.

Dessa forma, você toma decisões mais estratégicas e bem informadas, evitando riscos legais, de reputação e relacionados a dinheiro.

Vale a pena observar que a verificação de antecedentes não elimina todos os riscos, mas favorece a escolha de parceiros e funcionários. Assim, a empresa se protege mais.

Clareza nos contratos e nos acordos

Os acordos e os contratos devem ter cláusulas claras para que ambas as partes saibam quais são todos os direitos e deveres. Caso contrário, há uma grande chance de haver questionamentos, inclusive no âmbito judicial.

Da mesma forma, todas as consequências de possíveis violações ficam descritas. Assim, todos os conflitos são solucionados com rapidez e mais eficiência.

Auxílio ao compliance e à conformidade regulatória

Um dos principais riscos das empresas é o regulatório. Ao implementar uma política de compliance, você diminui o potencial de ameaças e cumpre toda a legislação, até mesmo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Da mesma forma, existem riscos de conformidade. Eles exigem que a empresa cumpra todas as normas e as leis externas, além daquelas criadas internamente. Assim, o compliance ajuda nesse sentido.

Geração de relatórios e análise estratégica

O outsourcing financeiro leva à geração de relatórios com dados atualizados e precisos. Assim, você efetiva uma gestão data driven, favorecendo as tomadas de decisão acertadas.

Ao mesmo tempo, aplica-se uma análise estratégica, fundamental para o bom andamento e o crescimento sustentável do negócio.

Dessa forma, você saberá quando fazer investimentos, quais são mais viáveis e o que está levando a desperdícios de tempo e dinheiro.

Equipe especializada para lidar com riscos financeiros

O BPO financeiro oferece uma equipe especializada para lidar com riscos relativos ao setor. Assim, ela cuida de pagamentos de impostos, contas a pagar e a receber, além do controle do fluxo de caixa. Tudo isso gera mais benefícios e redução de custos pelo emprego correto dos recursos.

Qual a melhor solução de outsourcing financeiro?

A melhor solução de outsourcing financeiro é aquela que atende às necessidades da sua empresa. O BomControle oferece uma ferramenta profissional e completa para aumentar sua produtividade e o controle das finanças sem fazer sua estrutura crescer.

Assim, todos os seus clientes são gerenciados pela mesma plataforma e você define o que o usuário pode acessar e quais funções realizará.

Você ainda pode integrar o software aos principais sistemas contábeis do mercado e organizar as tarefas rotineiras da melhor forma possível.

Agora, você já sabe por que o outsourcing financeiro é tão importante para o negócio e sabe qual é a melhor solução de BPO para sua empresa. Portanto, com isso, é possível alcançar melhores resultados, reduzir custos e alcançar os objetivos organizacionais.

Então, que tal saber mais? Conheça o BPO BomControle e entenda como sua empresa pode chegar mais longe!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *