Saiba como fazer uma proposta comercial com estas 4 dicas

Felix Schultz
Felix Schultz
Saiba como fazer uma proposta comercial com estas 4 dicas

Profissionais de vendas precisam saber como fazer uma proposta comercial. O principal motivo é que este costuma ser um documento definitivo para a atividade. 

Nele é possível condensar tudo o que determinada oferta gera como valor na busca pela solução de um problema do cliente.

A questão é que este documento precisa ser construído de um jeito correto, considerando objetividade e tom adequados.

Nesse sentido, saber como construir uma proposta comercial é um diferencial. É por isso que preparamos este conteúdo. Confira 4 dicas essenciais e aprenda a elaborar o documento perfeito.

1. Saiba o que de fato é uma proposta comercial

Em linhas gerais, a proposta comercial é um documento. Ele costuma ser criado pelo departamento de vendas para ajudar a persuadir clientes. 

Assim, empresas que trabalham com processos mais sofisticados costumam identificar consumidores em potencial para entregar a eles essa proposta. E isso funciona tanto para projetos B2B quanto para B2C.

Normalmente, a venda começa com uma proposta comercial na qual existe a explicação a respeito de elementos como:

  • os motivos de a empresa ser a escolha certa;
  • quais são as qualidades da empresa;
  • os motivos de a solução em questão ser a ideal;
  • os valores do empreendimento;
  • os diferenciais.

Em resumo, a proposta comercial é uma espécie de guia que permite à sua empresa deixar claro para o cliente quais são as soluções que ela oferece.

A questão é que, para ter como fazer uma proposta comercial de qualidade é preciso, em primeiro lugar, montar o documento de acordo com o que realmente pode ser de interesse do cliente.

2. Conheça a estrutura de uma boa proposta

Na prática, a proposta comercial se concentra em 3 partes, que são:

  • a descrição do produto ou serviço;
  • a explicação de como a demanda do cliente será resolvida;
  • a entrega de um orçamento preliminar.

É claro que é possível trabalhar para oferecer um maior detalhamento. E isso pode ser feito de acordo com o seguinte modelo: 

1. Título.

2. Índice.

3. Sumário executivo.

4. Declaração do problema.

5. Solução proposta.

6. Qualificações.

7. Cronograma.

8. Preços, faturamento, além de informações legais.

9. Termos e condições.

10. Aprovação.

Simplificando, existe uma ordem na qual devem constar as principais informações sobre o projeto. 

É preciso respeitar essa ordem para garantir formalidade ao documento e simplificar a análise de clientes. Especialmente aqueles que já estão acostumados com esse tipo de procedimento.

3. Confira recomendações para a elaboração da proposta

Atenção a alguns pontos sobre como fazer uma proposta comercial. Especialmente a declaração do problema e a solução proposta devem ser apresentadas de maneira clara.

O ideal é que a sua empresa conheça um caminho seguro para resolver as questões que mais incomodam o público-alvo e que, ainda que precise de um valor mais alto para conseguir isso, ela o faça com excelente relação entre custo e benefício. 

Essa costuma ser a chave para persuadir clientes e conseguir bons negócios. Além disso, procure ter a certeza de que a sua lead está de fato alinhada com o seu perfil ideal

É interessante que o documento seja trabalhado de acordo com a conformidade entre eles. 

Quando isso não acontece, mesmo que a sua solução seja boa, ela pode não ser a mais indicada para o seu cliente, fazendo com que a sua empresa perca tempo e ele também.

Além disso, é preciso dar prioridade às demandas do comprador

E esse é um ponto essencial da proposta comercial. Tenha em mente as eventuais dores, desejos e necessidades do seu público-alvo e em função disso, elabore o documento.

4. Saiba como fazer uma proposta comercial tendo a tecnologia como aliada

Com ferramentas tecnológicas, fica muito mais fácil conseguir esse alinhamento essencial entre o seu lead e o perfil de público ideal. 

Soluções como o ERP Bom Controle apresentam módulos específicos que ajudam a sua empresa a cadastrar propostas de maneira facilitada. Além disso, ele conta com um layout próprio e totalmente personalizável.

Com o módulo CRM, toda a operação envolvendo a proposta comercial fica mais facilitada. Assim, o trabalho com dados tende a se tornar algo mais para garantir qualidade ao documento.

Isso sem falar de outros diferenciais como o de ter como fazer a assinatura eletrônica de uma proposta dentro do sistema.

Entre em contato com a gente e conheça o ERP Bom ControleERP Bom Controle. Nós vamos ajudar a sua empresa a sofisticar mais essa parte do empreendimento.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *