Taxa de Conversão: entenda o que é, como otimizá-la e aprenda a usar os dados a favor do seu negócio!

Otimização da taxa de conversão no funil de vendas

A taxa de conversão (CRO) serve para indicar como estão os resultados das estratégias aplicadas em seu negócio digital e identificar os pontos que podem ser melhorados nos processos de marketing e vendas da sua empresa. Dessa forma, é possível converter a maior quantidade de leads para ação que você deseja. 

A partir desses dados, o setor de marketing entende mais a respeito do seu público-alvo e sobre quais são as melhores estratégias para impactar o cliente em potencial.

É comum que vocês acreditem que essa taxa só se aplica somente à conversão de vendas. Porém, cada etapa do funil de vendas pode ser medida pela mesma fórmula desde quando o indivíduo é apenas um visitante e potencial cliente até o momento de fechar a compra e se tornar o cliente. 

Vamos entender como calcular a taxa de conversão e otimizar os resultados do seu negócio digital?

Afinal, o que é taxa de conversão? 

A conversão ocorre quando a empresa consegue levar o potencial cliente a determinada ação dentro da jornada de compras. Neste caso, a taxa de conversão é uma fórmula que revela se a estratégia de marketing da empresa está alcançando seus objetivos.

Vale ressaltar que não se resume a quantidade de vendas realizadas, uma vez que pode representar outras conversões, desde o lead preencher ao formulário disponível na página, a seguir a um Call to Action (CTA).

Assim, é possível que você entenda o resultado obtido em cada etapa e em qual delas é preciso melhorar. Certamente, se houve uma falha em etapas iniciais, a quantidade de pessoas que chegaram até a compra, no fundo do funil de vendas, será menor.

E como medir a taxa de conversão?

Fazer essa métrica pode parecer confuso, mas o cálculo é bem simples!

O primeiro passo para calcular a taxa de conversão é definir qual é o objetivo, ou seja, qual ação dos leads você deseja analisar. Primeiramente identifique os possíveis clientes, realize a qualificação de leads, identifique as oportunidades e as vendas concretizadas.

Depois, com esses números em mãos, é só fazer o cálculo para a seguinte fórmula: 

O número de vendas dividido (/) pelo número de visitas multiplicado (X) por 100

Veja um exemplo: se mil pessoas visitaram sua página em um dia e cem delas realizaram a compra, a taxa de conversão daquele dia foi de 10%.

Da mesma forma acontece no marketing digital, mas a métrica é calculada por outras perspectivas como cliques no anúncio e visitas na landing page, por exemplo.

Qual a porcentagem é uma boa taxa de conversão?

Depende, não adianta comparar o seu resultado com o de concorrentes nem de outros segmentos, pois existe uma série de fatores que podem diferenciar entre um negócio e outro. O melhor é ter uma meta estabelecida e identificar se ela foi alcançada ou não.

Outra boa prática é analisar a taxa junto com outras métricas que são importantes para o seu negócio como taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques, CAC (Custo para Aquisição de Clientes), ROI, custo por lead entre outras métricas.

A cada nova análise você vai entender melhor sobre a própria realidade e conseguir ser mais preciso na interpretação dos resultados.

Como otimizar a taxa de conversão?

Entenda o público

Imagine a quantidade de informações que dá para extrair com os dados que o negócio digital oferece. Se você conseguir fazer boas análises e focar nas estratégias corretas, com certeza vai aumentar a taxa de conversão. A análise pode ser quantitativa ou qualitativa.

Na análise quantitativa, busque ferramentas como o Google Analytics, uma plataforma gratuita que identifica todo tipo de dados relacionados aos visitantes do site como dispositivos utilizados pelo cliente, canal de marketing que atraiu o potencial cliente, ponto de abandono da página, etc. A ferramenta transforma esse compilado em relatórios completos e fáceis de entender.

Já a análise qualitativa exige um pouco mais de estratégia. O ideal neste caso são pesquisas de satisfação com respostas mais aprofundadas do potencial cliente para conhecer melhor as preferências do público.

Realize testes A/B

O teste A/B consiste em comparar duas versões de um mesmo conteúdo para entender qual vai ter uma maior conversão. As diferenças entre uma e outra são poucas, e costumam ser sutis justamente para entender quais aspectos fazem o resultado mudar.

As modificações podem ser, por exemplo, a cor da página a ser visitada, a URL, descrição da oferta, posicionamento do botão de Call to Action, etc.

Crie automações para nutrir os leads

Imagine que muitas pessoas conhecem a sua empresa e até visitam o seu site. No entanto, o portal é logo esquecido, seja porque não entrega o conteúdo desejado ou os materiais não são adequados para o cliente em potencial. O primeiro passo é criar o conteúdo com constância e qualidade. Invista em uma equipe para isso.

A automação de marketing permite integrar conteúdos personalizados para os leads corretos e em grande escala. Essa estratégia pode ser utilizada, por exemplo, para o famoso disparo de e-mails, o e-mail marketing. Assim o funil de vendas vai ser utilizado e os leads evoluirão até chegar na etapa de compra.

Entenda sobre o funil de vendas

Conhecer o cliente e as etapas pelas quais ele passa no funil de vendas até a concretização da venda é fundamental para que a conversão seja um sucesso. 

Além da geração de tráfego, é importante entender de onde esse tráfego vem e qual estratégia é a mais adequada para atender a esse público, para que as conversões efetivamente aconteçam.

Alcançar uma boa performance em negócios digitais abrange uma série de fatores e a taxa de conversão é essencial para facilitar a identificação de pontos fortes e fracos em suas estratégias. Por isso, não deixe de usar essa fórmula tão simples e poderosa. 

E se sua estratégia for aliada a tecnologias inovadoras, você pode crescer ainda mais, sabia?

Utilize a tecnologia para automatizar os dados!

O acompanhamento das métricas é uma estratégia que permite realizar previsões aprimoradas, pois são baseadas em dados e por isso, podem ser ainda melhores quando aliadas a ferramentas como o CRM, que automatiza dados de forma inteligente e simplificada, além de ser bastante útil para as estratégias de vendas, atendimento, marketing e pós-vendas das empresas. 

Utilizar métricas e acompanhar a jornada do cliente pode ficar ainda mais simples com o CRM BomControle, uma plataforma completa e personalizada que se adapta aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento, para a gestão de seu funil de vendas, com diversas ferramentas exclusivas. Aumente suas vendas otimizando a taxa de conversão por meio de processos automatizados!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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