Se um vendedor estimulado é capaz de trazer grandes resultados para a empresa, imagine um time inteiro! A motivação da equipe de vendas é o primeiro passo para bater metas, ultrapassar a concorrência, conquistar novos clientes e fechar o faturamento em alta.
Porém, essa não é uma tarefa fácil. As atribuições, cobranças e pressões do dia a dia acabam apagando um pouco a incitação dos colaboradores. Por isso, é fundamental ter campanhas pontuais e um programa permanente de incentivo. Quer saber como fazer isso tudo acontecer? Continue lendo.
Seja um líder e não um chefe
Não se chateie. Mas a primeira dica é para você, e não para os vendedores. A postura do gestor é um dos fatores mais importantes para manter a motivação da equipe de vendas. Você precisa levar a sério o papel de líder em vez de chefe que só cobra. Conduza o seu grupo, saia à frente, compre briga por ele e seja o primeiro a dar a cara a tapa. É a forma mais leal de engajar as pessoas.
Esqueça o dinheiro
Isso não é um conselho de algum hippie maluco. Mas você sabia que o dinheiro nem sempre é a principal motivação dos colaboradores? Na verdade, os melhores profissionais estão sempre em busca de novos valores para agregar ao histórico profissional. É óbvio que o salário é importante, mas alguns benefícios que não agregam cifras no final do mês também são relevantes.
Formule regras claras
De nada adianta uma política de incentivos que ninguém entende. Ora tem comissão, ora bonificação e ora nenhum centavo! Portanto, antes de sair prometendo o mundo e fundos para os seus vendedores, formule no papel quais são as regras das campanhas ou programas de incentivo, e certifique-se de que a equipe entende as definições aplicadas a elas.
Tenha programas permanentes
Muitos vendedores gostam de contar com a estabilidade. Saber exatamente os percentuais das comissões e dos bônus faz com que ele se sinta motivado e busque uma meta salarial para si. Logo, mantenha um programa permanente de incentivo para que todos os vendedores tenham em mente as benesses oferecidas e o quanto eles podem conquistar ao alcançarem as metas.
Faça campanhas pontuais
Não é porque você mantém um programa fixo de incentivo que vai abrir mão de esquentar um pouco mais a relação empresa x vendedor. As campanhas pontuais são ótimas oportunidades de instigar ainda mais o que já é feito no dia a dia. Natal, Dia dos Namorados, das mães, lançamento de novos produtos, entre outros, tudo isso é desculpa para dar o pontapé inicial em uma campanha factual.
Treine continuamente
Um funcionário bem treinado é mais motivado. Embora inicialmente a relação não tenha tanto sentido, ela se torna verdadeira à medida que entendemos que os melhores profissionais querem aprender sempre. Então, crie um ambiente que seja facilitador para o desenvolvimento profissional e pessoal do vendedor. Promova capacitações na sua área e retenha talentos para a sua empresa.
Disponibilize recursos
Tudo o que um bom vendedor quer é estrutura. Se você der as condições ideais de trabalho, ele vai longe. Na prática, disponibilizar recursos nada mais é do que uma obrigação do empregador. Desse modo, confira as condições dos veículos, das refeições, do fardamento, da identificação e dos utensílios de registros, como talões, palmtop, tablet, celular e outras ferramentas que podem trazer problemas na execução das vendas.
Dê condições de negociação
Independência. Quem não gosta de trabalhar com ela? Embora faça parte de uma organização, o vendedor é um dos poucos cargos que precisam ter mais liberdade. Para fechar negócios com propriedade, o vendedor tem que ter uma certa flexibilidade para conduzir as negociações e saber a hora certa de bater o martelo. É o seu papel dar condições para ele.
Reconheça as competências
Todos nós podemos nos esquecer o quão nobre é a nossa missão para a empresa, mas cabe à gestão nos lembrar sempre que possível. Sabe como? Elogiando em público, dando feedback positivo e reconhecendo as conquistas individuais. A regra é simples: elogie em público e corrija em particular. Não há nada mais recompensador.
Diminua a rotatividade
A motivação da equipe de vendas está diretamente ligada à rotatividade do grupo. Em um ambiente em que há demissões frequentes, o ânimo acaba sendo afetado. É natural que a área de vendas seja uma das que mais contrate e demite, porém, é crucial que você forme um grupo fiel. Aproveite para dar oportunidade para quem começou em outras áreas e que tenha potencial. Deixe que eles façam carreira na sua empresa. É um ganho enorme para ambos os lados.
Avalie constantemente
Não faça reuniões só para cobranças. Promova reuniões de avaliações produtivas e constantes. Uma ótima forma de identificar o que está errado é ouvindo os vendedores. Eles estão na ponta do seu negócio e têm muito a contribuir para o progresso do setor. Reserve um tempo semanal ou mensal para esse encontro.
Faça parcerias com fornecedores
Nem sempre você precisa pôr a mão no bolso para motivar os seus vendedores. Os seus fornecedores poderão ser grandes aliados nessa missão. Entre em contato com os setores de marketing deles e firme parcerias. Eles podem incentivar a equipe com premiações, produtos, viagens e outros produtos acessíveis aos segmentos que atuam.
Comemore as conquistas
Sim! Não deixe passar em branco uma grande conquista do seu negócio. Se a meta do mês foi batida, promova uma comemoração típica: almoço, café da manhã ou até um coffee break. O importante é comemorar da maneira mais socialmente reconhecida: com comida e umas boas palavras de agradecimento e incentivo.
Conquiste os familiares
Muitas vezes a maior motivação da equipe de vendas está fora da empresa. É a sua família. Se você souber incluí-la no contexto empresarial, poderá assegurar um estímulo a mais para os seus vendedores. Crie oportunidades de interação entre os familiares e a empresa, como no dia das crianças ou datas comemorativas. Saiba que a opinião positiva de um parceiro ou de um filho tem um peso muito significativo na postura do colaborador.
O vendedor é aquele que tem contato direto com o seu cliente. A sua insatisfação pode afetar diretamente o seu consumidor final e prejudicar pontualmente os negócios. Se você não quer que isso aconteça, não subestime a motivação da equipe de vendas e dedique-se a ela. Se esse artigo lhe ajudou compartilhe-o nas suas redes sociais e contribua para a tomada de consciência de outras pessoas.