6 formas de disseminar a cultura da empresa para os funcionários

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A cultura da empresa está relacionada a tudo que envolve o dia a dia do seu negócio —  incluindo os valores e comportamentos adotados pelo seu pessoal. Ela funciona como uma diretriz e serve para nortear a mentalidade e as ações dos colaboradores.

Em outras palavras: os costumes, a forma de se comportar, as crenças, as políticas internas, os jargões etc, são baseados na cultura da empresa. Por meio dela é definido as práticas que são valorizadas e os hábitos que o seu grupo desenvolve.

Lembre-se que a cultura estabelece como uma sociedade deve se comportar. Assim, dentro de uma empresa, o processo é o mesmo. Por isso, muito desse padrão empresarial vem como consequência dos fundadores ou mesmo dos primeiros integrantes da corporação. Essa visão de negócios pode ajudar o seu empreendimento a crescer cada vez mais ou destruí-lo.

Desse modo, é preciso sempre adaptar a cultura da empresa com as novas metas de negócio. Mas, o que pode ser feito para difundi-la para os colaboradores? Veja, a seguir, as 6 dicas que separamos para você ser bem-sucedido nesse processo!

1. Coloque a cultura da empresa em primeiro plano

Colocar a cultura em primeiro plano envolve apresentar o que a empresa valoriza e qual é o comportamento esperado de cada um dos seus funcionários, de forma que eles possam tomar decisões mais assertivas no dia a dia.

Uma equipe que desconhece a cultura formal de uma empresa dificilmente vai conseguir colocar em prática o que é valorizado e, possivelmente, se frustará, sem saber lidar com as diversas situações que surgem rotineiramente no trabalho.

2. Faça contratações com base na cultura

Na hora de contratar o seu pessoal é preciso levar em consideração se o perfil de pessoas selecionado está de acordo com a visão da empresa. Uma corporação que tem a diversidade como um de seus valores, por exemplo, deve fazer contratações que demonstrem isso e não apenas empregar um único perfil.

Outra coisa que pode ser feita no momento da entrevista é tentar entender quais são as crenças e os valores que cada indivíduo tem, mesmo antes de ser contratado. Isso vai ajudar você a saber quem tem uma visão mais próxima com a que a organização desenvolveu e valoriza, evitando possíveis dificuldades do colaborador em se adaptar a cultura organizacional.

3. Trabalhe a liderança

Lembre-se que a liderança da sua empresa deve, antes de qualquer coisa, colocar em prática a cultura da empresa. Mostrar que prioriza os valores da organização é a melhor maneira de mostrar para os demais colaboradores que eles também devem fazer isso.

Essa atitude vai ajudar todos os funcionários a focar nos objetivos, levando em consideração a cultura da empresa. No momento em que surgir um conflito, eles saberão exatamente quais são as ações que a organização valoriza, e não terão dúvidas de que caminho tomar para resolver a situação.

Quer um exemplo disso? Pense em uma empresa que tem em sua cultura a política de transparência. Esse valor deve nortear um funcionário ao lidar com um pequeno atraso na entrega de um produto ou serviço para o consumidor. No momento em que ele perceber que isso pode acontecer, deverá ligar para o cliente e ser honesto, explicando a situação, e informando o momento de chegada do produto ou conclusão do serviço corretamente.

4. Invista em treinamentos

Uma excelente forma de disseminar a cultura da empresa é investir em treinamentos para os colaboradores. Assim, fica mais fácil que o funcionário enquadre as suas ações com o que é esperado pela corporação. Nesse sentido, podem ser feitas palestras que mostrem como é importante uma determinada atitude dentro do ambiente corporativo, por exemplo.

Outra maneira de ajudar a sua equipe a colocar em prática a cultura da empresa é realizar treinamentos de integração. Com isso, no momento em que uma pessoa começar a trabalhar no empreendimento já entrará sabendo quais são as atitudes valorizadas e esperadas no negócio.

5. Ofereça recompensas

Quando uma pessoa faz algo bem-feito é normal que ela espere algum tipo de reconhecimento por isso. Um funcionário que não se sente reconhecido provavelmente ficará desmotivado a colocar em prática as ações que são valorizadas pela empresa, dificultando a disseminação da cultura.

Por isso, procure meios de oferecer recompensas as ações assertivas que a sua equipe tem. Lembre-se que isso nem sempre tem a ver com um aumento salarial. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • dê feedbacks, motivando os funcionários a serem cada vez melhores;
  • tenha um programa de sugestões e adote as melhorias sugeridas sempre que possível;
  • promova comemorações e não as encare como despesas que poderiam ser evitadas;
  • use o e-mail, ou outra forma pessoal, para elogiar a atitude do colaborador e mostrar que ele é uma peça importante da sua empresa.

6. Identifique os pontos fracos e fortes

Infelizmente, não é possível ter uma cultura organizacional perfeita. Por isso, é preciso tirar tempo para identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, analisando os comportamentos e hábitos que precisam de melhorias. Isso vai ajudá-lo no alinhamento das metas que são definidas pela corporação.

Nesse momento, também é interessante encontrar quem são os colaboradores com um comportamento mais influente com os colegas de trabalho. É possível usar essa influência para disseminar ainda mais a cultura da empresa com o seu quadro de funcionários.

Atitudes como essa diminuirá cada vez mais a diferença que existe na cultura que foi estabelecida pela empresa, ou seja, a formal para a informal — o real comportamento dos colaboradores na corporação.

A cultura da empresa funciona como um “norte” para direcionar as ações dos colaboradores, sendo um aspecto essencial para a organização que busca se destacar no mercado. Desse modo, tomar as atitudes listadas até aqui, garantirá que a sua equipe tenha uma única visão sobre a forma da empresa trabalhar e, juntos, alcançarem os resultados esperados.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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