Gestão de serviços: a importância de implementar no seu negócio

Felix Schultz
Felix Schultz
Equipe de empresa analisando gráficos para melhorar a gestão de serviços.

Uma boa gestão de serviços é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. É a partir de um devido controle sobre os procedimentos que as organizações conseguem se diferenciar umas das outras para prosperar.

A questão é que, para colocá-la em prática, é necessário considerar uma série de fatores, como:

  • entendimento do perfil dos clientes;
  • padronização dos procedimentos a serem feitos;
  • qualificação da equipe;
  • adoção de tecnologias específicas.

Como resultado, é possível contar com uma gestão de serviços que oferece orçamentos mais detalhados, contratos claros e bem definidos, além de maior inteligência nas ações do dia a dia.

Para entender como funciona, continue a leitura do conteúdo!

A importância da gestão de serviços dentro da empresa

Quando uma empresa consegue estabelecer uma boa gestão de serviços, ela consegue:

  • ganhar eficiência nos processos; 
  • reduzir consideravelmente seus custos; 
  • conquistar a lealdade dos consumidores.

Dessa forma, podemos dizer que a gestão de serviços está diretamente relacionada à eficiência operacional do negócio e à satisfação do cliente.

No entanto, para implementar adequadamente a gestão de serviços, é essencial considerar diferentes aspectos, como o entendimento do perfil dos clientes e a capacidade de revisar os processos que a empresa executa.

Indicadores de qualidade para serviços

O trabalho com indicadores de qualidade permite o uso de métricas para a empresa avaliar seu desempenho em determinado procedimento. Assim, ela tem como saber se suas ações estão conforme as expectativas.

Além disso, os indicadores de qualidade para serviços podem ser divididos em várias categorias. Entre as principais estão:

  • qualidade de entrega; 
  • eficácia dos resultados; 
  • organização. 

Quando nos referimos à qualidade de entrega, precisamos pensar no nível de atendimento ao cliente e na capacidade de atender às suas necessidades de forma rápida e eficiente. 

No entanto, resultados eficazes, por sua vez, incluem a efetividade do serviço e a própria satisfação do público, além do cumprimento de acordos e SLAs (Service Level Agreement).

Já a organização está relacionada à capacidade que uma empresa tem de gerenciar a entrega do serviço de maneira eficiente, por meio de processos bem definidos e de uma equipe altamente qualificada.

Como otimizar a gestão de serviços

O ideal é que a empresa considere diferentes etapas para garantir que o processo se dê da maneira mais eficaz possível. Portanto, é recomendável ter em mente os seguintes elementos:

Criar orçamentos mais detalhados

Neste aspecto, é preciso considerar todos os custos envolvidos na prestação do serviço, incluindo:

  • mão de obra;
  • equipamentos;
  • materiais;
  • despesas administrativas.

A ideia é que esse seja um passo importante para garantir a viabilidade financeira.

Fazer a reformulação do contrato

É preciso que esse documento seja revisado e atualizado regularmente. Desse modo, aumentam as chances de ele refletir a realidade da prestação de serviços.

Assim, é essencial que, a cada revisão, os termos e as condições sejam claros e objetivos, incluindo garantias e compromissos da prestadora. Entre outros, podemos citar:

  • prazos de entrega;
  • qualidade do serviço;
  • suporte técnico;
  • penalidades diante de não cumprimento.

Elaborar uma proposta comercial explicativa

É essencial destacar vantagens e benefícios do serviço oferecido, além das garantias e  compromissos da prestadora.

Nesse sentido, a proposta precisa estar bem estruturada, para que o cliente possa entender facilmente aquilo que está sendo oferecido. 

Realizar o monitoramento de desempenho da equipe

Os envolvidos com a prestação de serviços precisam ter uma noção clara a respeito dos resultados a serem alcançados.

Dessa forma, é preciso que haja monitoramento. Isso permitirá identificar possíveis problemas e tomar medidas corretivas para garantir a eficácia do processo. 

Atuar na melhoria contínua

Essa deve ser parte integrante da gestão de serviços para garantir a evolução contínua do processo. Assim, ela pode ser feita por meio de:

  • identificação e implementação de melhorias nos processos;
  • capacitação da equipe;
  • uso de tecnologia;
  • análise constante dos resultados obtidos. 

Como a tecnologia pode contribuir para a gestão de serviços

Portanto, além do que já foi mencionado, é essencial investir em tecnologia. Nesse sentido, o trabalho com um bom ERP é essencial.

Um ERP para serviços pode fornecer várias funcionalidades valiosas, tais como:

  • gerenciamento simplificado e automatizado de projetos; 
  • planejamento de recursos; 
  • maior controle financeiro
  • gerenciamento preciso de contratos; 
  • melhor monitoramento de desempenho. 

Portanto, com essas funcionalidades, é possível ter uma visão completa da operação e tomar decisões mais informadas e estratégicas.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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