Profissionalizar a gestão de uma empresa faz parte do seu processo de crescimento, pois a torna mais competitiva e rentável no mercado. Um empreendedor, geralmente, inicia seu projeto com poucas pretensões e expectativas. Isso vem acompanhado de práticas e políticas internas que, com o desenvolvimento do negócio, se mostram inadequadas.
Para conseguir alcançar o sucesso que deseja, o empresário precisa reconhecer a necessidade de promover mudanças em todos os níveis hierárquicos do empreendimento. Esse processo vai envolver a seleção de novas metodologias de gestão empresarial.
A cultura organizacional também deve ser vista de outra forma: ela precisa ser capaz de orientar e motivar os colaboradores. Além disso, serão definidas as melhores ferramentas de gestão e produção para acompanhar e otimizar os resultados.
Profissionalizar a gestão vai fazer com que você mude a estratégia do seu negócio de forma a alcançar resultados antes inesperados no mercado. Mas como fazer isso da forma correta? Confira os 8 passos que preparamos para você a seguir!
1. Defina a missão, a visão e os valores
A missão é a razão pela qual a empresa existe. Os proprietários criaram o empreendimento com a finalidade de solucionar algum problema do seu público-alvo. Assim, foram definidos seus objetivos sociais, humanos e financeiros.
Embora esteja associada à missão, a visão do negócio tem um significado diferente. Ela diz respeito ao caminho que a empresa vai tomar, ou seja, à trajetória que vai percorrer para crescer no mercado, pensando em toda a sua estrutura.
Já os valores são complementares à visão e à missão de um negócio. Eles correspondem às motivações, ou seja, ao que faz com que a companhia seja ativa todos os dias e focada em seus objetivos, mostrando a importância do produto ou serviço a ser oferecido ao cliente.
Pode ser que, em um primeiro momento, isso não tenha ficado claro a todos os colaboradores da empresa. Portanto, no decorrer do processo de profissionalização da gestão, é importante tirar um tempo para definir sua missão, sua visão e seus valores. Assim, fica mais fácil saber aonde se espera chegar.
2. Pense no planejamento sucessório
O planejamento sucessório nas empresas (especialmente as familiares) é muito importante. Nele, documenta-se quem terá a responsabilidade de administrar o negócio depois da morte do atual dono — isso evita que sejam causadas quaisquer situações desconfortáveis ou até brigas entre seus entes.
Tal planejamento é importante para que a empresa não sofra demais no processo de transição entre um responsável e outro. Afinal, o sucessor deve estar preparado para assumir as funções que serão delegadas a ele.
3. Crie um plano de ação
Outra questão importante para profissionalizar a gestão da sua empresa é ter planos de ação bem elaborados. Alguns pontos precisam ser decididos antes de acontecerem. Assim, toda a sua equipe estará o mais preparada possível para lidar com as emergências que possam surgir no dia a dia.
Na hora de montar o plano de ação, é importante procurar por ideias e conversar com os funcionários sobre as dificuldades que enfrentam diariamente. Assim, o planejamento a ser estipulado será o mais realista possível e evitará possíveis erros.
4. Prepare um organograma
É possível saber, de modo claro, quem é o responsável por cada uma das atividades da sua empresa hoje? Criar um organograma pode facilitar a distribuição das tarefas. Assim, fica claro qual é a função de cada um e, caso necessário, você pode fazer a redistribuição das atividades, com o objetivo de não deixar nenhum colaborador sobrecarregado.
Vale a pena destacar que a criação de um organograma também faz com que as pessoas saibam quem procurar para resolver cada uma das situações. Isso resulta na otimização de tempo da sua equipe.
5. Elabore o orçamento empresarial
Não se esqueça de ter um orçamento empresarial bem definido, pois, nesse momento, também é preciso estabelecer quais são as prioridades do negócio. Assim, fica mais fácil lidar com as emergências do dia a dia.
Ainda é preciso destacar a importância de verificar o capital de giro necessário para a empresa e quais são os investimentos a serem feitos, alinhando tudo isso ao fluxo de caixa da corporação. Dessa forma, vocês estarão preparados para crescer e lidar com diversas situações.
6. Contrate profissionais de fora
Nem sempre é possível encontrar profissionais prontos para as funções que demandam mão de obra dentro da empresa. Por isso, não hesite em investigar o perfil de que necessita e contatar uma pessoa qualificada, que tenha muito a acrescentar ao seu negócio. Isso vai garantir que vocês continuem se desenvolvendo no mercado.
7. Monte times de marketing, vendas e controladoria
O time de marketing deve ser o responsável por pensar no cliente e divulgar as ações da sua empresa de forma que sejam atraídos novos consumidores à marca. Enquanto isso, a equipe de vendas precisa estar preparada para receber os atuais e futuros clientes, aumentando a contratação de seus produtos e/ou serviços.
A equipe da controladoria conseguirá focar no controle financeiro. Tomar essa atitude vai tornar mais eficientes os processos de atração e retenção de clientes. Além disso, sua parte financeira terá um melhor controle, evitando a inadimplência.
8. Utilize um sistema de gestão
Por último, mas não menos importante: é preciso selecionar um sistema de gestão empresarial no mercado. É por meio dele que você vai conseguir acompanhar os resultados de todo o seu processo de profissionalização. Além disso, será possível colher benefícios, como:
- automatização de tarefas, que resulta na diminuição de erros;
- redução do desperdício (tanto do tempo quanto dos recursos da empresa);
- integração de todos os setores do negócio;
- manutenção da organização;
- simplificação do trabalho de seus colaboradores.
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Está claro que profissionalizar a gestão da empresa é um processo muito importante para o seu desenvolvimento. Na medida em que coloca em prática os passos que citamos neste artigo, você fica muito mais próximo de alcançar a competitividade que deseja no mercado.