7 dicas para ter sucesso nas vendas: saiba mais

Colaborador colhendo resultados de sucesso nas vendas

O sucesso nas vendas envolve práticas que possibilitam atingir melhores resultados e promover o crescimento do seu negócio. 

A mudança no perfil do consumidor demonstra que o sucesso nas vendas está muito mais relacionado com o foco dado ao cliente do que com o produto ou serviço em si.

Isso significa que o vendedor, mais do que apenas entregar uma mercadoria, deve oferecer uma solução. Como resultado, poderá conquistar a confiança do cliente, ser reconhecido pelo trabalho e contribuir para que a empresa se estabeleça como referência. 

Dessa forma, é importante estabelecer e cumprir hábitos para que a área comercial seja mais organizada e efetiva.  

Para ajudar você nessa tarefa, listamos a seguir algumas dicas para sua empresa ter mais sucesso em vendas. Continue a leitura e confira. 

Importância de buscas as melhores vendas

O sucesso nas vendas é o que norteia qualquer negócio. Afinal, a venda representa o dinheiro que entra, garantindo os recursos necessários para custear as operações da organização.

No entanto, o faturamento não é suficiente para que uma empresa vá bem. Esse indicador também deve buscar vender mais e melhor, encantar e fidelizar os clientes e ter um time engajado e motivado.   

Portanto, se você deseja sucesso em vendas, é preciso ir além do que é cômodo. Só assim será possível alcançar margens de lucro e estabelecer relações de confiança com clientes, funcionários e fornecedores. 

Dicas para ter sucesso nas vendas 

1. Conheça o seu cliente

Para ter maiores chances de sucesso nas vendas, o primeiro passo é saber as informações sobre a persona da empresa. 

Com isso, é possível entender as dores do cliente e criar uma conexão que torne o lead menos resistente, abrindo espaço para apresentar e negociar o seu produto ou serviço. 

Além disso, as informações permitem personalizar o atendimento à realidade do cliente, oferecendo a solução adequada para cada momento na jornada de compra. 

2. Foque no atendimento, não na venda

A quantidade de informações disponíveis nos diversos meios de comunicação mudou o perfil do consumidor. Diante disso, falar com os leads apenas para vender um produto ou serviço aumenta as chances de rejeição. 

A dica é posicionar-se como um consultor. Mostre que você está preocupado em ajudá-lo, tire todas as dúvidas e coloque-se à disposição para um contato futuro.

Dessa forma, você garante que a tomada de decisão seja segura e assertiva e o cliente entende que o relacionamento com a empresa não terminará assim que a venda for concluída.

3. Conduza o cliente para a decisão

Apesar do poder de decisão ser do cliente, é ideal que o vendedor conduza a negociação. 

Para isso, é fundamental ouvir as necessidades do lead e, novamente, atuar como um parceiro. Ao se colocar à disposição para tirar dúvidas por e-mail, WhatsApp ou telefone, você aumenta as chances de sucesso nas vendas

4. Saiba lidar com o “não”

As objeções e recusas são naturais em uma negociação. Afinal, nem todas as pessoas que procuram sua empresa estão prontas para comprar. 

Nesse caso, o consumidor quer perceber que o vendedor tem interesse em ajudá-lo e não apenas em vender.  

Por isso, é muito importante saber lidar com as rejeições, sem levar um “não” para o lado pessoal.

5. Tenha conhecimento de marketing 

As estratégias de marketing são utilizadas para captar clientes, mas também podem ajudar o vendedor a encantar e fidelizar o consumidor.

Por isso, a dica é que os times de marketing e vendas estejam sempre juntos.

6. Mensure os resultados

Para ter sucesso nas vendas, umas das principais práticas é mensurar os dados e resultados da equipe de vendas. 

Com isso, é possível avaliar o desempenho de cada colaborador, descobrir onde estão as falhas e corrigi-las rapidamente. 

A dica é utilizar um software que permita analisar as informações do setor comercial e dos vendedores, como o sistema de Controle de Vendas do BomControle

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7. Tenha uma ferramenta eficiente para captar e fidelizar clientes

Existem diferentes etapas na jornada de compra e é fundamental que cada estágio tenha ações específicas para solucionar as necessidades e dores do cliente. 

Para isso, a dica é apostar em um software que ajude a atrair e fidelizar os clientes, seja por meio de eBook, webinar, assinatura de newsletter e muito mais. O objetivo é atrair e encantar o público com conteúdos de valor e ter acesso às informações do lead para estabelecer a abordagem. 

O BomControle, por exemplo, possui integração com o RD Station — ou seja, favorece a criação de uma estratégia de e-mails para nutrir e conquistar potenciais clientes.

Como o BomControle ajuda sua empresa a vender mais e melhor? 

O BomControle é um sistema de gestão completo que oferece, entre suas funcionalidades, um módulo de controle de vendas dedicado à automatização e integração com os demais departamentos do seu negócio.

Confira a seguir algumas ferramentas fundamentais do Controle de Vendas para alcançar sucesso nas vendas:

  • Venda de produto: venda de produtos com todos os recursos, possibilidade de dar baixa automática em estoque e controle dos valores de frete;
  • Venda de serviço: lançamento de vendas de serviço, possibilidade de criação de contratos com ou sem término e datas de reajuste;
  • Venda unificada: venda conjunta de produtos e serviços, com boletos unificados e emissão de notas distintas para materiais e instalação;
  • Combo: criação de combos de produtos e serviços com itens pré-definidos;
  • Orçamento: criação e envio de orçamentos aos clientes diretamente pelo sistema; 
  • Ordem de serviço: criação e gerenciamento de ordens de serviço, geração de orçamentos e até vendas;
  • E-mails personalizados: possibilidade de personalização de layouts e disparo de todos os e-mails pelo módulo de vendas, fazendo com que o cliente receba um e-mail com o seu domínio; 
  • Notas fiscais de serviço: emissão automática de NF no momento do faturamento ou da quitação e envio para o cliente nos formatos PDF e XML;
  • Notas fiscais de produtos: emissão de NF de vendas de produtos e de remessa, retorno e devolução, na entrada ou na saída, e envio da nota para o cliente nos formatos PDF e XML; 
  • Carta de correção: possibilidade de corrigir uma carta de correção a partir da nota já emitida.

Quer saber mais? Faça um teste gratuito do Controle de Vendas do BomControle e conheça todas as vantagens da nossa plataforma.

Conclusão

Nesse artigo você conferiu dicas fundamentais para alcançar sucesso nas vendas

Agora, se você quer conquistar e fidelizar os clientes, não perca tempo. Tenha o Controle de Vendas do BomControle e descubra como definir as melhores estratégias para o consumidor lembrar sempre de você. 

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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