Como fazer uma gestão de estoque perfeita na sua empresa?

Fazer uma gestão de estoque eficiente é muito importante para o sucesso das vendas da sua empresa, tendo impacto direto, por exemplo, na melhora da logística e no custo mais baixo das operações.

Por isso, neste blog post vamos explicar para você as principais ações que um empreendedor deve tomar a fim de administrar o estoque de uma loja.

Saiba o que fazer para ter uma gestão de estoque perfeita em sua empresa. Confira!

Fazer previsão de demanda

Negligenciar a demanda é um erro grave para quem busca fazer uma gestão eficiente de estoque.

Antes de comprar qualquer produto, você precisa analisar a quantidade dessa mercadoria que está armazenada, avaliar o giro que ele tem na loja e, então, decidir se realmente há necessidade de obter mais unidades dele ou não.

Caso você não faça um controle periódico do que entra e do que sai do seu estoque, bem como a contagem desses materiais regularmente, está na hora de começar agora mesmo.

Afinal, não há como saber o giro dos seus produtos em loja sem realizar um inventário. As principais consequências são a aquisição de quantidades erradas e os atrasos na logística de entrega, pois você só perceberá a falta de uma mercadoria quando estiver precisando dela.

Escolher modelo de reposição

Fazer a escolha de um bom modelo de reposição é imprescindível. Procure optar por um padrão que vá ao encontro das necessidades da empresa. Existem reposições contínuas e periódicas.

Para mercadorias que possuem valor agregado mais alto, normalmente, é empregado o modelo de reposição contínua. Aqui, os pedidos são feitos apenas quando o estoque chega ao seu ponto de reposição.

A vantagem da reposição contínua é que o estoque sempre ficará no seu nível mais baixo, o que representa despesas menores com armazenagem. A desvantagem é que você acaba criando uma grande dependência dos seus fornecedores.

Já o modelo de reposição chamado periódico é aquele feito por meio de um agendamento prévio. Ele costuma ser utilizado para produtos de baixo valor, que integram uma porcentagem menor dos lucros da empresa.

As empresas que adotam esse modelo de reposição precisam criar uma rotina de recebimento. É preciso apenas ter cuidado para alterações nos hábitos de consumo, pois isso pode culminar na falta da mercadoria.

Trabalhar com bons fornecedores

Quando o objetivo é fazer uma gestão de estoque perfeita na sua empresa, você precisa escolher fornecedores de confiança para trabalhar. Eles devem estar adaptados às suas necessidades.

Por isso, busque no mercado parceiros que tenham uma boa margem de negociação e que prezem sempre por prestarem um serviço de qualidade.

Jamais tome suas decisões de escolha relacionadas aos fornecedores da sua organização apenas levando em consideração as questões financeiras. Afinal, fazer a escolha pelo fornecedor mais barato pode ser uma péssima decisão, podendo custar ao seu negócio a perda de clientes.

Também tome cuidado para não se iludir com propostas milagrosas. Para isso, faça uma análise aprofundada de todos os parâmetros contratuais, a fim de evitar armadilhas financeiras.

Investigue para saber qual é exatamente a capacidade do seu fornecedor em suprir as necessidades da sua loja, ou seja, qual é o lead time dele. Imagine que uma mercadoria fique indisponível, sendo que ela pertence a curva A de produtos. Fazer a reposição o mais rápido possível pode representar muitas vendas a mais para o seu negócio.

Utilizar a tecnologia

Muitos empreendedores do ramo varejista não possuem nem mesmo um sistema em sua loja. Ou então, eles acabam por ter apenas um sistema genérico, que não fornece informações, servindo apenas para emissão de cupom fiscal e entrada de notas fiscais.

Para realizar uma gestão eficiente do seu estoque, procure um software que apresente dados, a fim de auxiliar suas tomadas de decisões.

Os processos manuais tradicionais de controle não ajudam a ter uma gestão de estoque eficiente, por isso, a importância de definir estratégias e segui-las com uma ferramenta de automação.

Toda loja possui produtos que não tem giro e acabam ficando parados no estoque. Mas isso, de forma alguma, significa que eles devem ser deixados de lado. Afinal de contas, você pagou um bom dinheiro por eles, lembra?

E estoque parado representa dinheiro parado. Portanto, antes que essa mercadoria deteriore ou fique ultrapassada no mercado, procure minimizar seu prejuízo e realizar ações promocionais que estimulem seu giro. Dessa forma, o valor que você investiu nesses produtos voltará para seu caixa.

A utilização da tecnologia mostrará quais são os produtos que devem fazer parte dessas promoções, para que seja possível reaver os recursos investidos em sua compra, diminuindo o potencial do prejuízo.

Diferenciar a gestão de estoque das lojas físicas e virtuais

Quando estamos falando de lojas físicas, significa que o seu cliente vai até o seu estabelecimento, faz a escolha do que ele quer comprar e ele mesmo leva o que adquiriu para casa.

Agora se considerarmos o modelo de operação de um e-commerce, o empreendedor é responsável por entregar as compras dos seus clientes. Para isso, ele precisa se organizar e elaborar um planejamento logístico de como realizar o envio para não correr o risco de decepcionar clientes ansiosos.

Uma boa dica para fazer um planejamento eficiente desse tipo de logística é estabelecer uma rotina para ir ao correio. Dessa forma, você evitará que os envios das mercadorias sofram atraso por qualquer razão.

Outra boa prática é dispor de uma transportadora extra para situações emergenciais, para que você impeça que seus clientes façam avaliações negativas do seu e-commerce, o que impacta diretamente na credibilidade da sua empresa na internet.

Neste blog post, você conheceu as principais atitudes que um administrador deve adotar para fazer uma boa gestão do seu estoque. Procure fazer a previsão de demanda das suas mercadorias, para que possa escolher o modelo de reposição mais adequado para a sua loja.

Depois, busque ter fornecedores confiáveis como parceiros da sua empresa, pois eles são parte fundamental do sucesso da sua operação. Quando eles te deixam na mão, provavelmente, você também decepcionará os seus clientes. Além disso, use a tecnologia a seu favor. Tenha um bom sistema de gestão para automatizar os processos de controle de estoque na sua loja.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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    Felix Schultz
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