BPO financeiro e contabilidade: conheça as diferenças 

Felix Schultz
Felix Schultz
Confira as diferenças entre BPO Financeiro e contabilidade

BPO financeiro e contabilidade são serviços que lidam com o setor financeiro de uma empresa. No entanto, embora sejam serviços complementares, eles possuem características particulares que precisam ser compreendidas.  

Para entender profundamente sobre o assunto e acabar com suas dúvidas, confira este conteúdo completo! 

BPO FINANCEIRO E CONTABILIDADE: O QUE CADA SERVIÇO FAZ?

– BPO FINANCEIRO

BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que, em português, significa Terceirização dos Processos de Negócios. Esse serviço define que a empresa ou prestador do serviço de BPO financeiro possui responsabilidades ligadas ao operacional e ao acompanhamento da rotina financeira, garantindo a gestão do negócio. 

Assim, é função desse especialista realizar diversas atividades que pertencem à rotina financeira das empresas. Isso inclui o controle de entradas e saídas, emissões de boletos e notas fiscais, contas a pagar e receber, entre outras. 

Portanto, o BPO financeiro tem papel consultivo ao gerar análises, interpretações e relatórios sobre a realidade financeira da empresa. No entanto, a solução refere-se também à realização de boas práticas de gestão financeira.

Em resumo, ele realiza o controle financeiro de forma mais prática, promovendo maior controle dos gastos do dia a dia e evitando custos desnecessários, além de oferecer análises mais estratégicas através da geração de relatórios especializados.

Dessa forma, será possível fazer a gestão eficaz e responsável das finanças, ajudando empresários que não possuem tempo hábil disponível e precisam manter seus negócios em dia. Ainda tem dúvidas? Leia mais sobre o que é BPO financeiro em nosso conteúdo completo!

– CONTABILIDADE  

A contabilidade é a área especializada no estudo de métodos e cálculos para controlar, orientar e registrar ações e fatos relacionados à gestão econômica de uma empresa. Além disso, é responsável por fazer o registro da movimentação financeira da organização.

Assim, a contabilidade tem a função de auxiliar na gestão de patrimônio das empresas e apoiar outras organizações a manter suas responsabilidades fiscais e tributárias adequadas à lei. 

Entre seus principais serviços estão: 

  • Cálculo e verificação de impostos e tributos; 
  • Geração de folha de pagamento,
  • Abertura e legalização de licenças de funcionamento;
  • Organização e manutenção de documentos.

Dessa forma, oferece a gestão correta do departamento contábil e garante que a empresa esteja em segurança, cumprindo todas as obrigações fiscais, financeiras e trabalhistas. 

IMPORTÂNCIA DO BPO FINANCEIRO ASSOCIADO À CONTABILIDADE  

O controle financeiro é importante para empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, mantém a saúde financeira da organização e garante mais oportunidades para o negócio. 

Diante disso, é essencial compreender a importância de associar BPO financeiro e contabilidade para as empresas conseguirem os melhores resultados. 

O BPO contábil contribui diretamente para a contabilidade da empresa, pois organiza a gestão financeira e integra os processos financeiros para aumentar a eficiência da organização, potencializar os lucros e minimizar os erros. Além disso, possibilita que os negócios tenham mais produtividade, redução de custos e lucratividade. 

Dessa forma, ao implementar o BPO financeiro, é possível reduzir o custo de ter uma equipe exclusiva para a gestão financeira. Além disso, garante assessoria completa para realização de atividades fundamentais à rotina da empresa, como: 

  • Gerenciamento estratégico;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Faturamento;
  • Emissão de boletos;
  • Relatórios;
  • Gestão orçamentária.

Assim, a contratante pode se dedicar ao seu core business, terceirizando as tarefas financeiras para uma empresa ou profissional especializado. 

Como resultado, ao aliar BPO financeiro contabilidade, é possível que o cliente melhore a qualidade dos dados, reduza os custos tributários e aumente os lucros. 

BPO financeiro e contabilidade

VANTAGENS DE IMPLEMENTAR BPO FINANCEIRO E CONTABILIDADE JUNTOS

As principais vantagens da implementação do BPO financeiro aliado a serviços de contabilidade são: 

  • Mais eficiência na execução dos processos;
  • Serviços adequados às mudanças exigidas pelo mercado;
  • Maior controle e otimização dos custos operacionais;
  • Redução da folha de pagamento;
  • Profissionais qualificados e capacitados;
  • Aprimoramento dos controles de contas a pagar e receber;
  • Elaboração de relatórios gerenciais;
  • Monitoramento financeiro;
  • Identificação de pontos de melhorias no negócio;
  • Estudo para possíveis investimentos;
  • Cumprimento das normas legais, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio;
  • Identificação e tratamento de inconformidades nas atividades da empresa.

Além disso, o serviço de BPO Financeiro também pode ajudar o escritório de contabilidade ou profissional independente a conquistar: 

  • Diferencial competitivo 

O BPO financeiro traz inúmeros benefícios para os clientes e também para o escritório contábil. Assim, ao oferecer esse serviço e se destacar como um consultor, o profissional recebe dados importantes do cliente para poder ajudá-lo em suas tomadas de decisões.

Assim, ao cuidar do dinheiro e da contabilidade dos negócios, é possível ajudar a empresa a entender qual caminho deve tomar.

  • Ganho financeiro

O BPO financeiro ajuda a aumentar a receita da empresa de contabilidade, afinal o cliente aceita pagar mais quando percebe que há valor na entrega do serviço.

QUANDO OFERECER O SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO?

Para saber quando oferecer o serviço de BPO financeiro, é importante que o especialista ou a empresa de contabilidade observem alguns aspectos. Afinal, os clientes que possuem maior potencial de se interessar pelo serviço são aqueles que apresentam as seguintes características: 

  1. Pessoal reduzido e falta de funcionário com expertise na área financeira;
  2. Processo com falhas e falta de interesse ou conhecimento do gestor em se envolver com essas atividades; 
  3. Falta de um sistema adequado que otimize a execução das tarefas financeiras do dia a dia.

COMO COMEÇAR A OFERECER BPO FINANCEIRO NA EMPRESA CONTÁBIL?

Agora que já sabe BPO financeiro significado, inicie o processo de implantação no escritório contábil seguindo alguns passos.

  • Invista em capacitação

Busque um bom curso de BPO financeiro e mantenha todos os responsáveis pela área financeira atualizados acerca das novidades do segmento. Além disso, para ter um time eficiente e qualificado desde o início, tenha cuidado com obstáculos que possam atrapalhar  a comunicação do cliente com a equipe. 

  • Explore a integração contábil

A integração entre o sistema do escritório e o sistema do cliente aumenta a eficiência dos processos financeiros. Dessa forma, o trabalho realizado pelo BPO contabilidade torna-se mais organizado, proporcionando uma visão mais ampla e ágil dos custos e rendimentos do cliente. 

  • Escolha o primeiro cliente com atenção

Ao escolher o primeiro cliente de BPO financeiro, uma dica é preferir empresas menos complexas e com menor quantidade de documentos. Além disso, é indicado optar por aqueles que estão mais desorganizados ou que desconhecem a situação financeira de sua organização.

Dessa forma, é possível utilizar esse atendimento como um case de sucesso para as propostas comerciais.

  • Faça uma pesquisa de satisfação

Após iniciar a implementação do BPO financeiro, entre em contato com o cliente e pergunte se indicaria o serviço para outras empresas. Além disso, verifique as melhorias que podem ser feitas.

No entanto, não limite-se a fazer esse processo apenas uma vez. A dica é aplicar a pesquisa de satisfação de forma mensal ou trimestral para melhorar continuamente. 

CTA BPO financeiro e contabilidade

Qual o melhor sistema para BPO financeiro?

Agora que já sabe BPO financeiro o que é, assim como suas diferenças para a contabilidade tradicional, conheça o BomControle. Nosso ERP é o mais completo do mercado e conta com ferramentas e relatórios que simplificam sua rotina, fazendo com seja o melhor sistema para BPO financeiro.

Portanto, é a solução ideal para aumentar o controle e a produtividade. Afinal, é possível oferecer mais serviços sem aumentar a sua estrutura. Experimente nossa plataforma multiempresa completa para eliminar processos manuais e automatizar as rotinas financeiras!  

Com o BomControle é possível oferecer serviços de BPO financeiro e contabilidade com planos para todos os tamanhos e nichos de empresa. Tudo isso com mensalidades que cabem no orçamento.

Então, não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes. 

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *