Flywheel Marketing: conheça a evolução do funil de vendas

Dardo atingindo o alvo com a metodologia flywheel marketing para atração de leads.

Existem várias estratégias que visam o aumento das vendas por meio do marketing. Todas elas buscam atrair potenciais clientes para o funil de vendas. Esse processo evoluiu e trouxe um novo conceito: o flywheel marketing

Portanto, a fim de fazer com que o prospect se torne lead, as etapas estão cada vez mais complexas com a quantidade de canais disponíveis. Com a nova metodologia, é possível otimizar o trabalho de vendarketing por meio de um ciclo que nunca tem fim.

Assim, em vez de dividir as ações em partes específicas e sequenciais, foca-se em um processo contínuo que visa o alcance de resultados no longo prazo.

Dessa forma, o método flywheel marketing oferece uma mudança de paradigma, que revolucionará suas estratégias e potencializará os resultados. Saiba mais!

O que é flywheel marketing?

O flywheel marketing é considerado a nova vertente do inbound marketing. Ele trabalha com um processo cíclico, em vez de ser no formato de funil.

Essa engrenagem circular faz com que a fidelização seja mais relevante, uma vez que os próprios clientes incentivam o crescimento da estratégia por meio da satisfação que gera referências e garante repetição de vendas.

A tradução de flywheel é “volante de rotação”, conceito usado para designar a necessidade de despender uma quantidade maior de energia no começo da interação com o cliente, mas depois poder diminuir o esforço empregado.

Ou seja, é como os pneus de um carro. No início, é necessário gastar uma energia maior para o veículo sair do lugar. No entanto, o atrito diminui com o tempo e o automóvel segue com rapidez e facilidade.

Esse é o sistema pelo qual sua empresa passa. Quando você utiliza essa metáfora para suas estratégias de marketing, coloca clientes satisfeitos como referência.

Isso incentiva outras pessoas a comprarem seus produtos e serviços, mantendo a empresa girando. Assim, há uma mudança natural nas tomadas de decisão.

Por que surgiu o flywheel marketing?

O flywheel marketing surgiu para potencializar o alcance de potenciais clientes, trazendo uma visão mais holística do que a oferecida pelo funil de vendas. Essa característica também aumenta a interação entre a empresa e os consumidores, gerando um ciclo de vida contínuo e sustentável.

Portanto, a interação se encerra após a compra ou no pós-vendas. Ao continuar, incentiva a aquisição de outros produtos e serviços.

Por isso, a informação gerada é usada para oferecer uma experiência melhor, tendendo a gerar a retenção de clientes e sua fidelização.

Quais os impactos do flywheel marketing?

Os impactos do flywheel marketing são:

Abordagem cíclica

Diferente do funil de vendas, o processo agora passa a ser cíclico. Ou seja, não tem um ponto final. No momento em que a compra é efetivada, a interação continua a fim de gerar novas conversões e a fidelização. Portanto, há uma preocupação a mais com o customer success.

Retenção de clientes proativa

Com o pós-venda, as estratégias de retenção são fortalecidas no marketing flywheel, visando a interação contínua e efetiva com os consumidores. Assim, ele busca uma ação mais agressiva para reter, encantar e fidelizar os compradores.

Foco na força para fazer a roda girar

Se a atração de leads era o suficiente no funil de vendas, e quanto maior o número gerado, maior era a chance de fechar negócio, agora o que importa é a força empregada para fazer o negócio girar. 

Por isso, todas as etapas estão interligadas, sendo que uma oferece suporte à outra. Na prática, as dinâmicas de interação efetivadas auxiliam no engajamento e na melhoria da experiência, gerando o aumento e a compra constante.

Flywheel marketing x funil de vendas: quais as diferenças?

As diferenças entre flywheel marketing e funil de vendas se referem à abordagem. O segundo prevê que a experiência e a satisfação do cliente estão no final do processo, isto é, no pós-venda. Enquanto isso, o primeiro coloca o comprador no centro da estratégia. Isso permite explorar novas oportunidades de crescimento.

Assim, o funil de vendas tem 3 fases bem claras: topo, meio e fundo. Por sua vez, o flywheel marketing é um processo em círculo, que busca atrair, envolver e encantar.

Dessa forma, o cliente está no centro da estratégia e o serviço, o marketing e as vendas estão no entorno, agindo de maneira a alcançar o propósito da fidelização.

Portanto, o processo não tem o intuito somente de fazer um lead chegar ao funil de vendas. O foco é o pensamento a longo prazo, gerando modificações nas tomadas de decisão.

Qual escolher: flywheel marketing ou funil de vendas?

Na hora de escolher entre flywheel marketing ou funil de vendas, você precisa pensar no seu objetivo estratégico. Se o propósito é a atração e conversão, o melhor é escolher o segundo. Caso o intuito seja o encantamento e o sucesso do cliente, o melhor é o primeiro.

Ou seja, você precisa considerar que a abordagem cria estratégias para engajar no pós-venda. Então, esse não é o ponto final da interação, mas sim mais uma etapa para garantir a satisfação e a boa experiência do cliente.

Por que o flywheel marketing é uma evolução do funil de vendas?

O flywheel marketing é uma evolução do funil de vendas por trazer uma nova abordagem, que não tem um fim. Esse processo cíclico oferece uma visão mais holística e completa de toda a jornada de compra, que vai além do modelo tradicional de atrair, converter, aproximar e encantar. O foco é manter o relacionamento, trazendo benefícios a longo prazo

Então, na comparação, podemos dizer que o funil de vendas inicia uma interação. No entanto, se a estratégia de pós-venda for mal efetivada, o relacionamento acabará antes mesmo de ter se consolidado.

Na ação, a interação permanece e aumenta a geração de valor. Por isso, depoimentos e feedbacks de clientes são extremamente importantes, já que contribuem com a experiência positiva.

Um exemplo são os aplicativos de motoristas. Conforme atendem os clientes, recebem avaliações. Aqueles que recebem comentários e notas ruins são retirados da plataforma. 

Assim, há uma tendência de que as pessoas confiem naqueles profissionais com boas recomendações.

Ainda que essa não seja uma iniciativa do flywheel marketing, esse exemplo demonstra como as relações mudaram. Portanto, fica claro que uma interação com começo, meio e fim tem pouco sentido no mundo atual.

O que é necessário para implementar o flywheel marketing e o funil de vendas?

Para implementar o flywheel marketing e o funil de vendas, é necessário adotar as seguintes boas práticas:

Automação de marketing

Implementar a automação de processos é essencial em qualquer abordagem adotada. Isso significa otimizar as atividades para facilitar sua execução e garantir que a equipe tenha um foco mais estratégico.

No caso do marketing, a automação ajuda a solidificar o relacionamento com os clientes. Ao usar um CRM, por exemplo, você pode armazenar todos os dados e interações. Isso permite executar o processo cíclico exigido nesse novo tipo de abordagem.

Ferramentas flexíveis para a gestão

As ferramentas flexíveis para gestão ajudam a ter um processo de vendas mais eficiente. Com elas, você pode gerenciar toda a sua empresa de forma simples e fácil.

Dessa forma, é possível tomar melhores decisões e saber exatamente o que está acontecendo no seu negócio.

Assim, fica mais fácil fazer um bom mapeamento de processos, identificar gargalos e realizar as modificações necessárias. Afinal, é preciso mudar toda a abordagem de vendas e marketing, já que a interação deve ser contínua.

Ao entender que é um processo cíclico, você consegue executar bem as estratégias do flywheel marketing. Como consequência, os resultados alcançados são melhores e há mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Então, gostou de saber mais sobre essa nova abordagem? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e repasse as informações sobre a metodologia que é a evolução do funil de vendas.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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