Gerenciador Financeiro: o que é, benefícios e como escolher um grátis

Não há como negar que as finanças são a base de um negócio e, por isso um gerenciador financeiro é fundamental.

É na gestão financeira que é possível identificar se sua empresa está pronta para crescer e evoluir ou se é necessário repensar alguns passos.

A saúde financeira é a área que requer mais cuidado em um empreendimento, por isso, é preciso encontrar um gerenciador financeiro completo em que você possa confiar o bem mais precioso do seu negócio.

Apostar no uso de uma ferramenta de qualidade pode transformar o modo de planejar e organizar os objetivos da sua companhia.

O que é Gerenciador Financeiro?

O gerenciador financeiro é um instrumento utilizado para automatizar alguns processos que envolvem a administração das finanças da sua empresa.

Existem uma série de softwares específicos para tomar controle sobre estas funções, cada um com diferentes técnicas e funcionalidades para cada tipo de negócio.

Tanto no celular, notebook, tablet quanto no PC há a possibilidade de encontrar uma ferramenta que se alinhe com o perfil da sua empresa e as necessidades de gerenciamento do seu empreendimento.

Assim como as planilhas de controle financeiro, o gerenciador tem o objetivo de controlar o orçamento da companhia, planejar as contas que devem ser pagas e apontar o aumento ou queda de lucros e gastos.

Por que usar um Gerenciador Financeiro?

Saiba porque usar um gerenciador financeiro é importante para sua empresa.

A documentação física de todos dados da contabilidade é volumosa e nem sempre muito prática. O gerenciador financeiro chegou para unificar e simplificar a forma como você visualiza os cálculos do seu negócio.

Os relatórios intuitivos gerados pela ferramenta tornam mais simples o processo de entender como funciona seu orçamento. Principalmente, identificar o destino dos seus investimentos, assim como os gastos que estão se tornando altos demais.

Sendo assim, o gerenciador financeiro é ideal para te ajudar a ordenar as finanças e tomar medidas para proteger a estabilidade do seu negócio.

Olhando para o quadro de uma forma geral, é possível apontar setores que precisam de transformações e planejar os próximos passos do seu projeto.

Além disso, a implantação de um gerenciador financeiro pode reduzir os custos do setor de administração, simplificando todo o processo contábil.

Com o uso da ferramenta, fica mais fácil destinar o tempo empregado em processos robóticos à criação de novas estratégias para o crescimento da empresa.

Vantagens de se usar um Gerenciador Financeiro para Empresas

Por ser uma ferramenta tão útil na organização do dinheiro, o gerenciador financeiro não é utilizado apenas por empresas, mas também por qualquer um interessado em controlar melhor o orçamento.

Entretanto, os softwares empresariais possuem funcionalidades mais técnicas e específicas para contabilizar finanças de grande porte.

Seja qual for o tipo de negócio que você possui, a maior parte dos gerenciadores empresariais oferecem vantagens na hora da contratação do serviço, ofertando pacotes mais baratos ou equipados com instrumentos especiais.

Entenda os benefícios que os gerenciadores financeiros para empresas podem oferecer cada tipo de empreendedor!

[vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1557268679484{margin-top: -35px !important;margin-bottom: 40px !important;border-radius: 4px !important;}”][rt_calltoaction_style calltoaction_background_color=”#efefef” calltoaction_overlay_color=”#00beb2″ calltoaction_title=”Gerenciador Financeiro integrado” calltoaction_title_align=”center” calltoaction_content=”Integre o departamento financeiro de maneira estratégica aos demais departamentos da empresa, como Controle de Estoque e Vendas” calltoaction_subtitle=”Conheça agora!” calltoaction_button_title=”TESTE GRÁTIS” calltoaction_title_color=”#424242″ calltoaction_title_font_size=”30″ calltoaction_title_line_height=”30″ calltoaction_content_color=”#545454″ calltoaction_content_font_size=”18″ calltoaction_content_line_height=”24″ calltoaction_subtitle_color=”#545454″ calltoaction_subtitle_font_size=”20″ calltoaction_subtitle_line_height=”20″ calltoaction_button_title_color=”#ffffff” calltoaction_button_title_hover_color=”#ffffff” calltoaction_button_background_hover_color=”#f78547″ calltoaction_button_font_size=”20″ calltoaction_button_font_weight=”900″ calltoaction_button_link=”url:https%3A%2F%2Fmateriais.bomcontrolecop.wpengine.com%2Ferp-teste-gratis%2F||target:%20_blank|” call_to_action_button_design=”.vc_custom_1557277142778{border-top-width: 6px !important;border-right-width: 6px !important;border-bottom-width: 6px !important;border-left-width: 6px !important;background-color: #f78547 !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: contain !important;border-left-color: #f78547 !important;border-left-style: solid !important;border-right-color: #f78547 !important;border-right-style: solid !important;border-top-color: #f78547 !important;border-top-style: solid !important;border-bottom-color: #f78547 !important;border-bottom-style: solid !important;border-radius: 15px !important;}”][/vc_column][/vc_row]

– Vantagens para MEI

Por mais que um MEI não trabalhe com valores exorbitantes ou um grande número de empregados, o gerenciador financeiro ainda é essencial para planejar o crescimento do seu negócio.

Exatamente pelo fato de trabalhar com poucos fornecedores e por conta própria, o MEI costuma cuidar das finanças por conta própria, com planilhas simples.

Entretanto, é muito fácil cometer um erro ou esquecer de alguma transação que pode fazer toda a diferença na somatória final.

O gerenciador financeiro é ideal para organizar suas finanças de uma vez por todas e criar o hábito de fazer uma verificação mais criteriosa sobre seus gastos.

Se utilizado corretamente, o gerenciador ajudará o MEI a ver exatamente os gastos que ele precisa eliminar e os investimentos que deve fazer para ver seu projeto evoluir.

– Vantagens para pequenas empresas

Um pouco diferente do MEI, pequenas empresas já possuem fluxos financeiros mais complexos e definitivamente exigem um controle organizado do orçamento.

O gerenciador financeiro por oferecer relatórios detalhados sobre a saúde financeira de um negócio, o que nem sempre é possível manualmente.

Com esta ferramenta, também é possível acompanhar diferentes meios de pagamentos e consultar as suas finanças em qualquer lugar: computador, notebook ou até celular!

Dessa forma, o gerenciador financeiro facilita a sua visualização e participação na área financeira da sua empresa. Além de ser acessível, o programa oferece todas as informações que você precisa de forma objetiva.

– Vantagens para grandes negócios

As preocupações das grandes empresas são cortar gastos desnecessários e otimizar processos, duas soluções que o gerenciador financeiro é capaz de trazer!

A ferramenta oferece a unificação dos sistemas de controle financeiro e automatiza processos manuais extensos, o que também economiza o espaço ocupado por diversos relatórios e documentos em papel.

É possível criar planejamentos mais eficientes visualizando todas as informações da empresa em um único lugar, o que facilita o processo de corte de gastos e também de novos investimentos.

Para uma grande empresa, o gerenciador financeiro pode transformar um processo trabalhoso e extenso em uma tarefa mais simples, tanto de executar quando de avaliar.

– Vantagens dos gerenciadores financeiros providos por bancos (BB e Caixa)

Além dos softwares e aplicativos, os próprios bancos oferecem gerenciadores financeiros, tanto para empresas quanto pessoas físicas.

O grande diferencial deste tipo de gerenciador é a confiança que a ferramenta inspira, por ser produzida por um nome reconhecido no mercado, diferente de alguns softwares.

Para quem não gosta de se aventurar muito em marcas desconhecidas, mas quer adotar este sistema, é uma opção consultar seu banco e conhecer mais sobre o gerenciador financeiro que ele oferece.

Outro fator interessante é que a transferência de dados pode ser muito mais fácil para quem concentra todos os gastos em uma única, já que o sistema está diretamente conectado à ela, acompanhando e analisando todo fluxo de movimentos.

– Facilidade e segurança

Se você ainda não confia na tecnologia e na internet, chegou a hora de deixar as inseguranças de lado e apostar no gerenciador financeiro.

Boa parte dos sistemas é protegido por senha, também oferecem dados de acesso individuais caso mais de um usuário utilize o gerenciador.

Os dados e transações costumam ser criptografados, o que dificulta bastante o trabalho de quem tentar invadir o seu banco de dados.

Além disso, os gerenciadores salvam suas informações automaticamente, o que garante que suas informações não serão perdidas.

Por fim, o gerenciador financeiro oferece uma forma mais simples de computar os seus registros. Tudo o você precisa fazer é inserir as novas transações e aguardar que o sistema gere o relatório que você precisa consultar.

Diferente das planilhas, o gerenciador torna a visualização bem mais simples também, além de oferecer a opção de personalizar as categorias do sistema da forma que melhor atende sua empresa.

Seja por meio de relatórios detalhados ou gráficos ilustrados, o gerenciador financeiro oferece modos mais intuitivos de informar as novidades sobre o fluxo de dinheiro na sua empresa ou vida pessoal.

Gerenciador Financeiro para Pessoas: Vale a pena?

Um gerenciador financeiro pode ser muito útil também para uso pessoal.

Um controle financeiro bem organizado não é essencial apenas para uma empresa, mas também para quem quer prosperar e realizar metas.

Não é preciso instalar um software especializado para organizar suas finanças pessoais, existe uma série de aplicativos gratuitos para celular que podem te auxiliar a tomar controle sobre seu dinheiro.

Se você está passando por dificuldades financeiras, sonhando em fazer uma viagem ou apenas buscando mais organização na rotina, o gerenciador financeiro é uma ferramenta indispensável que pode transformar a forma como você se relaciona com seus gastos.

Entender quais são os lugares em que você investe seu dinheiro é o primeiro passo para usá-lo com mais consciência, valorizando cada segundo de trabalho que você dedicou para ganhá-lo.

Por mais organizados que você pensa que é, o apoio de uma ferramenta criada especialmente para cuidar das suas finanças vai fazer toda a diferença na sua forma de analisar seu orçamento.

Como escolher um bom Gerenciador Financeiro para sua Empresa?

Agora que você descobriu todas as vantagens do gerenciador financeiro, sabemos que você está pronto para instalar o sistema na sua empresa ou até mesmo na sua rotina!

Entretanto, para usufruir de todas vantagens da ferramenta, é preciso utilizar uma que seja confiável e de qualidade.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o gerenciador financeiro ideal para você.

Busque um nome de confiança

Lembre-se que você estará confiando todos os dados financeiros da sua empresa para este sistema, então é preciso confiá-lo nele completamente para não ter uma dor de cabeça a mais ao invés de um problema resolvido.

Entretanto, isso não significa que você não deve apostar no novo! No mundo da tecnologia, existem muitas empresas novas que oferecem ferramentas incríveis.

Mas, como é possível descobrir se elas realmente são tudo isso que aparentam ser? Busque feedbacks! Aprofunde sua pesquisa e procure a opinião de clientes que usaram a ferramenta.

Compatibilidade com a ferramenta

O gerenciador financeiro só será verdadeiramente útil para você se ele se adaptar às necessidades da sua companhia.

Verifique quais instrumentos o sistema te oferece, eles estão de acordo com o que sua empresa precisa? Existe a possibilidade de personalizar os campos e relatórios para facilitar suas análises?

Talvez este seja o estágio que exige um olhar mais crítico da sua parte, mas é essencial para contratar um serviço que realmente trará benefícios ao seu negócio.

Faça um teste

Grande parte dos gerenciadores financeiros oferecem testes gratuitos por um determinado período de tempo, para experimentar a ferramenta e entender como ela funciona.

Não tenha medo de aderir a todos aos testes de todos sistemas que despertam sua curiosidade. É uma forma de entender o tipo de instrumento que você busca e avaliar o que cada serviço te oferece.

Ter uma ideia de como cada sistema funciona na prática é essencial para descobrir se o serviço realmente atende suas expectativas ou torna o seu trabalho ainda mais difícil do que já é.

Não tenha pressa para contratar seu gerenciador, só garanta que sua escolha final seja o pontapé para uma inovação no seu controle financeiro.

[vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1557268679484{margin-top: -35px !important;margin-bottom: 40px !important;border-radius: 4px !important;}”][rt_calltoaction_style calltoaction_background_color=”#efefef” calltoaction_overlay_color=”#00beb2″ calltoaction_title=”Gestão Financeira integrada” calltoaction_title_align=”center” calltoaction_content=”Otimize as atividades do departamento financeiro de forma integrada aos demais departamentos da empresa” calltoaction_subtitle=”Online e seguro!” calltoaction_button_title=”TESTE GRÁTIS” calltoaction_title_color=”#424242″ calltoaction_title_font_size=”30″ calltoaction_title_line_height=”30″ calltoaction_content_color=”#545454″ calltoaction_content_font_size=”18″ calltoaction_content_line_height=”24″ calltoaction_subtitle_color=”#545454″ calltoaction_subtitle_font_size=”20″ calltoaction_subtitle_line_height=”20″ calltoaction_button_title_color=”#ffffff” calltoaction_button_title_hover_color=”#ffffff” calltoaction_button_background_hover_color=”#f78547″ calltoaction_button_font_size=”20″ calltoaction_button_font_weight=”900″ calltoaction_button_link=”url:https%3A%2F%2Fmateriais.bomcontrolecop.wpengine.com%2Ferp-teste-gratis%2F||target:%20_blank|” call_to_action_button_design=”.vc_custom_1557277142778{border-top-width: 6px !important;border-right-width: 6px !important;border-bottom-width: 6px !important;border-left-width: 6px !important;background-color: #f78547 !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: contain !important;border-left-color: #f78547 !important;border-left-style: solid !important;border-right-color: #f78547 !important;border-right-style: solid !important;border-top-color: #f78547 !important;border-top-style: solid !important;border-bottom-color: #f78547 !important;border-bottom-style: solid !important;border-radius: 15px !important;}”][/vc_column][/vc_row]

Melhores aplicativos para gestão financeira

Conheça alguns aplicativos que podem ajudar você.

Há uma incrível variedade de sistemas para simplificar o gerenciamento das suas finanças. Tanto para computadores quanto celulares, as possibilidades são infinitas e, com certeza, existe um gerenciador financeiro perfeito para você.

Reunimos algumas recomendações para você começar seus testes e transformar a forma como lida com seu dinheiro!

– Dispositivos Mobile

Conferir as suas finanças pelo celular é uma das maiores praticidades que o século XXI oferece! Ter o controle de todos os seus gastos a um toque de distância pode te ajudar a se organizar financeiramente e realizar seu próximo sonho.

Conheça alguns apps que te oferecem esse serviço:

  • Mobills: é o app para gestão de gastos melhor avaliado na Google Play brasileira;
  • Gastos Diários: permite o uso de diversas moedas estrangeiras ao mesmo tempo e possui avaliação 4,4 na Google Play;
  • Organizze: permite organizar as finanças em categorias e subcategorias, além de funcionar offline.
  • Money Wise: mais voltado para finanças pessoais, o aplicativo permite a inclusão de todos tipos de gastos ao relatório;
  • Monefy: oferece gráficos e listas detalhadas para apresentar os dados sobre o orçamento, de acordo com a periodicidade escolhida pelo usuário;
  • Jimbo: disponíveis para os sistemas Android e iOS, o Jimbo disponibiliza o planejamento de gastos futuros na sua conta;
  • Moni: permite que o usuário personalize o design da interface do app para visualizar melhor seu orçamento.

– Dispositivos PC

O controle completo sobre suas finanças pode ficar a um clique de distância com a ferramenta ideal!

Se você ainda não está habituado com a instalação de softwares, existem alguns sistemas online que podem tomar conta do seu orçamento, oferecendo a mesma qualidade de serviço.

Conheça alguns gerenciadores financeiros para PC e escolha o melhor para você:

  • Hábil: oferece agendas de contatos, compromissos e tarefas relacionadas ao seu orçamento.
  • Quickbooks: o software disponibiliza um gerenciamento detalhado dos clientes e contatos da empresa;
  • Siscontrole: oferece relatórios de fluxo de caixa e também gerencia os contatos e dados dos clientes;
  • RP Controle Financeiro: calcula uma previsão de lucros e permite organizar os contatos em categorias específicas;
  • ContasOnline: salva todos os dados na nuvem para evitar perdas e oferece aviso por e-mail de datas importantes de pagamento ou recebimento.

– Dispositivos Planilhas

Se você está acostumado a lidar com planilhas e se sente mais seguro com elas, conheça alguns sistemas que simplificam sua gestão financeira com o uso das planilhas:

  • GuiaBolso: também funciona como aplicativo nos sistemas Android e iOS;
  • BM&Bovespa: disponibiliza uma planilha mensal para controlar finanças pessoais;
  • IDEC: oferece uma planilha para planejamento de um orçamento doméstico simples.
  • Dinheirama: o site especializado em assuntos financeiros disponibilizou diversas planilhas para iniciar a gestão de um negócio.

– SAAS

Os softwares de gestão financeira são os mais recomendados para empresas, principalmente os grandes negócios.

Conheça alguns programas que podem atender as necessidades da sua companhia:

  • BomControle: além de analisar e contabilizar as movimentações financeiras, o software não impõe limite de lançamentos por mês, oferece controle de inadimplência e também supervisiona a situações de contratos importantes para empresa.  A ferramenta oferece um teste grátis que vale a pena conhecer;
  • Zero Paper: é possível acionar alarmes como lembretes de transações importantes;
  • Bkper: o software acompanha atualizações em tempo real e disponibiliza o uso de hashtags para identificar a categoria de cada entrada;
  • Nibo: permite o compartilhamento e colaboração de diversos usuários em um determinado relatório;
  • Granatum: oferece o planejamento de metas por meio de gráficos intuitivos e fáceis de entender e apresentar à equipe;
  • Xero: permite acesso ao programa pelo celular, tablet ou computador, além de oferecer ferramentas adicionais paga para diferentes tipos de empreendimentos.

[vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1557268679484{margin-top: -35px !important;margin-bottom: 40px !important;border-radius: 4px !important;}”][rt_calltoaction_style calltoaction_background_color=”#efefef” calltoaction_overlay_color=”#00beb2″ calltoaction_title=”Sistema de Gestão Financeira” calltoaction_title_align=”center” calltoaction_content=”Automatize as atividades financeiras da sua empresa com um sistema de gestão que integra os departamentos de forma estratégica” calltoaction_subtitle=”Comece agora!” calltoaction_button_title=”TESTE GRÁTIS” calltoaction_title_color=”#424242″ calltoaction_title_font_size=”30″ calltoaction_title_line_height=”30″ calltoaction_content_color=”#545454″ calltoaction_content_font_size=”18″ calltoaction_content_line_height=”24″ calltoaction_subtitle_color=”#545454″ calltoaction_subtitle_font_size=”20″ calltoaction_subtitle_line_height=”20″ calltoaction_button_title_color=”#ffffff” calltoaction_button_title_hover_color=”#ffffff” calltoaction_button_background_hover_color=”#f78547″ calltoaction_button_font_size=”20″ calltoaction_button_font_weight=”900″ calltoaction_button_link=”url:https%3A%2F%2Fmateriais.bomcontrolecop.wpengine.com%2Ferp-teste-gratis%2F||target:%20_blank|” call_to_action_button_design=”.vc_custom_1557277142778{border-top-width: 6px !important;border-right-width: 6px !important;border-bottom-width: 6px !important;border-left-width: 6px !important;background-color: #f78547 !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: contain !important;border-left-color: #f78547 !important;border-left-style: solid !important;border-right-color: #f78547 !important;border-right-style: solid !important;border-top-color: #f78547 !important;border-top-style: solid !important;border-bottom-color: #f78547 !important;border-bottom-style: solid !important;border-radius: 15px !important;}”][/vc_column][/vc_row]

Conclusão

Com um gerenciador financeiro você tem mais controle sobre suas finanças

A tecnologia não cansa de surpreender e parece estar sempre um passo à frente para tornar tudo cada vez mais simples e objetivo.

O gerenciador financeiro é a ferramenta ideal para unificar os processos de administração da sua empresa em um único sistema.

Com ele, é possível visualizar o negócio como um todo e planejar os próximos passos do projeto com mais precisão e facilidade.

Tanto no celular quanto no computador, o gerenciador oferece funções variadas para cobrir as necessidades organizacionais da sua empresa ou rotina.

Escolher a ferramenta ideal para você não é um processo simples, mas é uma pesquisa fundamental para escolher um sistema que faça seu empreendimento evoluir!

Comece a transformação na gestão financeira do seu negócio buscando um por um gerenciador que atenda às expectativas do seu empreendimento e que possa se moldar ao perfil da sua empresa.

Está pronto para transformar a forma como você lida com dinheiro ao adotar um gerenciador financeiro? Conte-nos tudo nos comentários e não esqueça de deixar suas dúvidas!

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.