Gerenciador Financeiro: o que é, benefícios e como escolher o ideal

Felix Schultz
Felix Schultz
Homem analisando tabelas e gráficos de gerenciador financeiro digital.

Não há como negar que as finanças são a base de um negócio. Por isso, um gerenciador financeiro é fundamental, pois identifica se sua empresa está pronta para crescer e evoluir ou se é necessário repensar alguns passos.

A saúde financeira é uma área que requer cuidado em um empreendimento, sendo preciso uma gestão completa em que você possa confiar o seu negócio.

Apostar no uso de uma ferramenta eficiente pode transformar o modo de planejar e organizar os objetivos da sua companhia. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro é um instrumento utilizado para automatizar processos que envolvem a administração das finanças da empresa.

Existem softwares específicos que controlam vários aspectos, cada um com diferentes técnicas e funcionalidades para cada tipo de organização e dispositivo, como:

  • celular;
  • notebook;
  • tablet;
  • computador.

Dessa forma, é possível encontrar ferramentas que se alinhem com o perfil da empresa e das necessidades de gerenciamento, visando:

  • controlar o orçamento da companhia;
  • planejar as contas que devem ser pagas;
  • apontar o aumento ou queda de lucros e gastos.

Por que usar um gerenciador financeiro?

A documentação física de todos os dados da contabilidade é volumosa e nem sempre prática. O gerenciador financeiro chegou para unificar e simplificar a forma como você visualiza os cálculos do seu negócio.

Os relatórios intuitivos gerados pela ferramenta tornam simples o processo de entender como funciona o orçamento, identificando o destino dos investimentos e os gastos altos.

Assim, o gerenciador financeiro é ideal para ajudar a ordenar as finanças e tomar medidas para proteger a estabilidade do negócio.

Olhando para o quadro de uma forma geral, é possível apontar áreas que precisam de transformações e planejar os próximos passos do seu projeto. Além disso, a implantação de um gerenciador financeiro pode reduzir os custos do setor de administração, simplificando o processo contábil.

Com o uso da ferramenta, fica fácil destinar o tempo empregado em etapas robóticas à criação de novas estratégias para o crescimento da empresa.

Quais as vantagens de se usar um gerenciador financeiro?

Por ser uma ferramenta tão útil na organização do dinheiro, o gerenciador financeiro não é utilizado apenas por empresas, mas por qualquer interessado em controlar melhor o orçamento.

Entretanto, os softwares empresariais possuem funcionalidades técnicas e específicas para contabilizar finanças de grande porte. Seja qual for o tipo de negócio que você tem, a maior parte dos gerenciadores corporativos oferecem vantagens na hora da contratação do serviço, ofertando pacotes baratos ou melhores equipados com instrumentos especiais.

Entenda os benefícios que a ferramenta oferece para cada tipo de empreendedor. Confira!

Vantagens para MEI

Por mais que um MEI não trabalhe com valores exorbitantes ou um grande número de empregados, o gerenciador financeiro é essencial para planejar o crescimento do negócio.

Pelo fato de trabalhar com poucos fornecedores e por conta própria, o MEI costuma cuidar das finanças sem ajuda, com planilhas simples, facilitando cometer erros ou esquecer de alguma transação que pode fazer a diferença na somatória final.

O gerenciador financeiro é ideal para organizar suas finanças e criar o hábito de fazer uma verificação criteriosa sobre os gastos.

Se utilizado corretamente, ajudará o MEI a ver os custos que precisa eliminar e os investimentos que deve fazer para evoluir.

Vantagens para pequenas empresas

Um pouco diferente do MEI, pequenas empresas já possuem fluxos financeiros complexos que exigem um controle organizado do orçamento.

O gerenciador financeiro oferece relatórios detalhados sobre a saúde financeira de um negócio, o que nem sempre é possível manualmente.

Com a ferramenta, é possível acompanhar diferentes meios de pagamentos e consultar as finanças em qualquer lugar, usando um computador ou celular!

Dessa forma, facilita a visualização e participação na área financeira da empresa. Além de ser acessível, o programa oferece todas as informações que você precisa de forma objetiva.

Vantagens para grandes negócios

As preocupações das grandes empresas são cortar gastos desnecessários e otimizar processos. São soluções que o gerenciador financeiro traz!

A ferramenta oferece a unificação dos sistemas de controle financeiro e automatiza processos manuais extensos, economizando o espaço ocupado por diversos relatórios e documentos em papel.

É possível criar planejamentos eficientes, visualizando as informações da empresa em um único lugar e facilitando o processo de corte de gastos.

Assim, para uma grande empresa, o gerenciador financeiro pode transformar um processo trabalhoso e extenso em uma tarefa simples para executar e avaliar.

Vantagens dos gerenciadores financeiros providos por bancos (BB e Caixa)

Além dos softwares e aplicativos, os próprios bancos oferecem gerenciadores financeiros, tanto para empresas quanto pessoas físicas.

O grande diferencial é a confiança que a ferramenta inspira, por ser produzida por um nome reconhecido no mercado.

Dessa forma, para quem não gosta de se aventurar em marcas desconhecidas, mas quer adotar o sistema, é uma opção consultar seu banco e conhecer mais sobre o gerenciador financeiro que ele oferece.

Além disso, a transferência de dados pode ser mais fácil para quem concentra todos os gastos em uma única conta, uma vez que os sistemas estão conectados, acompanhando e analisando o fluxo de movimentos.

Facilidade e segurança

Se você ainda não confia na tecnologia e na internet, chegou a hora de deixar as inseguranças de lado e apostar no gerenciador financeiro.

Boa parte dos sistemas é protegido por senha, oferecendo dados de acesso individuais caso mais de um usuário utilize o software.

Os dados e transações costumam ser criptografados, dificultando o trabalho de quem tenta invadir o banco de dados. Além disso, os gerenciadores salvam as informações automaticamente, garantindo que seus dados não sejam perdidos.

Portanto, a ferramenta oferece uma forma simples de computar os seus registros. Basta inserir novas transações e aguardar que o sistema gere o relatório que você precisa consultar.

Diferente das planilhas, o gerenciador torna a visualização simples, proporcionando a opção de personalizar as categorias do sistema como melhor atender sua empresa.

Seja por meio de relatórios detalhados ou gráficos ilustrados, o gerenciador financeiro oferece modos intuitivos de informar as novidades sobre o fluxo de dinheiro na sua empresa ou vida pessoal.

Geração de relatório

Com o relatório gerado pela ferramenta, é possível contar com informações precisas sobre a parte financeira, além de relatar o que ocorre no dia a dia do empreendimento.

É assim que ações de médio e longo prazo são tomadas com maior eficácia. Vale lembrar que os relatórios auxiliam na emissão de documentos. Como exemplos, podemos citar o DRE e o Balanço Patrimonial.

É essencial que, mais do que gerar análises, o sistema tenha como simplificar o entendimento dos dados, desde os mais simples até os complexos. Portanto, um gerenciador financeiro eficiente faz diferença.

Automatização de processos

Em vez de trabalhar com documentos diversos, a empresa conta com um único relatório ao utilizar o software de gestão. Ele unifica os sistemas de controle financeiro, facilitando a visualização e armazenamento de informações.

A automatização de processos é um dos grandes ativos que uma empresa pode criar para o futuro, permitindo que etapas manuais, que costumam ser lentas e propícias a erros, comecem a seguir uma lógica previamente determinada. Isso gera confiabilidade e eficácia.

Controle de gastos

Quando os processos equivocados se repetem, pequenos erros podem se tornar problemas financeiros enormes.

Por isso, registrar e categorizar os gastos permite à gestão ter uma visão clara de sua situação passada, atual e futura. Assim, garante proteção à vida financeira.

O gerenciador financeiro melhora o controle do orçamento ao criar possibilidades para que o gestor trabalhe com orçamentos temporais para diferentes necessidades em função de categorias e prioridades.

Investimentos

Pensar nas maneiras de uma empresa crescer é uma obrigação de todo gestor. É fundamental ter em mente o que costuma dar certo e saber onde investir os lucros, como:

  • ações;
  • fundos;
  • imóveis.

Assim, alguns ativos podem ser acompanhados de maneira que eventuais tomadas de decisão sejam facilitadas. Basta ver como o gerenciador financeiro é útil na visualização das movimentações, incluindo:

  • cartão de crédito;
  • faturas;
  • contas em aberto.

Uma gestão competente consegue aproveitar recursos para sofisticar o planejamento financeiro com facilidade para projeções de curto, médio e longo prazo em busca de objetivos.

Mobilidade e acessibilidade

Uma solução tecnológica que exige do usuário tempo e burocracia maiores do que o necessário não é a ideal. Dessa forma, o gerenciador financeiro é essencial para acesso às informações qualificadas, controlando o sistema a partir de um notebook ou mesmo smartphone.

Dessa forma, softwares empresariais personalizados podem entrar na rotina para que os gestores se tornem mais rápidos com uma delegação de tarefas simplificada.

Integração

De nada adianta ter uma solução avançada se ela não se adapta às exigências do seu negócio. Por isso, uma das vantagens do gerenciador financeiro é se integrar com as contas bancárias e com cartões de crédito, permitindo uma visão completa da situação.

Portanto, vale lembrar que a integração entre sistemas é útil para descomplicar a movimentação dos ativos e informações e gerar confiança nos processos. Além disso, auxilia na proteção dos dados de diferentes origens.

Controle de cobranças e recebimentos

O gerenciador financeiro permite o controle das cobranças de forma avançada, garantindo que as diversas etapas do processo sejam aperfeiçoadas, como:

Já o controle dos recebimentos permite que o fluxo de caixa se mantenha atualizado. O sistema registra os recibos, considerando as parcelas e o tempo para demora.

Além de outras informações, cria a possibilidade de lidar com relatórios de fluxo de caixa atualizados para controlar as entradas e saídas de valores.

Gerenciador financeiro para pessoas: vale a pena?

Um controle financeiro bem organizado não é essencial apenas para uma empresa, mas para quem quer prosperar e realizar metas.

Não é preciso instalar um software especializado para organizar suas finanças pessoais. Existem aplicativos gratuitos para celular que podem auxiliar no controle do seu dinheiro.

Se você está passando por dificuldades financeiras ou apenas buscando organização na rotina, o gerenciador financeiro é uma ferramenta indispensável que pode transformar a forma como você se relaciona com seus gastos.

Assim, entender quais são os lugares em que você investe seu dinheiro é o primeiro passo para usá-lo com mais consciência, valorizando cada segundo de trabalho que você dedicou para ganhá-lo.

Por mais organizado que você pense que é, o apoio de uma ferramenta criada para cuidar das finanças faz diferença na sua forma de analisar seu orçamento.

banner BomControle Teste Grátis

Como escolher um bom gerenciador financeiro para sua empresa?

Agora que você descobriu todas as vantagens do gerenciador financeiro, sabemos que está pronto para instalar o sistema na sua rotina.

Entretanto, para usufruir dos benefícios da ferramenta, é preciso contar com uma que seja confiável e eficiente. Dessa forma, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o gerenciador financeiro ideal para você.

Busque um nome de confiança

Lembre-se que você estará confiando todos os dados financeiros da sua empresa para o sistema, então é preciso ter confiança para não ter dores de cabeça em vez de um problema resolvido.

Entretanto, isso não significa que você não deva apostar no novo. No mundo da tecnologia, existem empresas recentes que oferecem ferramentas incríveis. Assim, para entender se valem a pena ou não, busque feedbacks de outras pessoas que contrataram.

Compatibilidade com a ferramenta

O gerenciador financeiro só será verdadeiramente útil se ele se adaptar às necessidades da companhia.

Dessa forma, verifique quais instrumentos o sistema oferece e se estão alinhados com o que a empresa precisa. Um aspecto essencial é entender se existe a possibilidade de personalização e criação de relatórios.

Ter uma avaliação criteriosa é o estágio que mais demanda atenção, porém é fundamental para contratar um serviço que trará benefícios ao seu negócio.

Faça um teste

Grande parte dos gerenciadores financeiros oferecem testes gratuitos por um determinado período de tempo, para experimentar a ferramenta e entender como ela funciona.

Não tenha medo de aderir aos experimentos de todos os sistemas que despertam sua curiosidade. É uma forma de entender o tipo de instrumento que você busca e avaliar o que cada serviço proporciona.

Ter uma ideia de como cada software funciona na prática é essencial para descobrir se atende suas expectativas e facilita seu trabalho.

Não tenha pressa para contratar seu gerenciador. Garanta que sua escolha final seja o pontapé para uma inovação no seu controle financeiro.

Quais são os melhores aplicativos para gestão financeira?

Há uma incrível variedade de sistemas para simplificar o gerenciamento das suas finanças. Tanto para computadores quanto celulares, as possibilidades são infinitas.

Reunimos algumas recomendações para começar seus testes e transformar a forma como você lida com o dinheiro. Confira!

Dispositivos Mobile

Atualizar e visualizar as finanças pelo celular é uma das maiores praticidades que o século XXI oferece. Ter o controle de todos os gastos a um toque de distância pode ajudar no controle do orçamento para alcançar objetivos.

Conheça alguns aplicativos que proporcionam o serviço:

  • Mobills: é o app para gestão de gastos melhor avaliado na Google Play brasileira;
  • Gastos Diários: permite o uso de diversas moedas estrangeiras ao mesmo tempo e possui avaliação 4,4 na Google Play;
  • Organizze: permite organizar as finanças em categorias e subcategorias, além de funcionar offline.
  • Money Wise: voltado para finanças pessoais, permite a inclusão de todos os tipos de gastos ao relatório;
  • Monefy: oferece gráficos e listas detalhadas para apresentar os dados sobre o orçamento, conforme a periodicidade escolhida pelo usuário;
  • Jimbo: disponíveis para os sistemas Android e iOS, disponibiliza o planejamento de gastos futuros na sua conta;
  • Moni: permite que o usuário personalize o design da interface do app para visualizar melhor o orçamento.

Dispositivos PC

Se você ainda não está habituado a instalação de softwares, existem alguns sistemas online que podem tomar conta do seu orçamento, oferecendo a mesma qualidade de serviço.

Conheça alguns gerenciadores financeiros para computador e escolha o melhor para você:

  • Hábil: oferece agendas de contatos, compromissos e tarefas relacionadas ao seu orçamento.
  • Quickbooks: disponibiliza um gerenciamento detalhado dos clientes e contatos da empresa;
  • Siscontrole: oferece relatórios de fluxo de caixa e gerencia os contatos e dados dos clientes;
  • RP Controle Financeiro: calcula uma previsão de lucros e permite organizar os contatos em categorias específicas;
  • ContasOnline: salva todos os dados na nuvem para evitar perdas e oferece aviso por e-mail de datas importantes de pagamento ou recebimento.

Dispositivos Planilhas

Se está acostumado a lidar com planilhas e se sente seguro com elas, conheça alguns sistemas que simplificam sua gestão financeira:

  • GuiaBolso: também funciona como aplicativo nos sistemas Android e iOS;
  • BM&Bovespa: disponibiliza uma planilha mensal para controlar finanças pessoais;
  • IDEC: oferece uma planilha para planejamento de um orçamento doméstico simples.
  • Dinheirama: o site especializado em assuntos financeiros disponibilizou diversas planilhas para iniciar a gestão de um negócio.

SAAS

Os softwares de gestão financeira são os mais recomendados para empresas, principalmente grandes negócios.

Conheça alguns programas que atendem sua companhia:

  • BomControle: além de analisar e contabilizar as movimentações financeiras, o software não impõe limite de lançamentos por mês, oferece controle de inadimplência e supervisiona situações de contratos importantes da empresa. A ferramenta oferece um teste grátis que vale a pena conhecer;
  • Zero Paper: é possível acionar alarmes como lembretes de transações importantes;
  • Bkper: acompanha atualizações em tempo real e disponibiliza o uso de hashtags para identificar a categoria de cada entrada;
  • Nibo: permite o compartilhamento e colaboração de diversos usuários em um determinado relatório;
  • Granatum: oferece o planejamento de metas por meio de gráficos intuitivos e fáceis de entender e apresentar à equipe;
  • Xero: permite acesso ao programa pelo celular, tablet ou computador, além de oferecer ferramentas adicionais pagas para diferentes tipos de empreendimentos.

A tecnologia não cansa de surpreender, garantindo que tudo possa ser simples e objetivo. O gerenciador financeiro é a ferramenta ideal para unificar processos de administração da em um único sistema.

Com ele, é possível visualizar o negócio em sua totalidade e planejar os próximos passos do projeto com precisão e facilidade.

Tanto no celular quanto no computador, o gerenciador oferece funções variadas para cobrir as necessidades organizacionais da sua empresa ou rotina.

Assim, escolher a ferramenta ideal é uma pesquisa fundamental para conquistar a organização e evolução que suas finanças merecem.

Comece a transformação na gestão financeira do seu negócio, buscando o gerenciador financeiro que atenda às expectativas do seu empreendimento.

Quer elevar sua empresa de patamar? Aposte na tecnologia! Comente sua opinião nos comentários e não esqueça de deixar suas dúvidas!

Banner para baixar e-book gratuito sobre BPO Financeiro do BomControle

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.